O que é e para que serve o 5-HTP?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Afinal, para que serve o 5-HTP?

Produzido naturalmente pelo nosso organismo, o 5-hidroxitriptofano, popularmente conhecido pelo termo 5-HTP, trata-se de um aminoácido essencial para a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

Através deste artigo você compreenderá as diversas funções provenientes do 5-HTP.

Siga a leitura e saiba mais.

O que é o 5-HTP?

Como visto anteriormente, a sigla 5-HTP se refere ao 5-hidroxitriptofano, um aminoácido de extrema importância à saúde humana.

Nos últimos anos, o aminoácido tornou-se popular devido a sua relação estreita com o equilíbrio do humor.

O 5-HTP é precursor da serotonina, uma substância de ocorrência natural que funciona como um neurotransmissor para transportar sinais entre as células nervosas (neurônios) por todo o corpo.

Sono de qualidade, apetite regulado e equilíbrio do humor são apenas alguns dos efeitos benéficos de um organismo devidamente irrigado pela serotonina.

Dessa forma, compreender os efeitos do 5-HTP para o bem-estar dos indivíduos torna-se cada vez mais importante.

Entenda para que serve o 5-HTP

São diversas as funcionalidades do 5-HTP para a saúde de um indivíduo. Abaixo, destaco aquelas que considero mais necessárias para a sua compreensão.

5-HTP e depressão: entenda a relação

Uma das indicações mais conhecidas do 5-HTP se relaciona ao tratamento da depressão.

Mas, para que tal compreensão seja possível, é importante o entendimento de que um dos efeitos do organismo deprimido é a baixa concentração de serotonina.

Uma pesquisa realizada pelo neurocientista Barry Jacobs, de Princeton, explica que a depressão pode ocorrer quando há uma supressão de novas células cerebrais e que o estresse é o precipitador mais importante para tal desequilíbrio.

A teoria propõe que o fato do cérebro gerar novos neurônios é essencial para manter o bem-estar psicológico.

Em suma, o autor sugere que:

  • A diminuição do fluxo de novos neurônios desempenha um papel importante na precipitação da depressão;
  • O aumento do fluxo ajuda a promover a recuperação.

Esse processo, diz Jacobs, ocorre principalmente em uma região do cérebro chamada hipocampo, que está envolvida com o aprendizado e a memória, mas que também pode estar relacionada a outras áreas do cérebro.

Compreendendo o papel da serotonina no equilíbrio químico do cérebro e que o 5-HTP é um precursor do neurotransmissor, novas pesquisas têm investigado a importância da suplementação para o tratamento da depressão.

Uma revisão de diversos estudos sobre o 5-HTP publicada na revista especializada Neuropsychiatric Disease and Treatment expõe que 43,4% de um grupo de pacientes depressivos que utilizaram a suplementação (combinada com outra substância chamada carbidopa, inibidora da DOPA descarboxilase) apresentaram melhoras nos sintomas.

Da mesma forma, outra análise concluiu que o 5-HTP pode ser benéfico para o tratamento da depressão, visto que entre os pacientes estudados, a utilização da suplementação trouxe resultados positivos.

5-HTP e perda de peso

Outro benefício bastante conhecido sobre a utilização do 5-HTP é o auxílio no emagrecimento.

No entanto, aqui faço uma observação: a suplementação de forma isolada não fará um indivíduo emagrecer. É necessário ter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e buscar o equilíbrio hormonal através da consulta com um médico especializado.

O que ocorre, na verdade, é que o 5-HTP pode neutralizar hormônios indutores da fome, trabalhando para suprimir o apetite e auxiliar na perda de peso.

Em um estudo, vinte (20) pessoas com diabetes foram designadas aleatoriamente para receber 5-HTP ou um placebo por duas semanas. Os resultados mostraram que aqueles que receberam 5-HTP consumiram aproximadamente 435 calorias a menos por dia, em comparação com o grupo de placebo.

Além disso, o 5-HTP inibiu principalmente a ingestão de calorias dos carboidratos, o que foi associado a um melhor controle do açúcar no sangue, favorecendo ainda mais o emagrecimento.

5-HTP e melhoria nos sintomas de fibromialgia

Uma revisão indicou que a suplementação com 5-HTP pode melhorar os sintomas da fibromialgia, uma condição caracterizada pela dor muscular generalizada e pela sensibilidade.

De acordo com o estudo, baixos níveis de serotonina foram associados à doença. Isso levou os pesquisadores a acreditarem que o aumento dos níveis de serotonina por meio da suplementação de 5-HTP pode beneficiar pessoas com fibromialgia.

No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para conclusões concretas sobre a eficácia do 5-HTP na melhora dos sintomas da doença.

5-HTP e problemas de sono

A suplementação com 5-HTP pode promover o sono, aumentando a produção de melatonina em seu corpo. A melatonina é uma molécula reguladora metabólica sistêmica. O seu papel é o de promover um controle regulatório na glândula pineal.

Um estudo baseado em humanos mostrou que uma combinação de 5-HTP e ácido gama-aminobutírico (GABA) reduziu significativamente o tempo necessário para adormecer, aumentou a duração e melhorou a qualidade do sono.

5-HTP e enxaqueca

A enxaqueca é um distúrbio que pode ocorrer em qualquer idade e que impacta diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Um estudo com 124 pessoas verificou a combinação entre o 5-HTP e metisergidana prevenção de enxaquecas.

Como resultado, foi descoberto que a suplementação diária de 5-HTP durante seis meses preveniu ou diminuiu significativamente o número de crises de enxaqueca em 71% dos participantes.

Como funciona a suplementação do 5-HTP

Em primeiro lugar, é necessário salientar que o 5-HTP não é um medicamento. Logo, ele pode ser utilizado por um indivíduo após a indicação de um médico com conhecimento em hormonologia.

Como vimos anteriormente, o 5-HTP auxilia em distúrbios como a depressão, perda de peso, fibromialgia, problemas de sono e enxaqueca.

No entanto, é preciso compreender que quando pensamos na saúde humana, não há uma solução milagrosa que elimine todos os males.

Afinal, o equilíbrio hormonal depende de muito mais do que apenas suplementar determinados elementos.

Manter boas noites de sono, alimentação saudável, controle do estresse e prática constante de exercícios físicos também são essenciais.

Lembre-se que qualquer suplemento deve ser utilizado sob orientação de um especialista. Nem toda substância é necessária ou adequada para um indivíduo e, por isso, é indispensável realizar exames periódicos e obter orientação profissional antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Sua saúde agradece!

Deixe uma resposta