Quando falamos sobre imunidade, uma das primeiras coisas que devemos ter em mente é a importância da saúde intestinal.
Nosso intestino absorve nutrientes que desempenham diversas funções no corpo, como por exemplo a produção de energia, saúde da pele, bem-estar mental e até mesmo em relação ao nosso sistema imune.
Neste artigo explicamos qual é a relação entre a saúde intestinal e a imunidade. Além disso, oferecemos 5 dicas para manter o intestino funcionando de forma plena.
Para saber mais sobre o assunto, siga a leitura.
Qual a relação entre a saúde intestinal e a imunidade?
De acordo com uma publicação realizada no Journal of Translational Immunology, entre os diversos fatores que destacam a importância do sistema gastrointestinal está a enorme quantidade de células imunológicas que residem dentro dele.
Como indicado pelos pesquisadores, cerca de 70% do sistema imunológico concentra-se no intestino.
A microbiota intestinal é composta por milhares de microrganismos e a sua composição difere entre os indivíduos, podendo também variar durante a vida de acordo com os hábitos de cada pessoa.
A literatura científica explica que muitos fatores podem influenciar a composição da flora intestinal, como dieta, idade, medicamentos, doenças, estresse e estilo de vida.
Dessa maneira, a disbiose intestinal mostra-se como um fator grave para a saúde e o bem-estar do indivíduo em geral.
Os perigos da disbiose para o bem-estar de um indivíduo
Como vimos anteriormente, o corpo humano é repleto de colônias de bactérias, formando a microbiota intestinal.
Em condições fisiológicas, o equilíbrio perfeito entre as bactérias que residem o nosso intestino proporciona a homeostase. No entanto, qualquer desequilíbrio precipita um estado patológico conhecido como “disbiose intestinal”.
A disbiose pode provocar sintomas como náusea, dor de estômago, prisão de ventre, diarreia, fadiga, erupções cutâneas, ansiedade e depressão.
Outro agravante da disbiose intestinal se refere ao comprometimento do sistema imunológico.
Um estudo publicado pela revista Nature afirma que, ao longo do século passado, foi observado o surgimento de um grande número de doenças multifatoriais, incluindo doenças inflamatórias, autoimunes, metabólicas, neoplásicas e neurodegenerativas, muitas das quais foram recentemente associadas à disbiose intestinal.
Além disso, os cientistas explicam que a disbiose é frequentemente ocasionada por infecções, desequilíbrio na dieta e contato com xenobióticos, bem como o ambiente do hospedeiro.
Tendo isso em vista, é imperativa a necessidade de cuidar do intestino em prol da imunidade.
Abaixo, trazemos dicas simples para serem implementadas na rotina e melhorar a saúde intestinal.
5 dicas de como manter a saúde intestinal
1.Mastigue os alimentos
Muitas vezes nos esquecemos de implementar em nossa rotina coisas simples, as quais trazem diversos benefícios e fazem a diferença na saúde.
Mastigar bem não apenas facilita a deglutição dos alimentos, mas também promove a saúde intestinal através da facilidade de digestão e absorção dos nutrientes.
2.Menos embalagens, mais cascas
Infelizmente, nossa geração consome muitos alimentos processados e industrializados. Tal conduta está estritamente vinculada ao surgimento de inúmeras doenças e a imunidade baixa.
Um estudo realizado pelo Hunter Medical Research Institute (HMRI) teve como objetivo determinar se o número de lojas de fast-food em determinado espaço geográfico pode ser considerado um fator de risco ambiental para infarto do miocárdio.
⠀A equipe descobriu que o aumento das lojas de Fast Food foi positivamente correlacionado com um aumento de doenças cardiovasculares, mesmo após contabilizar outros fatores como idade, obesidade, hiperlipidemia (colesterol alto), hipertensão (pressão alta), tabagismo, diabetes e nível socioeconômico.
Quando falamos sobre imunidade e saúde intestinal, nossa alimentação ganha destaque. Fisiologicamente falando, somos aquilo que ingerimos diariamente.
Uma dica importante, por exemplo, é a inserção de folhas verdes na alimentação. Como citado no artigo 20 dicas para aumentar a imunidade, a vitamina C é um antioxidante que combate os radicais livres no corpo. Muitas pessoas acreditam que ela encontra-se somente em frutas cítricas, no entanto, as folhas verdes como rúcula, agrião e espinafre são ricas na vitamina.
Ela também pode ser encontrada em pimentões, morangos, cenouras e muitas outras frutas e vegetais.
3.Consuma regularmente alimentos probióticos e prebióticos
As fibras das plantas alimentam as bactérias benéficas no seu intestino, fortalecendo o seu microbioma que, como vimos, contribui diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico.
Dessa forma, é interessante consumir alimentos como alho, cebola, rabanetes, alho-poró, aspargos, alcachofras, vinagre de maçã, chucrute, tomates e legumes em geral.
4.Gerencie o estresse
A ciência explica que o estresse pode prejudicar toda a flora do seu intestino. Dessa forma, dedicar algum tempo à meditação pode ser benéfico para prevenir sintomas de distúrbios intestinais e colaborar para a saúde de maneira integral.
A psicoterapia também pode ser importante. Converse com o seu médico a respeito do assunto.
5.Evite o consumo de glúten
Existem evidências que o consumo de glúten aumenta a permeabilidade intestinal, mesmo se você não possui doença celíaca. Isso significa que partículas de alimentos e resíduos não digeridos e patógenos como bactérias podem passar pelo revestimento comprometido de seu intestino, entrar na corrente sanguínea e causar inflamação, prejudicando o sistema imune.
Dessa forma, pode ser indicado evitar ou restringir o consumo de glúten na alimentação.
Gostou do conteúdo? Se possui alguma dúvida sobre o tema, comente!
Uma resposta
Dr eu posso utilizar os seus estudos no meu projeto TCC, pois o tema é A importância da Saúde Intestinal.E-mail: [email protected]