A hormonologia é a ciência que procura estudar as ações dos hormônios no corpo humano, mas você sabe qual a sua importância para a saúde?
Esse campo de pesquisa busca compreender os processos que regulam nosso bem-estar, nossas rotinas, nosso sono, nossa capacidade produtiva, sexual e digestiva.
Afinal, os hormônios constituem parte importante do nosso organismo, possibilitando o bom funcionamento do nosso corpo.
Os hormônios constituem uma matéria-prima tão universal e holística, que a sua observação pode ser usada tanto para tratar doenças, quanto para tratar a saúde.
Quer entender mais sobre a importância dessa ciência? Continue a leitura.
Afinal, o que é hormonologia?
Visando o estado pleno e saudável do indivíduo, o campo da hormonologia busca estudar e compreender as ações e efeitos dos hormônios no corpo humano.
Apesar de obtermos diversas informações errôneas a respeito dos efeitos negativos dos hormônios e seu fator prejudicial ao organismo, eles têm papel importante na funcionalidade plena do corpo humano.
Entenda, os hormônios são substâncias produzidas naturalmente pelo corpo humano, com funções essenciais à vida.
Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja para regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno.
Por isso, eles são essenciais para as atividades biológicas do corpo.
É dessa maneira que a hormonologia mantém um cargo de importância quando o assunto é saúde, qualidade de vida e longevidade saudável.
O domínio dos conceitos da hormonologia é vital para poder equilibrar a vida, mantendo o alto nível de qualidade de vida e a saúde física e mental em dia.
Compreenda a importância do equilíbrio hormonal
O equilíbrio hormonal é vital para a saúde e qualidade de vida do ser humano.
Os hormônios são os mensageiros químicos do seu corpo.
Produzidos nas glândulas endócrinas, esses poderosos produtos químicos viajam pela corrente sanguínea, dizendo aos tecidos e órgãos o que fazer. Eles ajudam a controlar muitos dos principais processos do seu corpo, incluindo metabolismo e reprodução.
Quando você sofre com um desequilíbrio hormonal, você tem muito ou pouco de um determinado hormônio. Mesmo pequenas mudanças podem ter sérios efeitos em todo o seu corpo.
Entretanto, o ser humano pode sofrer tanto com o declínio hormonal como também com mudanças hormonais ao longo dos anos, afetando o seu equilíbrio, o que acarreta consequências nocivas para a sua qualidade de vida.
Tal desequilíbrio hormonal ocorre devido a fatores de origem endógena e também ambientais.
O desequilíbrio hormonal é muito comum e pode provocar vários sintomas como excesso de fome, irritabilidade, cansaço excessivo ou insônia. Alterações hormonais podem gerar várias doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.
Contudo, mesmo sendo uma situação comum, o declínio hormonal não pode ser considerado como um fenômeno normal.
Diante disso, torna-se evidente a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e também a utilização de uma importante ferramenta do campo da hormonologia: a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para a regulação de hormônios no organismo.
Afinal, o que é a Terapia de Reposição Hormonal?
Sendo os hormônios vitais para a vida, a hormonologia tem como grande conquista um método para regular essas substâncias.
A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é uma ferramenta que contribui para a recuperação de tais hormônios, proporcionando vitalidade e saúde, além de uma longevidade mais saudável.
No campo da hormonologia, uma das questões mais importantes é a respeito da importância do equilíbrio e modulação hormonal, que quando em seus níveis regulares, desencadeiam ações positivas para o bem-estar e qualidade de vida do ser humano.
Essa reposição hormonal é realizada através de Hormônios Isomoleculares, substâncias compatíveis às substâncias produzidas e absorvidas pelo organismo humano e que fazem o trabalho de remodelação dos níveis desequilibrados desses hormônios. Eles também são conhecidos como hormônios homólogos humanos.
Salienta-se que todo trabalho de reposição hormonal deve ser realizado através da análise capacitada por um profissional médico com conhecimentos em hormonologia.
Após amplo diagnóstico, o médico identifica individualmente as necessidades do paciente, indicando que a remodelação será necessária para atender às necessidades de seu corpo.
Para saber mais sobre a importância da reposição hormonal, clique aqui.