Embora a diabetes tipo 2 não possa ser curada, ela pode ser tratada com sucesso. Se um nível alto de glicose no sangue for reduzido a um nível normal, seus sintomas diminuirão e seu risco de complicações a longo prazo será muito menor.
Manter o açúcar no sangue (glicose) bem controlado é fundamental para reduzir o risco de complicações a longo prazo, como problemas cardíacos, renais ou oculares.
Independentemente de você precisar de medicação ou de qual medicação está tomando, a dieta e o estilo de vida desempenham um papel fundamental na prevenção de complicações a longo prazo.
Aliás, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Você pode descobrir mais sobre tratamentos para melhorar o controle da diabetes tipo 2 com o artigo que compartilhamos abaixo!
Causas da diabetes tipo 2
Seu pâncreas produz um hormônio chamado insulina. Ele ajuda suas células a transformar glicose, um tipo de açúcar dos alimentos que você come, em energia.
Pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina, mas suas células não a usam tão bem quanto deveriam.
No início, o pâncreas produz mais insulina para tentar levar a glicose para as células. Mas, eventualmente, não consegue acompanhar, e a glicose se acumula no sangue.
Normalmente, uma combinação de coisas causa diabetes tipo 2. Elas podem incluir:
Peso extra
Estar acima do peso ou obeso pode causar resistência à insulina, especialmente se você carrega seus quilos extras em torno de sua cintura, na chamada gordura visceral.
Síndrome metabólica
Pessoas com resistência à insulina geralmente têm um grupo de condições, incluindo glicose elevada no sangue, gordura extra na cintura, hipertensão arterial e triglicerídeos elevados.
Muita glicose do seu fígado
Quando o açúcar no sangue está baixo, o fígado produz e envia glicose. Depois de comer, o açúcar no sangue sobe e o fígado geralmente desacelera e armazena sua glicose para mais tarde. Mas o fígado de algumas pessoas não. Eles continuam produzindo açúcar.
Má comunicação entre as células
Às vezes, as células enviam os sinais errados ou não captam as mensagens corretamente. Ou seja, quando esses problemas afetam como suas células produzem e usam insulina ou glicose, uma reação em cadeia pode levar à diabetes.
Leia também::: Qual a ligação entre estresse e diabetes tipo 2?
Tratamento para diabetes tipo 2
A diabetes não tem cura, mas pode ser gerenciado por meio de mudanças no estilo de vida. E caso ainda seja necessário, o médico pode vir a receitar alguns medicamentos de forma complementar as mudanças feitas.
Para isso, os primeiros passos do tratamento da diabetes tipo 2 são:
Mudanças de estilo de vida
Você pode atingir seus níveis de glicose no sangue apenas com dieta e exercícios.
Perda de peso
Perder quilos extras pode ajudar. Embora perder 5% do seu peso corporal seja bom, perder pelo menos 7% e mantê-lo parece ser o ideal.
Isso significa que alguém que pesa 100 quilos pode alterar seus níveis de açúcar no sangue perdendo cerca de 7 quilos. A perda de peso pode parecer interessante, mas o controle das porções e a ingestão de alimentos saudáveis são um bom ponto de partida.
Alimentação saudável
A saber, não há dieta específica para diabetes tipo 2. Mas um nutricionista pode ensiná-lo sobre carboidratos e ajudá-lo a fazer um plano de refeições que você possa seguir. Mas basicamente você deve focar em:
- Comer menos calorias
- Reduzir carboidratos refinados, especialmente doces
- Adicionar vegetais e frutas à sua dieta
- Consumir mais fibras
Exercícios
Tente fazer 30 a 60 minutos de atividade física todos os dias, sempre com o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Por exemplo, você pode caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer qualquer outra coisa que aumente sua frequência cardíaca.
Leia também::: Como melhorar a qualidade do sono?
Evite a diabetes!
Na verdade, o melhor tratamento para a diabetes é a prevenção, e as dicas para se conseguir isso são as mesmas que listamos acima. Ou seja, você deve ter um estilo de vida saudável, evitar o sobrepeso e praticar exercícios regularmente.
Mas ao fazer isso, seu corpo terá mais saúde e evitará problemas como a síndrome metabólica, que além da diabetes tipo 2 pode desencadear outras doenças crônicas. Além disso, um estilo de vida saudável também lhe proporcionará uma longevidade saudável.
Por fim, esperamos que tenham compreendido o que é a diabetes tipo 2 e quais os tratamentos indicados para quem tem essa doença. E se você já é diabético e toma medicamentos, não os corte sem antes falar com seu médico!
Portanto, esperamos que o artigo sobre tratamento para diabetes tipo 2 lhe tenha sido útil e, para mais dicas e muita informação para uma longevidade saudável, siga também nosso canal do Youtube!