O intestino é considerado o responsável pela produção de 95% da serotonina do corpo humano.
Ou seja, é possível considerá-lo como uma peça chave para a regulação de nosso humor, felicidade e diversas outras sensações positivas.
Além disso, o intestino também é considerado o nosso segundo cérebro, sendo responsável por funções essenciais para o bem-estar e qualidade de vida do ser humano.
Nesse sentido, considera-se a grande chave para uma vida saudável e feliz, a saúde do intestino.
Isso ocorre porque a alimentação impacta diretamente o funcionamento do corpo e da qualidade de vida, o funcionamento do microbioma, a imunidade e o cérebro, segundo estudos.
Ao longo deste artigo você compreende mais sobre a relação entre o intestino e a produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.
Afinal, qual a relação entre a serotonina e o intestino?
De acordo com a ciência, a serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT), considerada um neurotransmissor do sistema nervoso central, é na realidade, secretada predominantemente no intestino.
Como esclarecido na introdução deste artigo, estima-se que cerca de 95% da serotonina seja encontrada no intestino, principalmente nas células enterocromafins, enquanto somente cerca de 5% é encontrada no cérebro.
É possível considerar o 5-HT como uma importante molécula sinalizadora entérica, responsável pelo desempenho de funções sensório-motoras e secretoras no intestino.
Quando falamos sobre a relação entre a serotonina e o intestino, é importante considerar o papel do sistema nervoso entérico, capaz de desempenhar tarefas até mesmo por conta própria, independente do cérebro.
Tarefas estas que incluem a coordenação de reflexos e a secreção de enzimas, como por exemplo a serotonina.
Um exemplo prático disso são as “borboletas no estômago”, sensação comum que se revela quando estamos sentindo nervosismo ou ansiedade para alguma reunião ou encontro importante, por exemplo.
Isso ocorre porque as vias neurais conectam seu sistema nervoso entérico e seu cérebro, fazendo com que as sensações e sentimentos sejam transmitidos pelas funções do intestino.
Contudo, assim como toda a forma de estresse, viver no limite ou ter crises de ansiedade em demasia pode desencadear condições nocivas à sua saúde, como por exemplo a Síndrome do Intestino Irritável (SII).
Essa síndrome, é considerada uma condição relativamente comum que afeta principalmente o intestino grosso, com episódios que podem durar dias, semanas ou até mesmo meses.
Seus principais sintomas incluem cólicas abdominais e dor, inchaço e gás, diarréia e prisão de ventre.
De acordo com um estudo, possuir receptores de serotonina em seu intestino pode auxiliar no tratamento e minimização dos sintomas da SII.
Qual a importância da serotonina para o bem-estar?
A serotonina afeta todas as partes do seu corpo.
Ela é considerada um estabilizador natural do humor, ou seja, o seu bem-estar está diretamente ligado à sua presença no organismo.
É a partir da produção de serotonina pelo intestino que um indivíduo consegue dormir, comer e digerir os alimentos, por exemplo.
Ela também possui papel fundamental na regulação da ansiedade, restauração do corpo, manutenção da saúde óssea e até mesmo na redução da depressão, de acordo com estudos.
Além disso, como ressaltamos ao longo deste artigo, a serotonina desempenha um papel vital na comunicação entre o intestino e o cérebro, bem como no funcionamento adequado do seu intestino.
Os aspectos da função intestinal relacionados à serotonina, incluem a análise da sensibilidade do intestino, controlando a dor e a saciedade ao comer, quanto líquido precisa ser secretado no intestino e também a motilidade dos alimentos no intestino.
Um de seus papéis é o envio de sinais ao cérebro para sinalizar o surgimento de problemas relacionados à alimentação, como a náusea, distensão abdominal e dor, por exemplo.
Compreenda o papel do intestino para a promoção de bem-estar
“Você é o que você come” é um ditado antigo e muito popular, além de fazer grande sentido para a ciência.
Afinal, conforme compreendemos ao longo deste artigo, o intestino é considerado o nosso segundo cérebro e, além disso, o seu humor, bem-estar e diversas sensações são definidas pelo nível de serotonina existente em seu organismo – nível que é ditado pelo próprio intestino.
Nesse sentido, é necessário exaltar a importância da saúde do intestino para a promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida para todos, principalmente quando consideramos o forte vínculo existente entre os sistemas nervosos do cérebro e do intestino.
Assim, reitera-se o papel que o estilo de vida e os hábitos adotados por cada um de nós possui sobre o pleno funcionamento de nosso corpo e de todas as suas funções.
Respostas de 6
Exelente matéria parabéns dr muita luz na sua caminhada
Parabéns dr…sou seu seguidor…adoro suas matérias…. exelente s….deus seja sempre sua luz na sua caminhada
Um conteúdo importante para o desenvolvimento de nossa saúde mental e física.
Obrigado…gostaria de receber outras informações tão importantes quanto esta.
Miuito esclarecedor. Gratidão 🙏
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Muita luz em suas consultas.
Prof. Rachid, este artigo é importantissimo, muito esclarecedor sobre a conexão entre nosso cérebro e trato gastro-intestinal. Como pediatra busco orientar minha clientela a seguir um estilo de vida saudavel, fornecendo ao seu corpo nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento harmonioso.