Dormir bem afeta diretamente sua saúde mental e física. Por isso, muitos buscam formas de melhorar a qualidade do sono.
Hábitos diurnos insalubres e escolhas de estilo de vida podem fazer você se virar a noite toda na cama, o que afeta negativamente o humor, a saúde do cérebro e do coração, o sistema imunológico, a criatividade, a vitalidade e o peso.
Mas o problema para dormir é muito mais comum do que se imagina. Pesquisa do Instituto do Sono revelou que a dificuldade de dormir afeta 66,8% dos brasileiros.
O levantamento ouviu 1.600 pessoas, que responderam a um questionário virtual. Além disso, 59,4% das pessoas acordam mais vezes durante a noite.
Não à toa, as pessoas buscam formas de melhorar a qualidade do sono. E por isso, preparamos o artigo abaixo, com algumas dicas úteis para você!
Meditação e qualidade do sono
Uma revisão de 18 estudos conduzidos com um total de 1.654 participantes identificou que a prática de meditação de atenção plena foi capaz de melhorar significativamente a qualidade do sono daqueles submetidos ao programa.
Embora mais aprofundamentos sejam necessários, a conclusão da análise já aponta que se trata de uma alternativa benéfica no tratamento de distúrbios do sono. Mas por que isso acontece?
A prática da meditação tem a capacidade de desacelerar os pensamentos, aqueles que normalmente ficam pipocando na cabeça quando se deita para dormir.
Com as técnicas de relaxamento e foco aplicadas na meditação, chega-se a um estado ideal para o sono revigorante.
Ao voltar sua atenção para o momento presente, sem se preocupar com o passado ou futuro, por meio da meditação, tem-se uma oportunidade singular de explorar níveis elevados de descanso e repouso.
E para meditar, basta começar. Um dia de cada vez.
Leia também::: Hormônio do sono: conheça a Melatonina
Dicas práticas para dormir melhor
Mas felizmente algumas boas práticas podem ser utilizadas para conduzir a pessoa a uma noite de sono de qualidade, além da meditação.
Observe e coloque em prática o que estiver ao seu alcance:
Mantenha o silêncio
Prefira ambientes silenciosos ou com pouco barulho para dormir.
Pratique exercício regularmente
Fazer exercícios aumenta o gasto de energia e consequentemente, aumenta a necessidade de descanso. Evite se exercitar depois das 21 horas.
Leia antes de dormir
O recomendado é que a pessoa deite na cama somente quando estiver com sono. Contudo, ela pode aproveitar este momento para ler com uma luz mais fraca para entrar em sintonia com o sono.
Respeite o horário de dormir e acordar
Busque manter uma rotina diária de sono, indo dormir e acordando sempre no mesmo horário. Ao despertar, levante da cama e inicie seu dia.
Evite a luz da TV e celulares
A partir de determinado horário, deixe a TV e o celular de lado. A luz que emana desses equipamentos deixa o cérebro desperto.
Além das dicas acima a meditação é forte aliada no combate a falta de sono, como vimos anteriormente.
Sendo assim, meditação e qualidade do sono andam de mãos dadas rumo a uma vida mais tranquila e saudável.
Leia também::: Narcolepsia: conheça os sintomas, causas e tratamentos
Melhore suas noites de sono
Algumas dessas dicas serão mais fáceis de incluir em sua rotina diária e noturna do que outras.
No entanto, se você ficar com eles, suas chances de alcançar um sono reparador melhorarão.
Dessa forma, nem todos os problemas do sono são tão facilmente tratados e podem significar a presença de um distúrbio do sono, como apneia, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia ou outro problema clínico do sono.
Mas se suas dificuldades de sono não melhorarem com uma boa higiene do sono, consulte seu médico ou um especialista.
Por fim, esperamos que possa melhorar a qualidade do sono e, para mais informações sobre saúde, siga também nosso canal do Youtube!