O distúrbio hormonal é causado pela falta de determinado hormônio.
Considerando que os hormônios são elementos essenciais para a garantia de saúde, qualidade de vida e uma longevidade mais saudável, sofrer com distúrbio hormonal pode acarretar consequências nocivas para esse campo.
Podemos pensar nos hormônios como se fossem ingredientes de uma receita de bolo. Quando há demais de um determinado ingrediente, ou até mesmo a falta de outro, o produto final não sai conforme o planejado.
Segundo o artigo A importância da Reposição Hormonal, a partir dos 25 anos de idade o corpo de homens e mulheres sofre com falhas na produção de hormônios vitais para o desenvolvimento cognitivo, manutenção de tecidos e músculos e outras funções relacionadas aos órgãos sexuais, metabolismo e outros.
Embora alguns níveis hormonais sofram distúrbios devido a fatores endógenos como o inevitável envelhecimento, outras mudanças podem ocorrer devido à falta de nutrientes e outras substâncias essenciais para o equilíbrio hormonal.
Siga a leitura e compreenda mais sobre os distúrbios hormonais.
Afinal, o que é distúrbio hormonal
Hormônios são mensageiros químicos que governam todo processo de comunicação intracelular, sinalizando o momento exato em que a célula precisa executar determinada tarefa, em quanto tempo isso precisa ocorrer e de que maneira isso é realizado de maneira eficaz.
O grande problema é que, todo ser humano, a partir de seus 25-30 anos, começa a experimentar um declínio gradual da sua capacidade de produção hormonal.
Nesse sentido, o hormônio, uma molécula reguladora do metabolismo, sofre a partir desse momento distúrbios em relação à sua quantidade, acarretando problemas para suas funções e os sistemas que delas dependem.
Os hormônios não caem porque nós envelhecemos, mas sim, nós envelhecemos porque os hormônios caem!
É claro que a reposição hormonal e a manutenção de seu equilíbrio não interrompem o envelhecimento, afinal, ele é um processo fisiológico inevitável da existência humana.
Contudo, através do equilíbrio hormonal, é possível conquistar um controle desse inevitável processo, emitindo um ganho metabólico que possibilita que o processo de envelhecimento aconteça em um ritmo mais controlado.
Dessa maneira, é possível observar a redução da vulnerabilidade a doenças e comorbidades sofridas ao longo desse envelhecimento.
Como saber se você está sofrendo com distúrbio hormonal? Continue a leitura.
Distúrbio hormonal: quais os sinais para prestar atenção
Já falamos sobre o que é um distúrbio hormonal, porém, quais são os sinais e sintomas que podem traduzir, no corpo humano, esse evento?
Eles podem aparecer em todo o corpo, afetando os diversos sistemas e funções nele presentes.
Entretanto, os sinais mais comuns de distúrbio hormonal podem ser notados através de acontecimentos simples e cotidianos, como:
- Dificuldade de iniciar o sono;
- Facilidade para acordar no meio da noite;
- Dificuldade para acordar pela manhã de maneira espontânea;
- Mudanças visíveis na composição corporal, como a redução da massa magra e aumento de gordura;
- Aumento de peso;
- Fadiga e falta de energia ao longo do dia;
- Redução de colágeno aparente através de rugas e sinais na pele;
São inúmeros os sinais que podem representar o início de um distúrbio hormonal, salientando a importância para a conscientização a respeito de que não é normal estar sempre cansado ou possuir facilidade para ganhar peso ou até mesmo notar mudanças extremamente radicais com o próprio corpo.
Ao perceber que as mudanças internas e externas de seu corpo estão mudando para pior, é sinal de que seu corpo está sofrendo as primeiras consequências de um distúrbio hormonal, alertando ainda mais para a importância de lidar com a situação de maneira adequada.
Como obter equilíbrio hormonal?
Em nossa última publicação, 10 dicas para manter o equilíbrio hormonal, salientou-se a importância de hábitos saudáveis para a manutenção de importantes sistemas e funções do corpo humano.
Além disso, é sempre importante ressaltar a conscientização da população e do profissional médico a respeito da atenção a sintomas e consequências que são geradas pelos distúrbios hormonais.
Tudo isso para que, a partir do diagnóstico de um profissional com conhecimento em hormonologia, possa ser realizada a modulação hormonal adequada para cada caso.