Envelhecer sem ficar velho é possível?

Você já ouviu falar em envelhecer sem ficar velho? O tempo passa para todos. No entanto, ficar velho cada vez mais será uma opção.

Não tem nada a ver com a questão de estética. A aparência da pele é pura e simplesmente uma consequência dos cuidados que você tem com a sua saúde. Aqui, o foco está em ter não apenas um rosto mais jovem, mas todo o seu organismo.

Para saber como envelhecer sem ficar velho, continue a leitura deste artigo até o final.

Quando começamos a envelhecer?

Se levarmos ao pé da letra o processo de disfunção celular que leva ao envelhecimento, vamos observar que inicia entre os 18 e os 22 anos de idade. A partir daí, as células perdem sua capacidade de se renovar com toda exatidão.

Esse fenômeno acontece devido a deficiência da enzima telomerase. Assim, a reprodução das células, esse “defeito de fabricação” e da expressão da telomerase é a base do envelhecimento celular.

A ciência e a medicina têm evoluído muito na compreensão desse processo catabólico que chamamos de envelhecimento. Pode ser que algum dia tenhamos ainda mais poder de alterar, reverter ou suspendê-lo.

Ainda antes de sermos alcançados por tais avanços, existem providências que podemos tomar para retardar os efeitos do envelhecimento no organismo.

Tempo de fabricação X Estado de conservação

Essas duas variáveis estão paralelamente relacionadas. O dia do seu nascimento e a maneira como você cuida da sua saúde podem se encontrar ou podem se divergir.

O fato é que o processo de envelhecimento não está associado apenas ao tempo de vida, mas sim aos hábitos que a pessoa adota enquanto vive. É por isso que nosso tempo cronológico é pouco conectado ao nosso estado de conservação.

Nosso tempo de fabricação é considerado como idade cronológica, enquanto nosso estado de conservação marca a nossa idade biológica.

Leia também: O que é longevidade saudável?

Como saber minha idade biológica

Hoje, é possível aferir a idade biológica por meio de exames bem específicos. Diversos marcadores biológicos são analisados e comparados com o grupo de pessoas da sua idade, gênero, tipo físico, entre outras especificidades.

Quando você é testado em algum parâmetro, seu resultado é comparado ao desempenho da sua média da idade – igual, compatível ou pior. Após realizar essa avaliação em diferentes áreas metabólicas, é possível saber exatamente a idade biológica.

Os testes reservam surpresas a pessoas de todas as idades! Você pode ter 35 anos de idade cronológica e 50 anos de idade biológica devido às respostas metabólicas do seu organismo. O contrário também pode acontecer, caso você tenha os bons hábitos que mantém a reprodução saudável das suas células.

São as suas escolhas que definem o seu estado de conservação. Portanto, sim! Envelhecer sem ficar velho é possível!

Eu espero que você reflita sobre seus hábitos com este artigo, afinal, cada um é o maior responsável pela própria saúde. Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Recolher >>