A ocitocina é um hormônio e um neurotransmissor que é mais conhecido pelo seu envolvimento com o parto e a amamentação. Por isso acabou sendo chamado popularmente de hormônio do amor.
Mas ele também está associado à empatia, confiança, construção de relacionamentos e desejo sexual. E isso ocorre porque seus níveis elevam quando há felicidade e excitação.
Para explicar de forma mais detalhada o que é ocitocina, e qual sua relação com o desejo sexual, compartilhamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas.
Mas afinal, o que é a ocitocina?
A ocitocina é um poderoso hormônio liberado pela hipófise posterior ou neuro-hipófise. Clinicamente falando, é um neuropeptídeo, um polipeptídeo de cadeia curta que é usado como neurotransmissor, retransmitindo um sinal de um neurônio para outro.
A ocitocina se liga aos receptores de ocitocina que podem ser encontrados nas células do cérebro, bem como no resto do corpo.
Muitas vezes referida como o “hormônio do amor” ou “produto químico do abraço”, a ocitocina desempenha um papel crucial em nossas vidas. Socialmente, nos ajuda a estabelecer conexões com outras pessoas, nos ajuda a nos sentir felizes, reduz o estresse e até aciona nossos instintos protetores.
Nas mulheres, ele é produzido principalmente no momento do parto e também durante a amamentação. A estimulação dos mamilos desencadeia sua liberação.
Durante o trabalho de parto, a ocitocina aumenta a motilidade uterina, causando contrações nos músculos do útero. À medida que o colo do útero e a vagina começam a se alargar para o trabalho de parto, há liberação de ocitocina. Esse alargamento aumenta à medida que ocorrem novas contrações.
A ocitocina também tem funções sociais. Estudos mostraram que ela impacta em comportamentos de afeto, a criação de memórias de grupo, reconhecimento social e outras funções sociais.
Além disso, a ocitocina ainda desempenha um papel nos relacionamentos de modo geral. Estudos demostraram que os níveis de ocitocina podem aumentar em humanos e cães depois de acariciar ou brincar um com o outro.
Leia também::: 10 sinais de que você está com testosterona baixa
E qual sua relação com o desejo sexual?
Em níveis normais, a ocitocina ajuda a criar o desejo de contato com seu parceiro ou parceira. Mais ocitocina é liberada durante as preliminares, especialmente em resposta ao contato pele a pele.
Isso causa uma cascata de reações que apoiam a excitação sexual, incluindo a liberação de endorfinas e testosterona.
Os nervos nas zonas erógenas ficam sensibilizados, e o contato faz com que ainda mais ocitocina inunde o corpo, aumentando ainda mais a excitação e o desejo sexual.
Além disso, os homens precisam de 5 vezes mais ocitocina do que o normal em seus sistemas metabólicos para atingir o orgasmo.
As mulheres precisam de muito mais. Quando altos níveis de ocitocina estão presentes, os nervos genitais disparam espontaneamente, causando o orgasmo.
Homens e mulheres experimentam ocitocina da mesma forma?
As mulheres geralmente têm níveis de ocitocina mais altos do que os homens. Afinal, é um hormônio chave envolvido no parto e na lactação.
Diferenças biológicas à parte, homens e mulheres parecem experimentar a ocitocina de muitas das mesmas maneiras. Facilita o vínculo com as crianças, aumenta o apego romântico e desempenha um papel importante na reprodução de ambos os sexos.
E embora a área não seja bem pesquisada, os cientistas notaram algumas diferenças importantes na forma como homens e mulheres processam a ocitocina. Por exemplo, vários estudos descobriram que, em homens, a ocitocina melhora a capacidade de identificar relacionamentos competitivos e navegar em sua resposta de luta ou fuga.
As mulheres geralmente não têm essa resposta. Em vez disso, a ocitocina tende a aumentar os sentimentos de parentesco. Isso pode ser porque a ocitocina se comporta de maneira diferente na amígdala masculina e feminina, a parte do cérebro responsável pela emoção e comportamento.
Leia também::: Compreendendo a função da tireoide
Aumente seus níveis de ocitocina
A falta de interesse nas interações sociais pode indicar que os níveis de ocitocina podem estar baixos, pois ela é um hormônio muito social e de boa sensação, que vem à tona socialmente.
Se sentir que sua ocitocina está baixa, algumas coisas podem ser feitas para aumentá-la naturalmente. O toque físico é uma das maneiras mais rápidas de aumentar os níveis no corpo. Comece abraçando, tocando, ou mesmo apertando as mãos, ou brincando com seu animal de estimação.
O exercício também é uma excelente maneira de reduzir o estresse que pode estar prejudicando seus níveis de ocitocina. Além disso, uma dieta saudável pode ajudar a aumentar os receptores do hormônio, especialmente o magnésio, que é o mineral mais importante para a ocitocina. Alimentos ricos em magnésio incluem cogumelos, pimentão, tomate, espinafre, abacate e brócolis, entre outros.
Por fim, a vitamina D é como um “pró-hormônio”, o que significa que ajuda a ativar os hormônios – incluindo a ocitocina. A luz do sol é uma excelente fonte, mas em condições ideais apenas. Por isso, a suplementação ainda é a mais indicada.
Dessa forma, esperamos que tenha compreendido o que é a ocitocina e sua relação com o desejo sexual. E para mais conteúdos como este, siga também nosso canal do Youtube!