A melatonina é o mais importante hormônio para apoiar boas noites de sono. Mas pesquisas recentes mostraram que ela também auxilia em outros processos do nosso corpo.
A melatonina é um hormônio natural produzido pela glândula pineal. Esta glândula está localizada perto do meio do cérebro e, na maior parte, a glândula pineal permanece relativamente inativa. Isto é, até que você esteja pronto para dormir.
Quimicamente, é uma indolamina sintetizada a partir do triptofano e, devido ao seu caráter anfifílico, pode atravessar facilmente as membranas celulares por difusão. No artigo que compartilhamos abaixo, detalhamos para que serve a melatonina.
O que é melatonina?
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal em seu cérebro. Sua principal função é regular o ritmo circadiano do seu corpo para gerenciar seu ciclo natural do sono.
Além de melhorar a forma como você dorme, a melatonina também está envolvida no gerenciamento da função imunológica, pressão arterial e níveis de cortisol no corpo.
Além disso, atua como um antioxidante, com algumas pesquisas descobrindo que pode afetar significativamente muitas condições de saúde.
Tais estudos mostram que a melatonina pode melhorar a saúde dos olhos, reduzir os sintomas da depressão sazonal e até aliviar o refluxo ácido estomacal.
Leia também::: Fisiologia do sono: como e por que dormimos?
Como ela é produzida?
O hormônio desempenha um papel importante na regulação dos ciclos de sono. Sua produção é influenciada pela detecção de claro e escuro pela retina do olho.
Por exemplo, a produção de melatonina se inibe quando a retina detecta luz e recebe estímulo na ausência de luz. Células fotorreceptoras especiais na retina enviam sinais sobre o status da luz para o núcleo supraquiasmático (NSQ) no hipotálamo do cérebro.
Esses sinais são então transmitidos para a glândula pineal. A geração hormonal pela glândula pineal, que atinge o pico durante o período noturno, induz alterações fisiológicas que promovem o sono, como diminuição da temperatura corporal e da frequência respiratória.
Durante o dia, os níveis do hormônio são baixos porque grandes quantidades de luz são detectadas pela retina. A inibição leve da produção de melatonina é fundamental para estimular a vigília pela manhã e manter o estado de alerta ao longo do dia.
Influência no organismo
Os receptores de melatonina estão no NSQ e na glândula pituitária do cérebro, bem como nos ovários, vasos sanguíneos e trato intestinal.
Há uma alta concentração de receptores no NSQ porque é onde a melatonina medeia a maioria de seus efeitos no ritmo circadiano.
A ligação da melatonina aos seus receptores na glândula pituitária e nos ovários parece desempenhar um papel na regulação da liberação de hormônios reprodutivos nas mulheres. Por exemplo, o tempo, a duração e a frequência dos ciclos menstruais nas mulheres são influenciados pela melatonina.
Além disso, a melatonina tem propriedades antienvelhecimento. Por exemplo, atua como antioxidante, neutralizando os radicais oxidativos nocivos, e é capaz de ativar certas enzimas antioxidantes.
A produção de melatonina diminui gradualmente com o passar do tempo, e sua perda está associada a várias doenças relacionadas à idade. Aliás, a melatonina também desempenha um papel na modulação de certas funções do sistema imunológico.
Leia também::: O que caracteriza o sono profundo ideal?
Mais do que noites bem dormidas
A qualidade do sono e a capacidade de manter níveis adequados de melatonina é uma das estratégias mais importantes para promoção de uma vida longa e saudável.
Sendo assim, essa questão não é somente sobre boas noites de sono. Mas sim, sobre um corpo saudável e pronto para responder aos estímulos fisiológicos que somos submetemos diariamente.
Dessa maneira, procurar manter uma boa higiene do sono, evitando telas de celular, tablet ou TV à noite, e procurando deixar seu quarto o mais escuro possível, é fundamental para uma boa produção de melatonina. E como contrapartida, ter melhores noites de sono.
Esperamos por fim que tenham compreendido qual a função da melatonina e, para aprofundar ainda mais sobre o tema, confira também o artigo “Como melhorar a qualidade do sono?”
Respostas de 3
Olá boa tarde!!
Eu me chamo Érica e gostei muito do seu artigo sobre o sono. E gostaria de saber se esse hormônio ajuda na menopausa. Obrigada e espero ler mais artigos por aqui. Um grande abraço e obrigada por compartilhar conosco esse artigo.
O artigo sobre melatonina oferece uma visão abrangente e esclarecedora sobre os benefícios dessa substância para a saúde e o bem-estar. Ao explicar detalhadamente suas funções e como ela pode ser usada para promover um sono melhor e outras vantagens para o organismo, o texto se destaca pela sua relevância e utilidade. Parabéns pelo conteúdo informativo e educativo, que certamente ajudará muitas pessoas a entenderem melhor o papel da melatonina na promoção da saúde!
Dr. muito obrigado pelas orientações, somente quem não consegue dormir sabe o quanto é dificil é. Graças a Deus consegui melhorar bem minha a qualidade do meu sono.