Fadiga persistente, moral baixa, alergias, resfriados recorrentes, entre outros, podem ser sinais de imunidade baixa.
A imunologia, o ramo da biologia que estuda nosso sistema imunológico, há muito se concentra em dissecar os mecanismos moleculares que governam nossa resposta fisiológica às infecções. Mas o fato é que vários estudos recentes comprovam que não somos iguais diante dos patógenos.
Nossa idade, nosso sexo, nosso passado infeccioso, nossa herança genética podem influenciar nosso sistema imunológico e nos tornar mais suscetíveis a doenças. Identificar esses fatores que modulam nossa imunidade tornou-se o principal desafio da medicina de precisão, uma medicina do futuro que visa oferecer aos pacientes um tratamento médico adaptado às suas características individuais.
No artigo que compartilhamos abaixo, abordamos o que causa a imunidade baixa, com base em evidências científicas. Siga a leitura e tire suas dúvidas.
O papel do sistema imunológico
Nosso corpo tem um mecanismo natural para lutar contra organismos invasores e prevenir infecções graves. O sistema imunológico é a primeira linha de defesa do corpo contra qualquer infecção estranha.
Se, por algum motivo, as defesas imunológicas do organismo estiverem enfraquecidas, existe um risco acrescido de ser gravemente afetado mesmo pelas infecções mais simples.
Os glóbulos brancos, especificamente os neutrófilos, os linfócitos B e os linfócitos T, desempenham um papel crucial no combate às infecções. A condição na qual o sistema imunológico do corpo não funciona de forma eficiente é chamada de imunidade baixa.
A imunodeficiência pode ser genética ou adquirida. Uma pessoa que sofre de baixa imunidade contrai infecções frequentes que podem se tornar mortais. Adotar um estilo de vida saudável envolvendo uma dieta bem balanceada, exercícios, estresse mínimo, boas noites de sono, entre outros, pode fortalecer seu sistema imunológico e protegê-lo, combatendo várias doenças naturalmente.
Como saber se seu sistema imunológico está fraco?
Para detectar um sistema imunológico fraco, você precisa observar sua vida diária e como você se sente:
Você fica doente regularmente
Se adoece com muita regularidade (tanto no verão como no inverno), este é um primeiro sinal de que o seu sistema imunológico está em declínio porque já não desempenha o seu papel preventivo.
Se além disso tende a desenvolver outros sintomas como alergias (respiratórias ou cutâneas, por exemplo), é porque o seu sistema imunitário dispara ao menor ataque e já não sabe como reagir de forma eficaz.
Você está cansado o tempo todo
Se a sensação de cansaço é normal após um esforço físico maior do que o normal ou um período mais intenso no trabalho ou na vida pessoal, ela não deve se tornar crônica.
Se você se sente cansado assim que acorda, uma soneca ou uma boa noite de sono não é suficiente para revigorá-lo, pode ser que seu sistema imunológico esteja enfraquecido se nenhuma outra causa for encontrada para explicá-lo.
Você tem problemas para curar e sente dor
Outro sinal de que seu sistema imunológico está enfraquecido: pequenas lesões diárias, como pequenas feridas, têm mais dificuldade em cicatrizar ou cicatrizar completamente.
Além da fadiga, você também pode sentir dores incomuns, nos músculos ou nas articulações, por exemplo. Em suma, você sente que não está em sua melhor forma no momento e que as sensações físicas desagradáveis se multiplicam sem saber bem por quê.
Leia também::: Ocitocina no pós-parto: como ela age?
Causas da imunidade baixa
A baixa imunidade pode acontecer devido a muitos fatores, incluindo dieta, infecções, medicamentos, falta de sono, álcool e tabagismo.
Falta de sono
Sono e imunidade estão intimamente ligados. Na verdade, o sono inadequado ou de má qualidade está associado a uma maior suscetibilidade à doença.
Em um estudo com 164 adultos saudáveis, aqueles que dormiam menos de 6 horas por noite eram mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles que dormiam 6 horas ou mais por noite.
Alimentação inadequada
Alimentos vegetais, como frutas, vegetais, nozes, sementes e legumes, são ricos em nutrientes e antioxidantes que podem lhe dar uma vantagem contra patógenos nocivos.
Os antioxidantes desses alimentos ajudam a diminuir a inflamação combatendo compostos instáveis chamados radicais livres, que podem causar inflamação quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados.
A inflamação crônica está ligada a inúmeras condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e certos tipos de câncer.
Enquanto isso, a fibra nos alimentos vegetais alimenta seu microbioma intestinal. Um microbioma intestinal robusta pode melhorar sua imunidade e ajudar a impedir que patógenos nocivos entrem em seu corpo através do trato digestivo.
Além disso, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como a vitamina C, que pode reduzir a duração do resfriado comum.
Falta de gorduras saudáveis
Gorduras saudáveis como o ômega-3, no salmão e outros peixes, por exemplo, podem aumentar a resposta imune do corpo a patógenos, diminuindo a inflamação.
Embora a inflamação de baixo nível seja uma resposta normal ao estresse ou lesão, a inflamação crônica pode suprimir seu sistema imunológico.
O azeite de oliva, que é altamente anti-inflamatório, está associado a uma diminuição do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar seu corpo a combater bactérias e vírus nocivos causadores de doenças.
Estresse
O estresse é outro vilão para a imunidade baixa. Por isso, aliviar o estresse e a ansiedade é fundamental para a saúde imunológica.
O estresse prolongado promove inflamação, bem como desequilíbrios na função das células imunológicas.
Em particular, o estresse psicológico prolongado pode suprimir a resposta imune em crianças.
As atividades que podem ajudá-lo a gerenciar seu estresse incluem meditação, exercícios, ioga e outras práticas de atenção plena.
Leia também::: Colágeno tipo 1 e tipo 2: qual a diferença?
Cuide da sua saúde
Você pode fazer várias mudanças no seu estilo de vida se estiver sofrendo com a imunidade baixa. A baixa ingestão de nutrientes também pode debilitar seu organismo.
Por isso, converse com um profissional de saúde sobre a necessidade da suplementação de vitaminas e minerais. Eles podem ser essenciais para você tratar sua imunidade baixa.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que causa a imunidade baixa e, para mais informações como esta, siga o perfil do Longevidade Saudável no Instagram.
Respostas de 4
Ótimo artigo. Muito obrigado.
Qual a melhor forma de usar vitamina pra imunidade em pré diabeticos.?
excelente artigo,muito obrigada!
ótimo artigo parabéns me ajudou muito