Muitas mulheres se perguntam porque sofrem com o sobrepeso na menopausa. Algumas inclusive mantém um estilo de vida saudável, mas sofrem para ver os números da balança diminuírem.
Mudanças na forma do corpo, no microbioma intestinal e na maneira como você metaboliza a gordura e o açúcar – bem como a redução do exercício e da qualidade do sono – são fatores que podem promover o ganho de peso durante a menopausa.
Mas há outros fatores envolvidos, principalmente relacionados às mudanças hormonais que acontecem nessa fase da vida da mulher, e que compartilhamos no artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
A menopausa
A menopausa ocorre quando uma mulher não menstrua por 12 meses consecutivos. É uma transição natural e saudável à medida que a mulher envelhece.
Durante a menopausa e os anos que a antecedem, conhecidos como perimenopausa , é comum sentir sintomas físicos e psicológicos. Muitas mulheres relatam ganho de peso e mudanças no humor, clareza cerebral e hábitos de sono.
Se você notou ganho de peso durante essa transição, tenha certeza de que não está sozinho. É bastante comum durante a menopausa. Na verdade, a mulher média ganha cerca de 5 quilos durante esse período.
Mudanças no corpo na menopausa
À medida que envelhecemos, nossos músculos diminuem em massa e nosso metabolismo fica mais lento. Nas mulheres, essas mudanças podem contribuir para o ganho de peso na época da menopausa.
Outras mudanças físicas associadas à menopausa podem incluir:
- alterações da pele, como ressecamento e perda de elasticidade
- secura vaginal
- crescimento (ou perda) de cabelo
Essas mudanças podem afetar a imagem corporal e a autoestima da mulher e aumentar o risco de depressão e dificuldades sexuais. Tomar medidas para controlar os sintomas da menopausa pode ajudar.
Leia também::: Conheça 5 alimentos que diminuem o estrogênio
Distribuição de estrogênio e sobrepeso na menopausa
Uma alteração nos níveis hormonais, principalmente de estrogênio, pode influenciar a distribuição de gordura corporal e causar o sobrepeso na menopausa.
O estrogênio é um dos principais hormônios sexuais femininos. Durante a menopausa, os níveis de estrogênio começam a diminuir.
Muitas mulheres na perimenopausa e nos primeiros anos da pós-menopausa ganham massa gorda à medida que seus níveis de estrogênio caem.
À medida que os níveis de estrogênio diminuem, o acúmulo e a distribuição de gordura mudam. Um estudo recente descobriu que o número de células de gordura em participantes do sexo feminino realmente diminuiu, mas a quantidade de gordura armazenada em cada célula de gordura aumentou.
Composição corporal
Conforme você envelhece, sua composição corporal naturalmente começa a mudar. Sua massa magra – ou massa muscular – diminui, enquanto a taxa na qual você ganha massa gorda aumenta.
Onde você armazena gordura em seu corpo também muda. Antes da menopausa, as mulheres armazenam principalmente gordura em seus quadris e coxas. Em contraste, os homens armazenam sua gordura ao redor da barriga.
Após a menopausa, a gordura se acumula ao redor da barriga das mulheres. Isso é chamado de gordura visceral e fica no fundo da barriga, nos espaços entre os órgãos abdominais.
Níveis mais altos de gordura visceral aumentam o risco de doenças cardiovasculares e outras condições crônicas de saúde.
Embora a menopausa possa não causar diretamente ganho de peso, muitos cientistas acreditam que as mudanças nos níveis hormonais contribuem para essas diferenças na massa gorda e na distribuição de gordura.
Importância da microbiota intestinal
A microbiota intestinal também tem sua parcela de culpa no sobrepeso na menopausa. O microbioma intestinal é a coleção de todos os micróbios que vivem em seu intestino. Eles influenciam a resposta do seu corpo aos alimentos e são importantes para sua saúde geral.
Pesquisas sugerem que a diversidade do microbioma está ligada aos níveis de estrogênio e ao estado da menopausa nas mulheres. Por exemplo, as causa das mudanças que acontecem no corpo durante a menopausa, também pode haver uma mudança na diversidade do microbioma.
Além disso, o mesmo estudo explorou a relação entre o microbioma intestinal e saúde. Os resultados indicaram que o microbioma intestinal está ligado à forma como o metabolismo do seu corpo responde aos alimentos.
É por isso que mudanças no microbioma como resultado da menopausa podem contribuir para mudanças no peso.
Leia também::: Excesso de hormônio feminino: conheça os sintomas
Tenha uma vida saudável
Para evitar o sobrepeso na menopausa, é fundamental que um estilo de vida saudável seja adotado durante toda a vida. E vimos também que a microbiota intestinal tem um papel fundamental nas mudanças no peso na menopausa.
É por isso que uma boa alimentação é fator essencial não só para nutrir o corpo adequadamente, mas também para garantir um microbioma intestinal saudável. Isso garantirá mais saúde e evita-se o sobrepeso na menopausa.
Esperamos que tenha compreendido porque algumas mulheres sobrem com o sobrepeso na menopausa e como os hormônios influenciam no processo. E para mais informações sobre saúde e longevidade saudável, siga também nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube!