Muito se fala de substâncias e alimentos com efeitos detox, contudo, você sabe qual a real importância da detoxificação para a nossa saúde?
A detoxificação é um processo natural do corpo, ou seja, por conta própria ele promove a redução de impactos negativos de toxinas no metabolismo.
Tais toxinas são substâncias ou misturas presentes no ambiente, capazes de interferir no sistema endócrino, causando efeitos adversos podendo vir a desenvolver patologias graves.
Continue a leitura e entenda mais sobre a detoxificação.
Afinal, como funciona a detoxificação?
Denomina-se detoxificação o conjunto de reações bioquímicas intracelulares que visam a eliminação de toxinas das células e, consequentemente, do organismo como um todo.
Em outras palavras, podemos dizer que a detoxificação seria a limpeza das toxinas dos nossos órgãos e células e que é realizada principalmente pelo fígado, pele, rins, pulmões e intestinos. Permitindo, dessa maneira, um funcionamento melhor ao organismo.
O principal objetivo desse processo consiste em transformar as toxinas, que normalmente são lipossolúveis, em moléculas menos lipossolúveis ou hidrossolúveis, para que estas possam ser descartadas por meio da urina, das fezes, suor e respiração.
A limpeza do organismo e sua relação com a genética
O processo de detoxificação nos beneficia de várias formas, desde o melhor aproveitamento de nutrientes, até a proteção do nosso sistema imunológico.
Sendo assim, ter uma detoxificação eficiente é importante para nossa saúde, qualidade de vida e uma longevidade mais saudável.
Neste contexto, a genética entra como um fator vital para que ela ocorra corretamente.
Para que isso ocorra, o fígado é munido de um arsenal de enzimas essenciais para uma detoxificação adequada.
Contudo, enzimas hepáticas que não tenham um bom funcionamento, podem ser problema.
É em nosso DNA que estão codificadas as informações para a produção dessas enzimas, portanto, certos polimorfismos genéticos podem comprometer esse processo.
Pessoas que carregam genótipos de risco em genes das fases 1 e 2 de detoxificação, estarão mais propensas a não eliminar substâncias prejudiciais de forma completa.
Dessa forma, elas permanecem mantendo toxicidade por mais tempo e podem fazer com que se acentuem os problemas de saúde.
Diante desse problema, a nutrigenética faz-se presente.
Visando um melhor funcionamento do organismo e de seus processos, uma alimentação balanceada pensada especificamente nas particularidades genéticas que podem trazer futuras consequências, é colocada em prática.
Dicas para detoxificar o seu organismo no dia a dia
Antes de agregar sucos detox ou substâncias com esse efeito, é preciso melhorar aquilo que você já tem.
Em outras palavras, é mais válido melhorar sua rotina atual, otimizando os seus hábitos para obter resultados positivos na detoxificação do seu organismo.
Dica #1 – Alimentação saudável
Antes de buscar a suplementação de substâncias detoxificantes, é preciso buscar criar o hábito da alimentação saudável.
Dessa maneira, o seu corpo estará em bom funcionamento e propício para receber a ajuda que a suplementação irá trazer.
Por exemplo, uma boa alimentação com a inclusão de vegetais (principalmente os crucíferos como brócolis, couve-flor, nabo, repolho, rabanete agrião, e rúcula) é importantíssima para ajudar o sistema enzimático a se tornar efetivo.
Dica #2 – Evite o sedentarismo
O primeiro passo para um estilo de vida saudável é a atividade física.
Ela proporciona o funcionamento saudável de todo o seu corpo, ajudando em todas as áreas.
Segundo um estudo, quanto menor o preparo físico dos adultos de meia idade, maior é a associação com a diminuição do volume cerebral anos depois.
Ou seja, a baixa prática de exercícios físicos tem impacto negativo direto com a saúde do seu cérebro e, consequentemente, de todo o seu corpo.
Dica #3 – Consulte um médico
Hábitos saudáveis são extremamente necessários para a sua saúde, no entanto, com a ajuda de um profissional da área você pode otimizar os seus hábitos para que eles sejam eficazes em seus objetivos e, especialmente, para você.
Além disso, manter um acompanhamento médico constante ajuda a prevenir problemas futuros e melhorar a sua saúde de maneira integral.