Os hormônios são mensageiros que governam todos os processos responsáveis pelo equilíbrio interno do corpo humano. Dentre eles está uma substância de extrema importância para a qualidade de vida. No artigo dessa semana vamos falar sobre como melhorar a melatonina no organismo.
Os hormônios funcionam como se fossem uma orquestra, que por sua vez precisa atuar em harmonia e plenitude.
A partir dos 25 ou 30 anos de idade, tem-se uma redução natural da nossa capacidade de produzir essas substâncias, fazendo com o organismo fique a mercê de uma série de doenças comprometedoras.
Sendo assim, a deficiência de melatonina no corpo humano chama a atenção de pacientes e médicos especialistas.
Se você tem dúvidas sobre o que é a melatonina, as necessidades reais de reposição ou quais são as formas de melhorar a melatonina no corpo humano, continua comigo até o final desta leitura.
Pois, nosso objetivo é desmistificar o funcionamento da orquestra hormonal fazendo que todos tenham acesso às informações que podem transformar sua vida para melhor.
Vamos lá?
O que é a melatonina?
A melatonina é o mais básico e importante de todos os elementos que compõem a orquestra hormonal.
Desta forma, a molécula chamada melatonina (n-acetil-metoxitriptamina) é produzida em várias células do nosso corpo, mas seu pico de produção se dá a noite sobre a ação do sono profundo durante o período de escuridão.
A melatonina é uma molécula reguladora metabólica sistêmica. O seu papel é o de promover um controle regulatório na glândula pineal.
A glândula pineal é muito pequena, do tamanho de uma ervilha, e fica exatamente no meio do nosso cérebro. É na pineal que reside o controle dos sistemas neuroendócrino imunológicos.
A glândula pineal tem uma atividade metabólica extremamente elevada, ou seja, é uma ávida consumidora de energia. Assim sendo, para que a pineal mantenha essa capacidade de acompanhar as mudanças do meio interno e externo é necessário que ela opere regularmente durante o dia, mas que durante a noite, ela possa ser restaurada através do seu reparo e do seu processo de auto desligamento.
Deste modo, a presença de níveis adequados de melatonina são de suma importância.
Vamos entender melhor?
Como melhorar a melatonina no organismo?
Para melhorar a melatonina no organismo é preciso entender como funciona seu processo de produção.
Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã.
Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir.
A pineal tem que passar, mais ou menos, de uma às quatro horas da manhã nessa fase de repouso relativo para que ela possa estender a sua plasticidade e a sua capacidade de controle das respostas do meio interno.
Logo, o que ocorre é que alguns hábitos, além do avançar da idade, fazem com que as pessoas deixem de produzir a melatonina num nível suficiente para colocar em restauro e em reparo a glândula pineal.
Isso vai provocando um processo chamado de dessincronização do sistema neuroendócrino imunológico e a consequência desse desequilíbrio são distúrbios que podem acabar em doenças e situações que acometem a qualidade de vida das pessoas.
Veja abaixo quais hábitos evitar para proteger a produção de melatonina no seu organismo:
- Uso intenso de iluminação artificial antes de dormir;
- Sono fracionado;
- Aparelhos luminosos e barulhentos dentro do quarto de dormir;
- Luzes de led que ficam ligadas durante a noite toda;
- Muita claridade ao deitar;
- Uso de telefones celulares ao deitar.
Leia mais: Você conhece os perigos da luz azul das telas para a saúde?
Reposição de melatonina: é uma boa opção?
Indivíduos que não conseguem iniciar o sono, não conseguem mantê-lo (acordando a noite toda), não conseguem acordar espontaneamente pela manhã com a luz do sol ou que não respeitam o limite de 23 horas para dormir, estão acelerando o seu processo de envelhecimento.
Tudo isso por conta dessa chamada desregulação dos sistemas neuroendócrino imunológico.
Nestes casos a reposição de melatonina tem-se apresentado uma saída plausível para a retomada dos níveis desejáveis desta substância no organismo humano.
Contudo, preciso alertar as pessoas que se auto medicam e costumar comprar a melatonina fora do país.
Melatonina é uma coisa que só pode ser usada sobre restrita orientação e supervisão médica, porque só o médico especialista vai saber definir a dose, o período e a duração da fase de suplementação quando os indivíduos estão clínica e/ou laboratorialmente deficientes.
Mais do que noites bem dormidas
A qualidade do sono e a capacidade de manter níveis adequados de melatonina (suplementados ou não) é uma das estratégias mais importantes para promoção de uma vida longa e saudável.
Sendo assim, essa questão não é somente sobre noites bem dormidas.
Mas sim, sobre um corpo saudável e pronto para responder aos estímulos fisiológicos a que somos submetidos diariamente.
Você também pode assistir o vídeo abaixo para saber mais sobre como melhorar a melatonina.
E aproveita para se inscrever no meu canal do Youtube conferindo a nossa série de vídeos chamada Hormônios em Pauta, um jeito fácil de entender sobre este assunto.
Respostas de 4
Muito bom artigo. Minha filha faz uso da melatonina e um anti depressivo porque teve síndrome de bournaut, reclama muito de suor noturno.
Bom dia! existe a possibilidade do organismo produzir excesso de MELATONINA ocasionando também um distúrbio no sono?
Amo os artigos desse médico, desse pesquisador que sempre está contribuindo com suas informações claras e necessárias para comunidade. Obrigada ,de Ítalo