Afinal, existe um chá para menopausa? Muitas pacientes, que gostam de consumir bebidas quentes, questionam sobre os benefícios dos chás para o Declínio Gonadal Feminino.
No entanto, é preciso esclarecer: não existe um chá que irá solucionar os sintomas da menopausa.
Isso porque a menopausa é um período marcado por alterações hormonais no organismo feminino, que ocasionam mudanças físicas, emocionais e até mesmo psicológicas para a saúde da mulher.
A vasta sintomatologia atrelada ao período da menopausa causa efeitos nocivos à saúde da mulher. Dessa forma, é normal que as pacientes busquem condutas para atenuar tais sintomas.
Todavia, o que pode melhorar genuinamente o quadro é a conduta médica, através do diagnóstico e oferecimento de tratamento de remodelação hormonal, além de indicações a respeito do estilo de vida da mulher.
Ainda assim, existem chás que, durante a menopausa ou qualquer outra fase da vida, podem trazer benefícios quando associados com o protocolo médico e a manutenção de hábitos saudáveis.
Continue a leitura.
Existe um chá para a menopausa?
Como foi esclarecido no início desse artigo, não existe um chá responsável por resolver os sintomas da menopausa.
Isso porque as consequências geradas pelo Declínio Gonadal Feminino se expressam através de diversos sintomas nocivos à saúde e que necessitam de orientação médica para o tratamento adequado.
Para conhecer os sintomas, acesse aqui.
Entretanto, chás específicos possuem propriedades que podem auxiliar na atenuação do estresse, ansiedade e até mesmo contribuir na hora de dormir.
Nesse sentido, utilizar as propriedades naturais do chá pode oferecer um complemento ao tratamento adequado e orientado pelo médico. Confira:
Chá para a menopausa #1 – Cranberry, Maçã e Hibisco
Essa infusão colabora para uma menor incidência de infecções urinárias.
A mistura de ingredientes vermelhos é rica em antioxidantes, diurética, desintoxicante, digestiva e termogênica.
Pode auxiliar, de maneira natural, no setor digestivo do corpo.
Conheça nosso chá Red Velvet clicando aqui.
Chá para a menopausa #2 – Chá Verde Chinês
A tradição chinesa apresenta o chá para ser consumido ao longo do dia, com o objetivo de estimular a regulação de glicose no corpo, funcionando como um complemento natural para o controle de diabetes, por exemplo.
Suas propriedades são antioxidantes, ricas em aminoácidos e teína.
Encontre nosso Chá Verde Chinês aqui.
Chá para a menopausa #3 – Chá Escuro
Essa infusão possui propriedade antioxidante, diurética, termogênica, saciógena e desintoxicante.
Pode se tornar um ótimo complemento para mulheres que querem reduzir o peso durante a menopausa, afinal, seus benefícios envolvem a aceleração do metabolismo, auxílio na queima de gorduras e colaboração para uma boa digestão.
Acesse o Chá Escuro aqui.
Chá para a menopausa #4 – Chai Massala
Seu consumo é tradicional na índia, principalmente por conta da fácil harmonização com outras especiarias.
Seus ingredientes (chá preto, pimenta preta, canela em pau, cravo em flor, gengibre e bagas de cardamomo) em conjunto, proporcionam propriedades similares aos chás citados acima, oferecendo saciedade e desintoxicação, por exemplo.
Você pode encontrar nosso Chai Massala aqui.
Chá para a menopausa #5 – All Berries
Essa opção também oferece propriedades antioxidantes, diuréticas e auxiliam no sistema digestivo.
Os ingredientes são compostos por uma variedade de frutas vermelhas, que dão sabor diferenciado ao chá.
Chá All Berries disponível aqui.
Chá para menopausa: existe algum risco?
Por possuírem propriedades naturais, os chás dificilmente apresentam riscos para a saúde, seja durante a menopausa ou fora dela.
Entretanto, é importante consultar o seu médico a respeito das melhores opções para tratar os sintomas experienciados por conta do Declínio Gonadal Feminino.
Outro cuidado importante, é a respeito da temperatura de consumo dos chás, principalmente para mulheres que sofrem com as ondas de calor, fogachos e sudorese noturna. Nesse caso, pode ser importante optar por beber o chá em uma temperatura mais fresca, por exemplo.
A ingestão do chá não substitui o tratamento indicado pelo médico, podendo atuar somente como um complemento para o alívio sintomático da menopausa.
Todos os chás listados no artigo podem ser encontrados aqui.