Uma má noite de sono pode afetar diretamente sua qualidade de vida. É por isso que devemos estar sempre atento à saúde do sono de nossos pacientes.
Essa sensação de desequilíbrio provavelmente se deve aos hormônios, ou melhor, a um desequilíbrio hormonal criado por uma noite mal dormida.
Na verdade, o sono e hormônios podem estar mais intimamente ligados do que você imagina. Se você está tendo problemas com um (problemas de sono ou desequilíbrio hormonal), é quase certo que está tendo problemas com o outro.
Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos a relação que existe entre a saúde do sono e os desequilíbrios hormonais. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que são hormônios?
Hormônios são substâncias químicas produzidas pelo corpo e liberadas pelo sistema endócrino – uma rede de glândulas e órgãos localizados em todo o corpo.
Os hormônios são vitais para o bom funcionamento do corpo e são responsáveis por muitas de suas funções. Alguns deles incluem:
- Seu apetite e seu metabolismo
- A temperatura do seu corpo
- Sua função sexual e impulso
- Sua pressão arterial e frequência cardíaca
- Seu ritmo circadiano
Os sintomas criados pela produção inadequada de hormônios – como fadiga mesmo após uma noite inteira de sono, dores no corpo e pressão arterial baixa – são muitas vezes referidos como fadiga adrenal, referindo-se à glândula adrenal, onde muitos dos hormônios do corpo são produzidos.
O que muitas vezes é chamado de fadiga adrenal é, na maioria das vezes, resultado do estresse e da liberação de cortisol e adrenalina.
No entanto, esses efeitos colaterais podem ser um sinal de problemas de saúde maiores ou desequilíbrios hormonais.
Leia também::: Quais são as consequências do excesso de ocitocina?
Como a saúde do sono afeta os hormônios
Dormir bem à noite é vital para produzir e regular os hormônios do seu corpo. Na verdade, sem descanso adequado, você corre o risco de desequilíbrio hormonal e outras comorbidades associadas a esses desequilíbrios.
O sono crônico de má qualidade pode levar a problemas de saúde como:
- Redução da imunidade e aumento do risco de doenças
- Picos em seu apetite
- Obesidade e ganho de peso
- Recuperação de lesões reduzida
- Perda de memória
- Hipertensão e doenças cardíacas
Muito de uma coisa boa pode ser ruim também. Dormir demais ou dormir mais de 10 horas por noite pode levar a problemas como:
- Sonolência diurna
- Um metabolismo mais baixo
- Ciclos de sono interrompidos ou alterados
- Problemas cognitivos como foco reduzido
As 7 a 9 horas recomendadas de sono por noite são fundamentais para garantir a produção e regulação hormonal saudável.
Melatonina
A melatonina é comumente conhecida como o hormônio do sono. É produzido pela glândula pineal e ajuda a regular o ciclo sono-vigília, que é influenciado pelo ritmo circadiano.
Seu ritmo circadiano é influenciado pelo sol, e a luz azul do sol sinaliza a secreção de melatonina do seu cérebro. A secreção de melatonina é reduzida quando você acorda todas as manhãs, mantendo-o acordado durante o dia, e mais é produzida quando você se aproxima da hora de dormir para ajudá-lo a dormir.
No entanto, a luz azul artificial produzida por luzes LED e dispositivos eletrônicos pode atrapalhar seu ritmo circadiano. Usar esses dispositivos à noite pode atrasar a produção de melatonina.
A produção atrasada de melatonina aumenta o tempo de início do sono, que é quanto tempo você leva para adormecer. Também reduz a eficiência do sono, que é quanto tempo você realmente passa dormindo na cama.
Para ajudar a evitar isso, tente parar de usar todos os seus dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Isso ajudará sua glândula pineal a produzir a melatonina necessária para um sono saudável.
Hormônio de crescimento humano
O hormônio do crescimento humano (HGH), também conhecido simplesmente como hormônio do crescimento, é vital para manter seu metabolismo, sua imunidade, seu desenvolvimento muscular e a produção de proteínas em seu corpo.
Não dormir o suficiente limita a produção do hormônio do crescimento em seu corpo, o que pode tornar seu corpo menos capaz de se reparar e se recuperar de lesões e torná-lo mais vulnerável ao ganho de peso.
