Todo e qualquer alimento que ingerimos diariamente é composto de substâncias que podem ser boas ou ruins para nosso organismo. Entre as substâncias boas estão os nutrientes.
Um dos hábitos ideais para a manutenção de uma vida saudável é manter uma dieta balanceada, com alimentos que contenham nutrientes responsáveis por manter em bom funcionamento as funções vitais do corpo e também da mente.
É exatamente sobre eles que trataremos neste artigo. Vamos abordar quais são os tipos de nutrientes e quais são suas principais funções no nosso organismo.
Você também pode gostar de ler: https://longevidadesaudavel.com.br/nutrigenomica-prevencao-atraves-da-alimentacao/
O que são nutrientes?
Nutrientes são biomoléculas encontradas nos alimentos e que têm função vital para o funcionamento do corpo como um todo.
Essas substâncias são: proteínas, lipídios, carboidratos, água, sais minerais e vitaminas.
Esses nutrientes são fundamentais para garantir a produção de energia, um bom funcionamento do metabolismo e são também indispensáveis para o crescimento.
Através de uma alimentação rica em nutrientes é possível viver com mais energia e disposição, potencializar o sistema imunológico, prevenir uma série de doenças e garantir melhores condições de saúde de modo geral.
Importância dos nutrientes e suas funções na redução do risco de doenças
A principal forma de garantir os nutrientes que nosso organismo precisa é através da alimentação. E é também em razão da má alimentação que podemos desenvolver uma série de doenças graves e perigosas.
Para manter uma boa imunidade e boas condições de saúde como um todo é preciso estar sempre atento ao tipo de alimento que consumimos no dia a dia.
O organismo passa por reações bioquímicas que dependem principalmente de proteínas, vitaminas e minerais específicos que irão garantir a proteção e a reparação celular.
Por isso, a absorção de nutrientes é tão importante para diminuir as chances de desenvolvimento de vários tipos de doenças físicas, e até mesmo mentais, ajudando na recuperação do organismo de forma mais rápida.
Por este fato que, muitos mais importante do que pensar em quantas calorias se está consumindo por dia, é preciso dar atenção a cada alimento que será consumido, tanto por adultos quanto por crianças, e qual é a composição de cada um deles.
Tipos de nutrientes e suas funções
Os nutrientes são divididos em dois grandes grupos:
-
Macronutrientes: Proteínas, lipídios e carboidratos
Proteínas: fazem parte da composição dos tecidos, das enzimas e dos hormônios.
É através delas que ocorre o crescimento, o desenvolvimento muscular e também a formação de anticorpos.
Através da quebra das proteínas são formados os aminoácidos, que atuam na síntese de vitaminas e de neurotransmissores, como a serotonina, por exemplo.
Lipídios: são fontes de gordura que atuam como uma reserva de energia do organismo.
Também são responsáveis pela formação dos hormônios e pela constituição da membrana das células. Importante dar preferência aos alimentos com gorduras naturais, como azeite (cru e prensado a frio), abacate, coco, castanhas, manteiga e até mesmo a carne bovina.
Carboidratos: podem ser considerados como uma fonte de energia para o organismo. Uma de suas funções é aumentar o nível de glicose no sangue e fornecer energia.
Os carboidratos são divididos entre simples e complexos.
Os simples constituem vários tipos de açúcares e geralmente estão presentes em alimentos como pão, massas e biscoitos. São formados por pequenas moléculas e são mais fáceis de serem absorvidos. Eles fornecem energia de forma mais rápida e imediata, contudo costumam provocar picos de insulina e tendem a se acumular em como gordura localizada.
Os complexos demoram um pouco mais a serem digeridos. Mas não provocam picos de insulina, fornecem energia por mais tempo, dão maior sensação de saciedade, se convertem menos em gordura, e por isso, são considerados a melhor opção para a alimentação. Como exemplo, temos batata-doce, mandioca, aveia integral e lentilhas.
2. Micronutrientes: água, vitaminas, sais minerais
Água: sem dúvida, o nutriente mais importante do nosso corpo. Quase todas as reações químicas do organismo acontecem em meio aquoso.
A água transporta nutrientes para o interior das células, como sódio, potássio e cálcio, que são essenciais ao bom funcionamento do corpo.
No interior das células, a água constitui o meio que permite a mobilidade e absorção de outras substâncias. E é a água também que transporta substâncias tóxicas ou desnecessárias que devem ser eliminadas do organismo.
Ela também é a grande responsável pela regulação da temperatura corporal.
Vitaminas: Auxiliam no metabolismo celular pois favorecem reações químicas que permitem a absorção de outros nutrientes.
Sem as vitaminas nosso corpo pode enfrentar uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, desequilíbrios hormonais, retardo no crescimento, até problemas neurológicos.
São classificadas como hidrossolúveis as vitaminas que se dissolvem em água, e lipossolúveis, as que se dissolvem em lipídios e não em água.
Minerais: formação de tecidos, cicatrização e eficácia do sistema imunológico são algumas das importantes funções dos minerais para o corpo humano.
Eles auxiliam também na manutenção e reparação de ossos, músculos, e da atividade adequada do cérebro e coração. Nossas funções biológicas dependem muito da absorção de minerais.
Equilíbrio nutricional é vida!
A alimentação é a grande base da obtenção de nutrientes e da garantia de uma vida mais saudável, longa e sem doenças.
Aliás, aproveitamos para reforçar isso: a alimentação eficientemente nutritiva é de suma importância em todas as fases da vida.
Se engana quem pensa que, enquanto crianças ou mais jovens, podemos usar e abusar dos alimentos que contêm pouco ou nenhum nutriente, porque o “organismo dá conta de se manter bem” sem uma dieta saudável.
Na verdade, desde antes do nascimento, nossas condições de saúde já estão sendo moldadas pela alimentação de nossos genitores e, principalmente, pela da mãe.
Basta saber que a microbiota, uma enorme comunidade de bactérias que habita o intestino de todo ser humano e maior responsável pelo bom desempenho do sistema imunológico e pela suscetibilidade a algumas doenças, é herdada da mãe a partir da passagem pelo canal vaginal no momento do parto natural.
Ou seja, equilíbrio nutricional é mesmo sinônimo de vida e saúde.
Cuide do que você come e busque acompanhamento médico e do nutricionista para adotar hábitos alimentares saudáveis que vão contribuir com sua saúde e bem-estar.