Os nutrientes são biomoléculas presentes nos alimentos e que são as responsáveis por manter o corpo em funcionamento, fornecendo a energia necessária para suprir nossas demandas diárias.
Proteínas, lipídios, carboidratos, água, minerais e vitaminas são exemplos de nutrientes encontrados nos alimentos, que estão inseridos dentro de duas classificações: micro e macronutrientes, sendo ambas relevantes para o organismo.
Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre essas duas classificações e discorrer sobre a importância de uma alimentação de qualidade, rica em micro e macronutrientes, para uma vida mais saudável.
Você também pode gostar de ler: https://longevidadesaudavel.com.br/alimentos-ricos-em-licopeno-qual-sua-importancia/
O que são os micro e macronutrientes?
Os macronutrientes, como o nome sugere, são nutrientes constituídos por moléculas maiores que precisam ser “quebradas” em moléculas menores para serem absorvidas pelo corpo através do intestino e cumprirem seu papel.
Nesta categoria estão os carboidratos, os lipídios e as proteínas, como principais fontes de energia para todo o funcionamento do corpo, devendo, portanto, serem consumidos em maior quantidade na dieta, porque são verdadeiros combustíveis para a realização de funções vitais.
Já os micronutrientes são substâncias constituídas por moléculas menores, que, embora necessárias em menor quantidade, também são fundamentais para que o corpo realize funções vitais de maneira adequada.
Enquanto os macronutrientes contam com três categorias, os micronutrientes comportam as vitaminas e os minerais, representados por diversas outras subespécies, como sódio, ferro, cálcio, potássio, magnésio, selênio, vitaminas A, C, D, E, K e as do complexo B.
Para que servem os micro e macronutrientes?
Como dito, os macronutrientes são compostos químicos fundamentais para o metabolismo por estarem diretamente ligados à energia e ao vigor físico que nos mantém vivos e por serem usados por todos os sistemas do corpo.
Eles servem, por exemplo, para proteger os órgãos contra lesões, ajudam a manter e regular a temperatura corporal, contribuem com a sensação de saciedade e nos permitem realizar o básico como ficar de pé, andar, correr…
São também necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos, estão presentes também na constituição das células e estão relacionados à composição dos anticorpos que compõem o sistema imunológico.
Por outro lado, os micronutrientes têm como função principal garantir o bom funcionamento do metabolismo, manter a regulação das funções celulares e contribuir com todas as reações químicas que ocorrem no organismo.
São responsáveis pela produção de enzimas, ajudam a eliminar substâncias tóxicas, servem como cofatores para estimular os genes na produção de substâncias que atuam no sistema imune.
Perceba que a necessidade dos macronutrientes é maior para o corpo, o que não exclui a importância dos micronutrientes, que trabalham em conjunto mantendo adequado o processo de funcionamento do corpo humano.
A alimentação é a protagonista
Como uma grande máquina que precisa de combustível para funcionar bem, o corpo humano precisa ser nutrido para que todos os sistemas, órgãos, tecidos e células estejam saudáveis e trabalhando de forma plena.
E embora exista a possibilidade de suplementação alimentar, a melhor maneira de nutrir o corpo é, sem dúvida, através da alimentação diária balanceada.
É por isso que na sua rotina alimentar não podem faltar carnes brancas e vermelhas, ovos, legumes, verduras, raízes, oleaginosas, frutas diversas e muita água. Pratos coloridos são os melhores aliados da saúde!
Sem os micro e macronutrientes necessários, não temos energia para viver e não realizamos adequadamente as funções vitais e ficamos expostos a maiores riscos de uma série de doenças que podem acometer pessoas de qualquer idade.
Cuide da sua alimentação e nutrição diariamente! Dê preferência aos alimentos naturais e orgânicos, pratique atividade física e perceba como hábitos saudáveis levam a uma vida muito mais feliz.