O hormônio do crescimento também afeta a forma como seu corpo metaboliza a glicose, o que pode criar problemas se seu corpo não estiver produzindo o suficiente. Isto é especialmente verdade se você tem diabetes ou pré-diabetes.
Hormônios da fome
O sono é uma parte vital da manutenção do seu metabolismo, que converte alimentos em energia. Seu metabolismo se mantêm por seus hormônios da fome, que incluem:
- Leptina
- Grelina
- Insulina
Esses hormônios regulam sua fome, saciedade, armazenamento de gordura e regulação do açúcar no sangue.
O sono ruim pode afetar negativamente sua fome e seu apetite, o que pode causar ganho de peso. O sono ruim também pode afetar sua resistência à insulina, piorando potencialmente os sintomas do diabetes.
Cortisol
O cortisol é produzido pelas glândulas supra-renais e é conhecido como o hormônio do estresse. O cortisol também ajuda a regular os outros hormônios em seu corpo.
Quando você tem uma boa noite de sono, seus níveis de cortisol atingem o pico logo após você acordar. Isso desencadeia outros hormônios do seu corpo também.
No entanto, dormir mal pode prejudicar a liberação de cortisol do corpo, o que, por sua vez, pode prejudicar muitos dos outros hormônios e glândulas do corpo.
Alguns estudos também indicam que não dormir o suficiente pode estimular a liberação de mais cortisol pelo corpo ao longo do dia para potencialmente estimular o estado de alerta.
Muito cortisol pode causar um sistema hormonal hiperativo ao estimular demais o eixo hipotálamo-hipófise.
Mas essa interrupção pode levar à insônia, menor tempo de sono, sono fragmentado e diminuição do sono de ondas lentas.
Estrogênio e Progesterona
Todas as pessoas produzem estrogênio e progesterona em seus corpos – eles não são apenas um “hormônio feminino”. Esses hormônios reprodutivos são vitais para manter seu sistema reprodutivo.
Eles também são alguns dos hormônios sinalizados pelo cortisol logo pela manhã – portanto, se você tiver uma saúde do sono ruim, a interrupção do cortisol pode reduzir a liberação de estrogênio e progesterona.
Isso também pode fazer com que sua tireoide e seu metabolismo diminuam, criando mais problemas.
Esses dois hormônios também são importantes na produção de melatonina e, como discutimos anteriormente, a melatonina é essencial para o sono.
Leia também::: Quais são os hormônios da felicidade e bem-estar
Tenha uma boa saúde do sono
Como fica claro, dormir bem é essencial para evitar desequilíbrios hormonais e, em contrapartida, ter melhor qualidade de vida.
É por isso que, assim como uma boa alimentação e praticar exercícios regularmente, devemos também dar atenção especial à saúde do sono. Dessa forma é possível termos mais saúde e uma longevidade saudável.
Por fim, espero que tenha compreendido a ligação entre saúde do sono e desequilíbrios hormonais e para mais conteúdos como este, siga também nosso canal do YouTube!
Respostas de 5
Parabéns pelo artigo. Muito elucidativo.
Sou psicólogo e muito interessado na saúde mental, qualidade de vida e longevidade.
OLA DR ITALO ME CHAMO SEVERO DA CIDADE DE GUARULHOS SOFRO COM INSONIA MUITO PASSEI COM VARIOS PSIQUIATRAS E PSCOLOGOS E VARIOS TIPOS DE MEDICAMENTOS MAIS NADA DE DORMIR EXERCIOS E ALIMENTAÇÃO NADA MUDA PREMIM SERA EXITE UMA SOLUÇÃO DR ITALO
eu amei o contado sobre a melatonina, pois trabalho com pacientes com ansiedade uma das causa de falta de sono
Informação como a presente devia fazer parte de uma disciplina que eu proponho chamada Literacia de Saúde. Tornar o cidadão agente primário da manutenção da sua saúde e prevenção da doença. Um cidadão instruído em matéria de saúde pode contribuir para facilitar e encurtar o tempo do seu atendimento pelo médico, permitindo só clínico atender mais paciente rentabilizando o tempo de atendimento partilha de informação + objectiva dos sintomas
tenho 63 anos e comecei a ter insônia na menopausa, fiz vários tratamentos psicológico, psiquiatra, terapias várias, neurologista, dosagens de hormônios, nada funciona pra mim. os remédios são de uso continuo e vão perdendo o efeito e aumentando a dose. meu caso tem solução?