Cada dia vemos mais propagandas de suplementos prometendo inúmeros benefícios para a saúde. Mas algo que é pouco alertado são os perigos da auto-suplementação.
Desde pequenos, sempre ouvimos que devemos comer alimentos nutritivos para que nosso corpo receba nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas.
Devido ao nosso estilo de vida moderno e devido à má qualidade dos alimentos, nem todos podem consumir uma dieta nutritiva. Aí surge o interesse em suplementar esses nutrientes, por meio de cápsulas, comprimidos e outras formas.
Mas será que fazer a auto-suplementação realmente é indicada? E qual a orientação do médico nestes casos? Abaixo, compartilhamos um artigo com algumas informações importantes sobre o tema.
O que são suplementos?
Os suplementos alimentares são produtos formulados para atender às necessidades nutricionais que não são atendidas pela dieta.
Eles não são drogas nem destinados a tratar ou curar qualquer doença. Eles incluem um ou mais nutrientes que podem ser usados para melhorar a dieta de uma pessoa.
Aliás, é preciso deixar claro que os suplementos não substituem uma dieta equilibrada e nutritiva.
Todos os nutrientes necessários para manter um estilo de vida saudável devem ser encontrados principalmente em frutas, vegetais, grãos, proteínas e gorduras saudáveis.
Quando a suplementação é indicada?
Mas infelizmente sabemos que nem sempre é possível comer os alimentos com todos os nutrientes que precisamos, ou então na quantidade ideal.
É aí que passa a ser recomendada a suplementação, sempre seguindo as necessidades individuais de cada pessoa.
Leia também::: O que é a grelina e como ela atua fisiologicamente?
Cuide da sua saúde
A segurança de um suplemento depende de sua composição química, modo de ação no corpo e dosagem.
A mensagem principal disso é consumir suplementos apenas se forem necessários. E sempre devem ser prescritos pelo seu médico ou outro profissional de saúde, de acordo com suas necessidades individuais.
Mas se não for necessário, tente obter todos os nutrientes de uma dieta bem equilibrada. Aliado a isso, mantenha um estilo de vida saudável, com atividades físicas, boas noites de sono, e fique longe do estresse.
Por fim, esperamos que tenham compreendido os riscos da auto-suplementação e, para mais informações sobre saúde e longevidade saudável, siga também nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube!
Uma resposta
Olá Dr. Gostaria de saber se posso usar suplementos, uma vez que recebi o diagnóstico de ” aneurisma da aorta ascendente 4.5 ” (aterosclerose). ? Muito Obrigado.