Os exercícios físicos na terceira idade são uma das formas mais importantes para se manter uma longevidade saudável. Manter-se em forma pelo maior tempo possível ajuda a melhorar a felicidade e a qualidade de vida.
Aliás, em média os adultos com 65 anos ou mais passam 10 ou mais horas por dia sentados ou deitados, tornando-os a faixa etária mais sedentária. Curiosamente, a fraqueza e o mau equilíbrio associados à velhice estão comprovadamente ligados à inatividade, e não à própria velhice.
Más à medida que envelhecemos, há muitas razões pelas quais podemos desacelerar e adotar um estilo de vida mais sedentário. Isso pode ser devido a uma condição de saúde, problemas de peso, dor ou o medo de cair e se machucar.
A boa notícia, no entanto, é que você nunca é velho demais para se exercitar. Há muitas atividades que você pode experimentar que oferecem maneiras seguras e eficazes de se manter em forma, independentemente da sua idade.
No artigo que compartilhamos abaixo, falamos mais sobre os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade, e como eles ajudam seu corpo em busca de uma longevidade saudável.
Prevenção de doenças
Um estudo identificou a atividade física como o principal contribuinte para a longevidade. Na verdade, o exercício regular tem sido associado a uma ampla gama de benefícios positivos para a saúde.
Por exemplo, o exercício melhora a sua aptidão muscular, melhora a saúde óssea e também demonstrou aumentar o funcionamento imunológico e digestivo.
A pesquisa também encontrou uma ligação entre altos níveis de atividade física e um risco reduzido de várias condições de saúde, incluindo:
- Mal de Parkinson
- doença de Alzheimer
- Depressão
- Doença Coronária
- Pressão alta
- Acidente vascular encefálico
- Diabetes tipo 2
- Câncer de colo
- Câncer de mama
- Obesidade
Leia também::: O que é a andropausa precoce?
Quais os benefícios esperados?
O exercício para pessoas com mais idade não precisa significar exercícios intensos. Apenas se tornar um pouco mais ativo pode melhorar significativamente a mobilidade geral. E entre os benefícios que podem proporcionar, estão:
Melhora a densidade óssea
O exercício regular ajuda a aumentar a força muscular, densidade óssea e coordenação. Isso pode ser útil para reduzir o risco de quedas como resultado do aumento do equilíbrio.
Além disso, exercícios de sustentação de peso, como caminhar ou correr, podem ajudar a aumentar a resistência óssea e reduzir o risco de desenvolver osteoporose e fraturar ossos se acontecer alguma queda. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere que o exercício regular pode reduzir o risco de fratura de quadril em 40%.
Reduz os riscos de doenças cardiovasculares
A prática regular de exercícios, como caminhada rápida ou ciclismo, aumenta o fluxo sanguíneo para o coração. Por exemplo, isso torna o músculo cardíaco mais forte, reduzindo o risco de pressão alta e outras doenças relacionadas às coronárias. Estudos também mostram que a prática regular de exercícios pode ajudar a beneficiar muitas condições crônicas, incluindo diabetes, e artrite.
Aumenta a felicidade e o bem-estar geral.
Manter-se ativo e participar de alguma forma de exercício regular não apenas melhora sua saúde física, mas também aumenta sua saúde mental e bem-estar geral.
Estudos descobriram que aqueles que praticam exercícios regulares têm menor risco de desenvolver depressão. Além disso, aumentar sua atividade física também aumenta sua tolerância à dor e dá mais tranquilidade e maior confiança de que você está fisicamente apto o suficiente para atividades como caminhar até determinado sozinho ou brincar com seus netos.
Aumenta a sociabilidade, confiança e independência
Estudos examinando o exercício em gerações mais velhas descobriram que a atividade física regular levou a melhorias no alcance e equilíbrio funcional e reduziu o medo de cair dos participantes.
Além disso, como muitos idosos relatam sentimentos de solidão e isolamento, realizar exercícios regulares, como uma caminhada ao redor do quarteirão é uma ótima maneira de conversar com amigos ou conhecer novas pessoas. O exercício, portanto, aumenta muito a independência e a sociabilidade.
Reduz o risco de desenvolver demência e Alzheimer.
Apesar da idade ser um fator de risco para o desenvolvimento de demência, evidências da Alzheimer’s Society mostram que realizar atividade física regular é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de demência.
Aliás, um estudo com 716 idosos saudáveis com idade média de 82 anos descobriu que as pessoas que estavam nos 10% inferiores da atividade diária tinham duas vezes mais chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas nos 10% superiores.
Leia também::: O que é o ritmo circadiano?
Pratique exercícios na terceira idade
Como viu, a prática de exercícios na terceira idade é algo essencial para quem deseja mais saúde. Mas para uma longevidade saudável, o ideal é que a prática regular de exercícios comece o quanto antes.
A recomendação é que todos pratiquem ao menos 150 minutos de atividade moderada a cada semana. Uma boa estratégia é, portanto, 30 minutos de atividade 5 dias por semana. Dessa forma você terá mais saúde em todos os estágios da sua vida.
Mas se você deseja se tornar mais ativo fisicamente — principalmente na terceira idade —, lembre-se sempre de entrar em contato com seu médico primeiro. Dessa forma, será feita uma avaliação da sua capacidade física e cardiovascular, e definidas quais atividades e em qual intensidade você pode iniciar.
Além disso, tenha o acompanhamento de um educador físico, que lhe indicará os exercícios e forma correta de executá-las, sem que isso qualquer problema à sua saúde.
Por fim, esperamos que tenham compreendido os benefícios dos exercícios físicos a terceira idade e, para mais dicas e muita informação sobre saúde e longevidade saudável, siga também nosso canal do Youtube!