O nome “telômeros” vem do grego e significa “parte final”. É exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis.
Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes – sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.
Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos.
Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de “velhice”.
Continue a leitura e saiba como aumentar os telômeros.
Afinal, como aumentar os telômeros?
Os Telômeros são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos.
O encurtamento destas células está relacionado aos hábitos de cada indivíduo e faz parte do ciclo natural da vida.
Isto porque a mistura de vegetais, azeite, peixe fresco e frutas podem manter as pessoas geneticamente mais jovens, uma vez que o consumo destes alimentos está relacionado com o encurtamento dos Telômeros.
Um estudo publicado no British Medical Journal a respeito da importância da dieta mediterrânea como receita de longevidade.
Nos resultados constatou-se maior adesão à dieta mediterrânea associada a telômeros mais longos após ajuste para potenciais fatores de confusão. As pontuações z do comprimento dos telômeros médios dos mínimos quadrados foram -0,038 (SE 0,035) para os grupos de pontuação da dieta mediterrânea mais baixa e 0,072 (0,030) para o grupo mais alto (P para tendência = 0,004).
A dieta mediterrânea tradicional é caracterizada por uma alta ingestão de vegetais, frutas, nozes, legumes e grãos (principalmente não refinados); uma alta ingestão de azeite, mas uma baixa ingestão de lipídios saturados; uma ingestão moderadamente alta de peixe; baixa ingestão de laticínios, carnes e aves; e uma ingestão regular mas moderada de álcool (especificamente vinho às refeições).
Estudos observacionais e ensaios de intervenção têm demonstrado consistentemente os benefícios para a saúde de um alto grau de adesão à dieta mediterrânea, incluindo redução da mortalidade geral; redução da incidência de doenças crônicas, especialmente as principais doenças cardiovasculares; e aumento da probabilidade de envelhecimento saudável.
O que são os telômeros e para que servem?
Segundo a literatura científica, os telômeros são sequências repetitivas de DNA nas extremidades dos cromossomos eucarióticos que sofrem atrito cada vez que uma célula somática se divide.
Os telômeros evitam a perda de DNA genômico nas extremidades dos cromossomos lineares e, por sua vez, protegem sua integridade física. O desgaste dos telômeros demonstrou ser acelerado pelo estresse oxidativo e pela inflamação.
O comprimento dos telômeros é considerado um biomarcador do envelhecimento: telômeros mais curtos estão associados a uma diminuição da expectativa de vida e aumento das taxas de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas à idade.
O comprimento dos telômeros diminui com a idade e varia consideravelmente entre os indivíduos.
Estudos sugerem que o atrito dos telômeros é modificável, pois existe uma variabilidade substancial na taxa de encurtamento dos telômeros que é independente da idade cronológica.
Um exemplo disso é o estudo que associa de ansiedade crônica com a diminuição dos telômeros.
Portanto, a variabilidade do comprimento dos telômeros pode ser parcialmente explicada por práticas de estilo de vida, incluindo padrões alimentares.
Telômeros e longevidade saudável: qual a relação?
Considerando as descobertas reveladas ao longo deste artigo, é possível compreender a extensa relação entre a importância do estilo de vida saudável e a promoção de aumento dos telômeros.
Quando uma pessoa se encontra em equilíbrio, ela pode trazer para si experiências de bem-estar e longevidade saudável.
Quando consideramos a importância do equilíbrio hormonal para ter uma vida saudável e, consequentemente, ocasionar o aumento dos telômeros a partir de tais hábitos, vemos a importância que cada detalhe e escolha nas nossas vidas pode ter consequências.
É claro que o processo de restauro, não somente dos telômeros, mas também de outras estruturas do corpo humano, é um processo individual.
Por conta disso, torna-se indispensável o acompanhamento profissional médico para que seja conduzida uma avaliação individualizada e focada nas necessidades de cada pessoa, provocando a redução para o risco de desgaste precoce dos telômeros.
Respostas de 12
Qual o exame necessário para medir os telômeros ?
Creio 100% no estilo de vida…Movimentos salutares constantes ( de 5 a 10 mil passos por dia…musculação sem excessos ..)..Alimentos naturais proteínas..azeites ..castanhas..dieta mediterrânea se possível… e principalmente pensamentos ( meditação..respiração qualidade do que pensar..podem edificar sistemas..tecidos…células) nossas células ouvem tudo que pensamos e telomeros encurtam menos nos bons pensamentos e muito acelerado o encurtamento com cortiizol ansiedade..depressão e apoptose……vamos nos cuidar com menos picos de glicose e inflação continua! Bora para vida!
