O hormônio do sono, como é comumente conhecido, na verdade se chama: melatonina.
Este hormônio é uma parte central do ciclo de sono-vigília do corpo e orientação do ciclo circadiano – responsável por ativar ou não as funções do organismo de acordo com o horário do dia.
A produção de melatonina aumenta com a escuridão noturna, para assim, promover um sono saudável e de qualidade, que obedeça o nosso ritmo circadiano.
Continue a leitura e conheça mais sobre o hormônio do sono.
Afinal, o que é o hormônio do sono e o que ele faz?
Os hormônios regem a vida do ser humano e, é claro que o hormônio do sono está incluído nesta importante lista.
Ele é produzido naturalmente pelo corpo, através da glândula pineal no cérebro e, em seguida, liberado na corrente sanguínea.
Com a escuridão da noite, a glândula pineal inicia a produção do hormônio do sono, enquanto que a luz faz com que a produção seja interrompida.
Assim, a melatonina auxilia na regulação do ritmo circadiano e sincronização do ciclo de sono-vigília com a noite e o dia.
A partir dessa função, o indivíduo tem sua transição para o sono facilitada, além de obter um descanso consistente e de qualidade.
Por ser criado pelo próprio corpo, o hormônio do sono é conhecido como melatonina endógena, porém, ele também pode ser obtido de maneira exógena, através da ingestão de suplementos vitamínicos.
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o suplemento é um dos mais utilizados entre adultos do país, a fim de repor as quantidades necessárias de melatonina para que ela desempenhe o seu papel para promover um sono de qualidade.
Além de trabalhar para você dormir bem, o hormônio do sono também apresenta resultados eficazes para a amenização da inflamação do corpo, através de sua suplementação.
O estudo sugere que a melatonina reduz a inflamação por suas propriedades radicais de limpeza.
Posso suplementar melatonina?
Assim como diversos outros suplementos vitamínicos, a suplementação do hormônio do sono também precisa ser orientada por um profissional médico, principalmente devido aos efeitos colaterais e características individuais de cada pessoa.
Para que a suplementação seja indicada, é necessário agendamento de consultas e exames para avaliar a situação individual, a fim de propor o melhor curso de tratamento.
Além disso, outros fatores podem contribuir ou interferir na produção de melatonina endógena, principalmente os que estão relacionados aos hábitos cotidianos e estilo de vida.
De acordo com um estudo, a exposição à luz durante a noite prejudica a produção de melatonina, encurtando a sua duração em cerca de 90 minutos.
Para os pesquisadores, a luz ambiente produz efeito significativo sobre os níveis de melatonina no organismo, afetando diretamente a qualidade e quantidade de sono do indivíduo, além de afetar a pressão arterial e a regulação dos níveis de glicose.
Assim, qualquer influência relacionada a luz, como abajures, celular e outras luzes no quarto podem acarretar problemas relacionados ao sono e à produção do hormônio do sono.
Nesse sentido, respeitar o ritmo circadiano é fundamental para a qualidade de vida e também para promover a produção saudável de melatonina.
Respostas de 4
Que otimo !
A Melatonina realmente tem grande importancia nas nossas vidas…muito importante para o cerebro, e antitrombotica, antioxidante, antiinflamatoria, etc….
Valeu !
Artigo sintetizado , Porém muito didático e esclarecedor..Numa linguagem acessivel a todos os niveis de formação.: Do leigo ao profissional!!
Parabéns, Doutor Ítalo! Fico maravilhada com tanto conhecimento e muito agradecida por compartilha esse conhecimento conosco, seus seguidores e fãs! Faço suplementação da melatonina em doses bem baixas, mas sinto a melhora no meu sono e na minha disposição.
So durmo consigo dormir 5 hs com zolpiden! me ajude no demame dessa droga!