O Acetil-CoA é uma importante molécula bioquímica na respiração celular. É produzido na segunda etapa da respiração aeróbica após a glicólise e desempenha um papel fundamental no organismo.
Esse composto orgânico atua diretamente no metabolismo celular e tem como função a produção de energia para o nosso corpo.
Como forma de detalhar o que é, e qual a função do Acetil-CoA no organismo, compartilhamos o artigo abaixo. Sigua a leitura e tire suas dúvidas.
O que é o Acetil-CoA?
Acetil-CoA, ou acetil coenzima A, é um componente da respiração celular (conversão de energia) que adiciona grupos acetil a reações bioquímicas.
Essas reações são usadas na metabolização de proteínas, carboidratos e lipídios que fornecerão fontes de energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP), ácido lático e corpos cetônicos.
Pesquisas recentes mostram que o Acetil-CoA também desempenha um importante papel regulador nos mecanismos intracelulares. É ainda essencial para a produção de energia em jejum ou fome.
Leia também::: Envelhecimento hormonal: o que muda com a idade?
Como ele se forma no organismo?
A formação de Acetil-CoA ocorre dentro ou fora das mitocôndrias celulares. Como metabólito (uma substância necessária para o metabolismo), o Acetil-CoA deve estar disponível gratuitamente no organismo.
Pode ser produzido através do catabolismo (quebra) de carboidratos (glicose) e lipídios (ácidos graxos). Seu trabalho principal é transferir os átomos de carbono do acetil para outras moléculas.
Os componentes de Acetil CoA são, não surpreendentemente, acetil e coenzima A. Um grupo acetil é representado pela fórmula química CH3CO.
Acetil é produzido pela quebra de piruvato, um derivado de carboidrato. Quando o piruvato se decompõe, produz pequenas moléculas de carbono ligadas (C2). Quando reagem com CoA, a molécula combinada torna-se Acetil-CoA.
Papel no metabolismo
A formação de acetil-CoA ocorre mais comumente durante o catabolismo da glicose. Depois que os carboidratos são decompostos pelas enzimas digestivas, o primeiro estágio do metabolismo celular da glicose ou glicólise pode começar.
A glicólise é a quebra das moléculas de glicose. Este mecanismo ocorre no citosol celular. Além da produção de energia, o Acetil-CoA tem várias funções nas vias metabólicas, tais como:
- Biossíntese da acetilcolina
- Biossíntese de ácidos gordos
- Biossíntese de esteróides
- Biossíntese de melatonina
- Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs)
- Degradação da lisina
- Degradação de valina, leucina e isoleucina
- Degradação do etanol
- Hipercolesterolemia
- Metabolismo dos aminoaçúcares
- Metabolismo de ácidos graxos
- Metabolismo da cafeína
- Metabolismo dos corpos cetônicos
- Metabolismo da glicina e serina
- Metabolismo do glutamato
- Respiração celular
- Leucinose
- Entre outros
Leia também::: Fisiologia do sono: como e por que dormimos?
Importante composto orgânico
Como vimos, o Acetil-CoA é um importante composto orgânico envolvido em diversas funções metabólicas do nosso organismo.
É essencial para que possamos ter mais energia e vitalidade, e alterações ou sua indisponibilidade impactam diretamente em nossa qualidade de vida.
Esperamos que tenham compreendido qual a função do Acetil-CoA no organismo e, para mais informações sobre saúde e metabolismo, sigam também o canal da Longevidade Saudável no Youtube!
Respostas de 2
Excelente texto, muito bem elaborado de fácil entendimento, vcs estão de parabéns pela explicação que ao mesmo que é curta é rica na informação e nos detalhes.
Excelente