Por que a falta de sol vai deixar você doente

Você já ouviu que a falta de sol vai deixar você doente? Se você já passou muito tempo em dias nublados, sentiu-se com pouco ânimo e até um pouco deprimido, vai entender essa relação facilmente.

Essa mudança no humor não está relacionada apenas ao calor e às cores de cada dia. O grande protagonista da melhora do humor e de todo o resto é um hormônio popularmente conhecido como Vitamina D.

Quando foi descoberto, em 1928, os sistemas de detecção e isolamento de novas moléculas eram muito rudimentares. Por isso, foi denominada vitamina D em homenagem à matéria-prima que precisamos manter no organismo para produzi-la: D-hidrocolesterol.

Hoje, sabemos que a vitamina D é, na verdade, um hormônio esteróide produzido na mesma cascata do estradiol, da testosterona, da progesterona, do cortisol, entre outros.

Continue até o final do artigo para entender por que a falta de sol te afeta tanto e o papel do hormônio chamado vitamina D nesse processo.

Vitamina D e a seu sistema imunológico

A vitamina D controla mais de 3500 genes no corpo humano. Sua atuação no sistema imunológico é imprescindível, pois controla completamente o tempo de resposta das defesas naturais.

Também é vital para a tolerância do sistema imunológico, ou seja, impede que confunda as células boas com invasoras e assim inicie processos autoimunes. Também auxilia na produção de antibióticos naturais, ou seja, fortalece esse mesmo sistema imune contra o que de fato pode prejudicar.

Vitamina D na gestação

A falta de vitamina D é gravíssima em qualquer fase da vida. No entanto, é ainda mais delicada em gestantes. Quando a mulher não fica exposta ao sol na quantidade recomendada – alguns minutos durante o sol da manhã – e também não suplementa, as chances de gerar uma criança com deficiência de vitamina D é muito alta.

Esse problema pode acarretar em transtornos futuros para essa criança, o que inclui doenças como o autismo e o Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A deficiência neonatal de vitamina D também está conectada à dificuldade em atingir o crescimento e o ganho de peso adequados. Ainda está interligada ao desenvolvimento do diabetes tipo 1, o retardo do desenvolvimento intelectual, situações como doenças autoimunes e propensão a doenças como o câncer.

A deficiência da vitamina D como problema global

Pesquisas nos cinco continentes mostram que a deficiência de vitamina D é uma pandemia que assola todas as etnias, faixas etárias e populações.

O que mais assusta é que a falta de vitamina D é a principal causa evitável de uma vasta gama de doenças que assombram os quatro cantos do mundo. Milhões de pessoas morrem de forma desnecessária, infelizmente!

Tanto que estudos atuais demonstram que os próprios governos poderiam reduzir seus custos com tratamentos de doenças em até 70% se substituíssem a distribuição de antibióticos e corticóides pelo fornecimento gratuito do estoque diário de vitamina D para a população.

Dessa forma, a maior parte das pessoas reduziria muito as chances de manifestar alguma doença e, consequentemente, usaria menos o sistema de saúde, desafogando os gargalos que são as filas para exames e procedimentos.

Enquanto isso não acontece, você precisa garantir os seus níveis de vitamina D para evitar ficar doente. Apenas 15 minutos de exposição ao sol durante a manhã, nas áreas dos braços e das pernas, é suficiente.

Se você desconfia de baixa vitamina D – o desânimo é um forte indicativo – consulte seu médico para que ele avalie a possibilidade de suplementar.

Eu espero que este artigo ajude você a entender por que a falta de sol vai deixar você doente. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Ítalo Rachid

Recolher >>