Por que dormir tarde faz mal à saúde?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Quando lançamos o olhar sobre os hábitos diários das gerações atuais, não é difícil perceber que os mesmos estão caminhando para um colapso metabólico. E umas das questões pertinentes a essa realidade é ao fato de que dormir tarde faz mal a saúde. Aliás, esse é um hábito que furta anos de vida.

Eis uma questão importante e até certo ponto, polêmica, já que as pessoas não conseguem dormir cedo ou ter um sono de qualidade, nos dias de hoje.

Contudo, defendo que conhecimento é poder. E foi por este motivo que escrevi o artigo desta semana a fim de explorar um ponto primordial para a saúde e longevidade dos indivíduos: o sono.

A pessoa que dorme depois das 23 horas está se matando. E rápido.

Portanto, para entender as consequências dos maus hábitos relacionados ao sono, descobrir porque dormir tarde faz mal à saúde e conferir minhas dicas para ter um sono saudável, continue a leitura até o final.

A partir desse ponto a escolha é sua.

A importância do sono

Dormir com a chegada da noite e acordar quando o sol nasce é um processo natural dos seres humanos. 

No entanto, esse processo foi modificado a partir do momento em que fomos expostos as luzes artificiais e ambientes confinados. Passando nosso tempo em lugares onde a luz do sol não consegue chegar até a nós, estamos causando um sério problema: a desregulação hormonal.

Nosso corpo precisa identificar a presença do sol por meio da pele ou da retina para que se cumpra o ciclo circadiano.

Quando isso não acontece, o organismo passa por um processo que nós chamamos de dessincronização neuroendócrino reprodutiva imunológica.

À vista disso, dormir de forma saudável passa a ser um peso na vida das pessoas e não mais um processo natural e inerente a sua espécie.

Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.

Você também pode gostar de ler: Sono e envelhecimento: entenda porque dormir mal é prejudicial

Dormir tarde faz mal à saúde

Quando você encontra pessoas com depressão, esquecimento, distúrbios comportamentais, distúrbios psiquiátricos, obesidade, que não consegue perder peso, vive cansado e com a capacidade cognitiva comprometida, mal pode imaginar que está com sérios problemas relacionados ao sono.

Sendo assim, ao romper o ritmo circadiano o indivíduo está acelerando seu processo de envelhecimento, sendo que durante este tempo, ele tende a enfrentar outras dificuldades com relação a sua saúde.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

Quando eu passo a dormir depois deste horário ou quando meu ambiente de dormir tem muitas luzes ou estímulos luminosos e sonoros, não é possível entrar em sono profundo, e consequentemente, não há a liberação da melatonina.

A ausência da melatonina provoca um gradual desequilíbrio entre a pineal, o hipotálamo, a hipófise e as glândulas, ou seja, o indivíduo passa a ter uma dessincronização neuro endócrino reprodutivo imunológica, desencadeando doenças graves.

Hoje as pessoas estão adoecendo porque não dormem bem e não respeitam a Natureza da Luminosidade, ou seja, o seu ciclo biológico natural.

Como ter uma rotina de sono saudável

Apesar de muitas pessoas trabalharem a noite ou terem dificuldades de dormir cedo, é preciso tomar uma decisão quanto a sua saúde.

O primeiro passo neste caso é buscar informações seguras como o que você está fazendo neste momento, ao ler este conteúdo.

Como já disse anteriormente, conhecimento é poder. Se você sabe que dormir tarde faz mal à saúde e que esse hábito está matando as pessoas, cabe somente a você tomar as ações necessárias para mudar essa realidade em sua vida, com base no que deseja para o seu futuro.

Assim sendo, mantenha-se em contato com a luz solar. Se você trabalha em um ambiente fechado, procure colocar um janela ou se mude para um lugar onde exista a incidência da luz do sol.

Seu corpo precisa saber que ele está por ali.

Procure dormir cedo, no máximo às 23 horas. E acorde cedo também.

Um horário interessante para acordar é às cinco e meia da manhã, junto com o nascer do sol. Indivíduos que chegam até mim dizendo que acordam às 8 da manhã, não escondem que estão com sérios problemas hormonais.

Desconfie se você precisa do despertador para acordar ou se só consegue acordar às 8 da manhã.

Acordar cedo é instintivo e simples. Seu corpo vai despertar com a luz do sol e caso isso não aconteça, é porque ele está perdendo a sua sensibilidade natural.

Essa é uma questão de escolha

Bom, diante de todas as informações que você recebeu até aqui eu gostaria de saber: o que você está fazendo com a sua vida? E com a sua saúde?

A partir dos 30 anos de idade o ser humano começa a ter uma diminuição na produção de hormônios. Se durante a vida estivermos cultivando hábitos que abreviam ainda mais essa produção, como vamos avançar a idade sem prejuízos?

Portanto, é preciso preservar o nosso corpo ao invés de acelerar seu processo de envelhecimento como acontece com o sono desregulado.

Diante disto, é importante saber que a investigação hormonal deve fazer parte do seu acompanhamento médico, do famoso “check-up”. Peça ajuda ao seu médico e faça valer o conhecimento que você adquiriu até aqui em pró da sua saúde e longevidade.

Para saber mais sobre este assunto acesse meu Canal no Youtube e se inscreva para não perder os vídeos novos.

Este post tem 5 comentários

  1. Emanuelle

    Amei esse site estou feliz porque existem pessoas que se importam com sua saúde e das outras pessoas também eu escolho mudar meus hábitos e ajudar minha família e as pessoas ao meu redor gostei muito das informações também concordo que conhecimento é poder! !!

  2. Anonymous

    Gostei muito desse artigo e vou começar a mudar minha rotina de sono e dormir mais cedo, muito obrigado ao administrador desse site isso me abriu os olhos 😁👍👍

  3. Ricardo Oliveira

    Também pretendo mudar a minha minha rotina de sono. Sempre durmo as 0h e acordo as 7h. Ainda tem tempo de mudar essa rotina e ter uma qualidade de vida melhor. Obrigado pela orientação.

  4. Bryan

    Percebi que Realmente preciso muda minha rotina de sono mesmo,todo dia durmo 4 e pouco da manhã e acorda 12 ou 13 hora da tarde

  5. Ramilly

    Uma Pessoa Que Eu Gostava Me Deixou,Do Nada, Tô Até Hoje Tentando Entender O Porque,E Com Isso Eu Voltei A Minha Vida De Antes,Pq Essa Pessoa Era A Única Que Fazia Eu Ter Vontade De Fazer Tudo,Ela Melhorava Meu Dia Em 100% (e minha autoestima tbm). Esse Posto Me Fez Perceber Que Eu Preciso Urgentemente Mudar Meu Hábito De Dormir. Normalmente Eu Vou Dormir Às 5h e Acordo As 6h,Sim, Só Durmo Uma Hora Todos Os Dias. Vou Começar A Mudar Isso O Mais Rápido Possível,E Recomendo A Todos. Está Na Hora De Mudarmos O Mundos,Desde Já Com Pequenas Atitudes🙂❤️

Deixe uma resposta