A importância da testosterona para a mulher

Você conhece a importância da testosterona para a mulher? Neste artigo, irei desmistificar esse assunto que costuma ser fonte de polêmicas em diferentes áreas de atuação da medicina.

A testosterona é um hormônio considerado masculino, afinal, sua concentração no corpo do homem é de 20 a 30 vezes maior do que no corpo feminino. Quando ouvimos falar sobre testosterona para a mulher, é comum que a primeira imagem seja de um corpo feminino super masculinizado e musculoso, resultado do consumo de anabolizantes – assunto sobre o qual explanei aqui.

No entanto, pouco é dito sobre a importância da testosterona para a mulher. Todas produzem esse hormônio e, quando está em seus níveis ideais, é um importante componente regulador das funções biológicas do organismo.

Acontece que diversos fatores do cotidiano prejudicam a sua produção. Por isso, é fundamental prestar atenção aos sintomas.

O problema da falta de testosterona

Quando os níveis de testosterona na mulher ficam baixos, várias disfunções são ocasionadas. Cansaço, baixa libido, depressão e um desânimo inexplicável diante da vida são alguns dos sinais mais frequentes.

Nesses casos, é comum que procurem ajuda e passem a usar remédios que atuam no sistema nervoso central sem que ofereçam alguma melhora. Em vez de investigar mais a fundo, a recomendação mais frequente é para aumentar as doses desse medicamento. Infelizmente, também não surte os resultados desejados.

A raíz do problema está no desequilíbrio hormonal. Fatores como estresse, uso de contraceptivos, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da baixa testosterona em mulheres.

O problema pode ser resolvido com a reposição de testosterona, dependendo sempre da avaliação do médico. Essa pode ser uma terapia para resolver os baixos níveis de testosterona e outros hormônios que possam estar com deficiência no organismo.

Níveis de testosterona em dia

A importância da testosterona para a mulher vai muito além da questão da vitalidade. Este é apenas um dos inúmeros benefícios trazidos pelo equilíbrio hormonal adequado.

Quando os níveis de testosterona estão em dia, são favorecidos a capacidade de memória, de ganho de massa muscular diante de atividades físicas, aumento da massa óssea e a saúde do coração.

Diferente do que muitos acreditam, o maior problema da testosterona em mulheres não é o excesso, mas sim a falta.

Ao regular os níveis, os sintomas da depressão praticamente desaparecem, evitando o uso de medicamentos antidepressivos que podem trazer efeitos colaterais indesejados.

Portanto, diante de sintomas de que a testosterona está baixa, é preciso uma rigorosa avaliação médica para que seja indicada uma modulação hormonal adequada. A reposição de hormônios realizada de forma profissional não oferece risco algum à mulher.

Espero ter esclarecido sobre a importância da testosterona para a mulher. Continue acompanhando este blog para saber mais sobre saúde e longevidade.

Até a próxima!

Fechar Menu