Você conhece a importância da testosterona para a mulher? Neste artigo irei desmistificar esse assunto que costuma ser fonte de polêmicas em diferentes áreas de atuação da medicina.
A testosterona é um hormônio considerado masculino, afinal, sua concentração no corpo do homem é de 20 a 30 vezes maior do que no corpo feminino, porém esse hormônio tem grande importância para ambos os gêneros.
Quando ouvimos falar sobre a atuação da testosterona em mulheres, é comum que a primeira imagem seja de um corpo feminino super masculinizado e musculoso, resultado do consumo de anabolizantes – assunto sobre o qual explanei aqui, no entanto, pouco é dito sobre a importância da testosterona para a mulher, já que todas produzem esse hormônio e, quando está em seus níveis ideais, é um importante componente regulador das funções biológicas do organismo.
Acontece que diversos fatores do cotidiano prejudicam a sua produção, por isso é fundamental prestar atenção aos sintomas.
O problema da falta de testosterona
Como resultado do baixo nível de testosterona na mulher, várias disfunções são ocasionadas. Sintomas como cansaço, baixa libido, depressão e um desânimo inexplicável diante da vida são alguns dos sinais mais frequentes.
Dessa maneira, é comum que procurem ajuda e passem a usar remédios que atuam no sistema nervoso central sem que ofereçam alguma melhora. Em seguida, ao invés de investigar mais a fundo, a recomendação mais frequente é de aumentar as doses desse medicamento, porém essa atuação não surte os resultados desejados.
A raiz do problema está no desequilíbrio hormonal. Fatores como estresse, uso de contraceptivos, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da baixa testosterona em mulheres.
O problema pode ser resolvido com a reposição de testosterona, dependendo sempre da avaliação do médico, que pode ser uma terapia para resolver os baixos níveis de testosterona e outros hormônios que possam estar com deficiência no organismo.
Importância do equilíbrio hormonal
A importância da testosterona para a mulher vai muito além da questão da vitalidade, são inúmeros os benefícios trazidos pelo equilíbrio hormonal adequado.
Quando os níveis de testosterona estão em dia, são favorecidos a capacidade de memória, de ganho de massa muscular diante de atividades físicas, aumento da massa óssea e a saúde do coração, entre uma variedade de importantes benefícios.
Diferente do que muitos acreditam, o maior problema da testosterona em mulheres não é o excesso, mas sim a falta.
Ao regular os níveis, os sintomas da depressão praticamente desaparecem, evitando o uso de medicamentos antidepressivos que podem trazer efeitos colaterais indesejados.
Últimas vagas para o Curso de Introdução às Ciências da Longevidade
Portanto, diante de sintomas de que a testosterona está baixa, é preciso uma rigorosa avaliação médica para que seja indicada uma modulação hormonal adequada. A reposição de hormônios realizada de forma profissional não oferece risco algum à mulher.
Espero ter esclarecido sobre a importância da testosterona para a mulher. Continue acompanhando este blog para saber mais sobre saúde e longevidade e caso deseje se destacar como médico, ampliando seus horizontes na prática clínica, te convido à conhecer o Curso Introdutório em Ciências da Longevidade Humana.
Até a próxima!
21 respostas
Posso tomar testosterona por conta própria? E se posso qual quantidade? Obrigada
Se é por conta própria não pergunte a quantidade. Se quer saber a quantidade tem que marcar uma consulta com um médico.
Olá. Não, você precisa passar por avaliação médica onde será identificado o fator causal da baixa de testosterona. A partir da identificação será iniciado a reposição médica do hormônio.
Hahah, só isso que tu quer saber?
Muito legal o artigo, muito simples é explicativo! Inclusive, escrevi um artigo recentemente sobre a baixa da testosterona em mulheres, e tenho certeza que vai agregar muito a suas leitoras. https://saudedescomplicada.com.br/testosterona-baixa-na-mulher/
Eu li. Achei ótimo!
Ótimo artigo, parabéns!
Minha ginecologista passo testoterona para mim em creme. Ela DISSE para passar na coxa esta correto COMEÇEI hoje
A Minha também.. parte interna da coxa. Qual a dosagem que ele passou? Para mim foi 50mg. Estou c medo de tomar.
A minha passou no abdômen e braços.
Mandei fazer. A minha referência foi 5%
Texto muito bom. Obrigada!
Achei ótimo seu artigo Pedro, qual outro exame seria necessário pra dosar com mais previsão, fiz apenas o exame de testoterona, e deu abaixo da referência, e tenho todos os sintomas… Estou fazendo check-up com geriatra, seria preciso procurar endócrino, fiz este exame por conta própria, ele mesmo não me pediu..
Maravilhoso o artigo…minha angioplastia explicou algumas coisas…mais tá aí a minha falta de apetite perda de pesso e massa muscular… minhas pálpebras caíram eu invelheci 10 anos…so de arrumei a casa eu fico super cansada parece que fiz faxina….no vou na rua se ouver muita nesse cidade….hoje ela passou a medicação…. espero ter bons resultados gosto muito de atividades físicas e não consigo mais fazer….eu malho dês dos meus 14 anos e hoje não consigo fazer nada…. durmo e acordo cansada.😔😔
Gente desculpa aí foi um Português bem complicado 🤭🤭🤭espero que vcs entrada.
Boa noite. A ginecologista passou reposição de testosterona para mim, fazer em farmácia de manipulação. Não encontrei farmácia q manilupe na minha cidade. Comprei o androgel 50 MG na farmácia. Vi que tem q usar todo saches após aberto. Li muita coisa perigosa com essa reposição. Tenho 56 anos, sem libido, dores articulares, depressão será que devo fazer??
A minha passou na barriga e braços
Olá, tenho 50 anos, descobri que minha tetesterona está baixa, sinto os seguintes sintomas: perda de massa muscular, falta da libido, me sinto com depressão, não tenho muita vontade de fazer nada, tanto faz pra quase tudo, parece que a vida perdeu o significado. Até me separei do meu cônjuge, estamos nos encontrando, mas não tenho vontade de voltar pra cada. Será que faz parte desse processo. A minha mãe faleceu de câncer de mama, a médica disse que por isso não posso fazer uso de medicação.
Pergunte seu médico se vc pode tomar fluoxetina é ótimo pra animar ,ele melhora ansiedade falta de ânimo e depressão
Olá Eliana. Há médicos que são da linha da medicina integrativa e são adeptos da reposição hormonal bioidêntica, e tem um olhar diferenciado sobre essa questão de contra indicar a reposição havendo histórico de câncer na família. Siga no Instagram ou no YouTube a Dra Sônia Umbelino, ela é excelente, especialista neste assunto, poderá lhe esclarecer muita coisa.
Me sinto da mesma maneira. Qual especialidade de médico devo procurar?
Muito importante essa matéria, e o que pouca gente sabe é que há um método baseado em técnicas do yoga ancestral capaz de aumentar a testosterona de forma natural e rápida com resultados comprovados por exames médicos. O YoGla é um programa de 3 meses para aumento de Testosterona com vários alunos mostrando melhoras nos índices dos exames laboratoriais a partir do 1o mês.