A tirosina é um aminoácido aromático não essencial, que possui efeitos relacionados às funções da tireoide.
Este aminoácido é produzido pelo organismo a partir de outro aminoácido, a fenilalanina, mas também pode ser obtido através de alimentos específicos e suplementação orientada por um profissional médico, através da L-tirosina.
Seu funcionamento gira em torno de funções neurotransmissoras, como a dopamina, proporcionando ao organismo efeitos relacionados a melhora do estado de alerta, concentração e atenção, além de efeitos antidepressivos e relacionados à síntese de melanina – responsável por dar cor à pele, olhos e cabelo.
De acordo com a ciência, a tirosina é responsável por produzir substâncias químicas cerebrais importantes para a comunicação das células nervosas e regulação do humor.
Ao longo deste artigo, você poderá compreender a importância da tirosina para as funções da glândula tireoide. Continue a leitura.
Afinal, qual a importância da tirosina para a tireoide?
Como introduzido, a tirosina é um aminoácido produzido pelo corpo a partir da fenilalanina, além de ser encontrado em alimentos como frango, peru, peixe e também alimentos ricos em proteínas.
A sua presença no organismo humano pode ocasionar o aumento das substâncias químicas cerebrais que são fundamentais para o controle do humor e resposta ao estresse.
Além disso, o aminoácido possui funções relacionadas à síntese da melanina, controlando a saúde e qualidade da pele e cabelos, por exemplo.
É possível afirmar que a tirosina auxilia no desenvolvimento de substâncias importantes para o corpo humano, como:
- Dopamina: responsável por regular os centros de recompensa e prazer, além de ser importante para a memória e habilidades motoras.
- Adrenalina e noradrenalina: hormônios responsáveis pela manutenção do estado de alerta, preparando o corpo para “lutar” ou “fugir” de um ataque ou dano percebido.
- Hormônios da tireoide: como temática principal deste artigo, a tirosina possui funções conectadas com as de responsabilidade dos hormônios da tireoide, que são os principais responsáveis por regular o metabolismo.
- Melanina: através da regulação da cor da pele, cabelo e olhos.
Considerando este contexto, manter níveis equilibrados de tirosina no organismo pode ser uma atitude benéfica para a promoção de bem-estar, qualidade de vida e uma longevidade mais saudável.
Qual o papel da tireoide no corpo humano?
Como citado no artigo Hormônios T3 e T4: conheça os hormônios da tireoide, a glândula tireóide, além de ser um elemento essencial para o sistema endócrino, também é responsável pela liberação de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).
Essa ação desempenha um papel essencial para a saúde do organismo humano, regulando peso, temperatura interna, pele, cabelo, crescimento das unhas, até os níveis relacionados a energia, desenvolvimento cognitivo e capacidades motoras de cada indivíduo.
Nesse sentido, a tireoide possui função importante na manutenção da vitalidade e disposição dos indivíduos para sua vida cotidiana, evitando sintomatologia relacionada à fadiga, cansaço, perda de apetite e até mesmo distúrbios mentais como a depressão e ansiedade.
Além disso, níveis desregulados dos hormônios da tireoide podem acarretar em hipertireoidismo, responsável por demonstrar sintomas associados ao aumento das taxas de doença cardiovascular, além do comprometimento da saúde óssea e elevação da glicose.
Considerando que essa sintomatologia é comumente associada ao envelhecimento, impera a necessidade de compreender mais profundamente a importância do equilíbrio hormonal, com o intuito de buscar a manutenção da qualidade de vida.
Tirosina: como obtê-la?
Como esclarecido ao longo deste artigo, a tirosina é um aminoácido produzido pelo organismo a partir da fenilalanina.
Suas funções no organismo podem ser relacionadas às desempenhadas pela glândula da tireoide.
Além disso, esse aminoácido pode ser obtido através de alimentos específicos como frango, peru, peixe e também outros alimentos ricos em proteínas.
Entretanto, para que se obtenham níveis equilibrados e suficientes de tirosina, a sua suplementação orientada é indicada.
Afinal, sua presença no organismo humano colabora no aumento de substâncias químicas cerebrais fundamentais para o controle do humor e resposta ao estresse, além das funções relacionadas à síntese de melanina.
Considerando a importância da presença deste aminoácido no corpo humano, evidencia-se a necessidade de maior atenção e compreensão de funções relacionadas aos hormônios da tireoide para a saúde e bem-estar do ser humano.
Possui alguma dúvida em relação à tirosina? Deixe o seu comentário!
8 respostas
Existe uma quantidade mínima, algum exame que possa avaliar, além do t 3 e t4, tsh e tal…
Muito obrigada
Bom artigo!
Boa tarde.
Fiz cirurgia de tireodectomia, mas conservo as paratireoides.
Posso fazer suplementação com Tirosina?
Ótimos esclarecimentos.muito obrigada.Boa Noite. 🌸🌷🌷
Tenho ipor e hachimoto tomo levolde 100 posso suplementa com l tirosina o ortomolecular mi indicou
tenho fibromialgia,estou fazendo suplementação com tirosina de 200mg+ HTP-5 400mg; tenho nódulos na tireoide. me falaram que a tirosina me dá mais chances de ter câncer. Isso procede?
tenho hipertiriodismo queriasaber se posso toma l tirosina saber
tenho 66anos. meu TSH é próximo de 7 e o meu T4 esta normal. A noite tenho hipertensáo acordo com a pressao 17×11. Qdo me levanto e retoma minhas atividades minha pressao volta ao normal 12 ou 13×8. Devo suplementar Tirosina? por favor me ajude.