Olá, pelos ensinamentos do dr Uronal Zancan aprendi que, além de todos os comentários acima é, também, interessante exercícios físicos de força , regular, frequente, até a falha. O que os estudiosos dizem a rrspeito?
Grata pela explanação.
Eu amei gratidão pelas informações.
Atividade física e alimentação saudável, devem fazer parte contante em nossas vidas.
bom dia ‘dr fera’
ja faço a dieta mediterranea faz muito tempo por conta da fibromialgia ,asma. depressao,SII e por ai vai.
nunca consegui tirar uma duvida sobre usar ou nao banha de porco e sua carne.
se puder me esclarecer desde ja agradeço sua atençao
sandra rio de janeiro
A banha de porco é constituída essencialmente por gordura saturada. Ela foi utilizada durante muitos séculos para frita porque não existiam óleos vegetais e o azeite era muito caro. A sua utilização era então muito rara e, por isso, sem problemas para a saúde. A partir do ano 1915, altura em que apareceu o primeiro óleo alimentar, a fritura “popularizou-se” e, as doenças cardiovasculares que até essa data se mantinham em níveis muito baixos, a partir de 1925…. começaram a aumentar drasticamente, até aos nossos dias.
Portanto, a banha não deve ser utilizada ou, se o for, muito esporadicamente para fritar, confeção culinária que deve ser reduzida ao mínimo possível.
Em relação à carne de porco, pode fazer parte da nossa alimentação não mais que 1 vez por semana e deve ser da parte magra ou seja do lombo.
As carnes vermelhas possuem um ácido gordo em quantidades apreciáveis nada bom para a nossa saúde que se chama Ácido Araquidónico. No organismo, ele vai dar lugar à síntese de substância Pró inflamatória, Pró trombóticas e pró agregantes plaquetárias ou seja: vai promover as doenças cardíacas e cardiovasculares. Portante, se queremos uma vida mais saudável devemos reduzir ao mínimo as carnes “vermelhas” e preferir mais as aves, os peixes e os ovos. Costumo aconselhar aos meus pacientes o seguinte: numa semana fazemos 14 refeições “principais”: almoços e jantares. Se, 5 desses refeições forem de peixe, 2 de ovos, 5 de carnes “brancas” as 2 restantes…. podem escolher, evitando aquelas coisas ultracongeladas.
Boa tarde, soube que existe ervas medicinais que fazem estes aumento do telomero .quero saber que ervas são estas e co.o usar.
Uma que soube foi o astragalo.
Existe outras pra isto.
E quem tem diabetis ,não pode comer muitas frutas ,como faço.
Peço mais esclarecimentos. Por favor me ajude ,preciso que minha mãe preciosa cadeirante e idosa viva muito mais .
Me ajudem. Por Deus.
Grata.
Boa tarde.
A diminuição dos telómeros é um dos processos do envelhecimento. Para a sua redução contribuem vários factores já identificados: Stress oxidativo, alimentação… e, sobretudo o envelhecimento.
Que eu saiba, ainda não existe forma de aumentar os telómeros de todas as células do nosso organismo. Ontem assisti a uma conferência notável cujo titulo era: Como pode a ciência abranda o processo de envelhecimento do Ser Humano pelo ilustre Professor Urban Alehagen.
Num estudo que apresentou, com 15 anos de seguimento dos utentes, conclui que a toma diária de 200 microgramas de Selénio, juntamente com 200 miligramas de Coenzima Q10 fez diminuir a “degradação” dos telómeros.
Segundo alguns estudos, 1 grama de Resveratrol por dia também pode influenciar positivamente o encurtamento dos telómeros.
O Astrgalus é uma plantas bastante utilizada para aumentar o sistema imunitário inespecífico e com algumas pretensas propriedades anti-inflamatórias….. O processo inflamatório também contribui para o mais rápido encurtamento dos telómeros. Que eu saiba… não existem estudo científicos que corroborem a contribuição desta planta no encurtamento dos telómeros.
Excelente explanação!! Informações refinadas!! Agradecido.
Muito interessante o estudo da telomerase. Esse assunto precisa ser mais divulgado para que as pessoas procurem se alimentar com a alimentação devida para o aumento dos telômeros.