Como melhorar a melatonina em seus níveis pelo organismo?

Os hormônios são mensageiros que governam todos os processos responsáveis pelo equilíbrio interno do corpo humano. Dentre eles está uma substância de extrema importância para a qualidade de vida. No artigo dessa semana vamos falar sobre como melhorar a melatonina no organismo.

Os hormônios funcionam como se fossem uma orquestra, que por sua vez precisa atuar em harmonia e plenitude.

A partir dos 25 ou 30 anos de idade, tem-se uma redução natural da nossa capacidade de produzir essas substâncias, fazendo com o organismo fique a mercê de uma série de doenças comprometedoras.

Sendo assim, a deficiência de melatonina no corpo humano chama a atenção de pacientes e médicos especialistas.

Se você tem dúvidas sobre o que é a melatonina, as necessidades reais de reposição ou quais são as formas de melhorar a melatonina no corpo humano, continua comigo até o final desta leitura.

Pois, nosso objetivo é desmistificar o funcionamento da orquestra hormonal fazendo que todos tenham acesso às informações que podem transformar sua vida para melhor.

Vamos lá?

O que é a melatonina?

A melatonina é o mais básico e importante de todos os elementos que compõem a orquestra hormonal.

Desta forma, a molécula chamada melatonina (n-acetil-metoxitriptamina) é produzida em várias células do nosso corpo, mas seu pico de produção se dá a noite sobre a ação do sono profundo durante o período de escuridão.

A melatonina é uma molécula reguladora metabólica sistêmica. O seu papel é o de promover um controle regulatório na glândula pineal

A glândula pineal é muito pequena, do tamanho de uma ervilha, e fica exatamente no meio do nosso cérebro. É na pineal que reside o controle dos sistemas neuroendócrino imunológicos

A glândula pineal tem uma atividade metabólica extremamente elevada, ou seja, é uma ávida consumidora de energia. Assim sendo, para que a pineal mantenha essa capacidade de acompanhar as mudanças do meio interno e externo é necessário que ela opere regularmente durante o dia, mas que durante a noite, ela possa ser restaurada através do seu reparo e do seu processo de auto desligamento.

Deste modo, a presença de níveis adequados de melatonina são de suma importância.

Vamos entender melhor?

Como melhorar a melatonina no organismo?

Para melhorar a melatonina no organismo é preciso entender como funciona seu processo de produção.

Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã. 

Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir. 

A pineal tem que passar, mais ou menos, de uma às quatro horas da manhã nessa fase de repouso relativo para que ela possa estender a sua plasticidade e a sua capacidade de controle das respostas do meio interno.

Logo, o que ocorre é que alguns hábitos, além do avançar da idade, fazem com que as pessoas deixem de produzir a melatonina num nível suficiente para colocar em restauro e em reparo a glândula pineal. 

Isso vai provocando um processo chamado de dessincronização do sistema neuroendócrino imunológico e a consequência desse desequilíbrio são distúrbios que podem acabar em doenças e situações que acometem a qualidade de vida das pessoas.

Veja abaixo quais hábitos evitar para proteger a produção de melatonina no seu organismo:

  • Uso intenso de iluminação artificial antes de dormir;
  • Sono fracionado;
  • Aparelhos luminosos e barulhentos dentro do quarto de dormir;
  • Luzes de led que ficam ligadas durante a noite toda;
  • Muita claridade ao deitar;
  • Uso de telefones celulares ao deitar.

Leia mais: Você conhece os perigos da luz azul das telas para a saúde?

Reposição de melatonina: é uma boa opção?

Indivíduos que não conseguem iniciar o sono, não conseguem mantê-lo (acordando a noite toda), não conseguem acordar espontaneamente pela manhã com a luz do sol ou que não respeitam o limite de 23 horas para dormir, estão acelerando o seu processo de envelhecimento

Tudo isso por conta dessa chamada desregulação dos sistemas neuroendócrino imunológico.

Nestes casos a reposição de melatonina tem-se apresentado uma saída plausível para a retomada dos níveis desejáveis desta substância no organismo humano.

Contudo, preciso alertar as pessoas que se auto medicam e costumar comprar a melatonina fora do país.

Melatonina é uma coisa que só pode ser usada sobre restrita orientação e supervisão médica, porque só o médico especialista vai saber definir a dose, o período e a duração da fase de suplementação quando os indivíduos estão clínica e/ou laboratorialmente deficientes.

Mais do que noites bem dormidas

A qualidade do sono e a capacidade de manter níveis adequados de melatonina (suplementados ou não) é uma das estratégias mais importantes para promoção de uma vida longa e saudável.

Sendo assim, essa questão não é somente sobre noites bem dormidas.

Mas sim, sobre um corpo saudável e pronto para responder aos estímulos fisiológicos a que somos submetidos diariamente.

Você também pode assistir o vídeo abaixo para saber mais sobre como melhorar a melatonina. 

E aproveita para se inscrever no meu canal do Youtube conferindo a nossa série de vídeos chamada Hormônios em Pauta, um jeito fácil de entender sobre este assunto.

Recolher >>