Dormir bem é essencial para a manutenção da nossa qualidade de vida e também para vivenciar uma longevidade saudável. Contudo, como dormir bem, de fato?
Por ser um importante momento do dia, é preciso ter em mente que, atitudes cotidianas podem interferir positiva ou negativamente na qualidade do sono.
Assim, o sono de qualidade se obtém através de horas regulares de sono, mas também de outras ações simples e eficazes.
Você verá a seguir, dicas sobre como dormir bem e prevenir o desenvolvimento de patologias, como problemas cardiovasculares, inflamação e depressão, por exemplo.
Siga a leitura e saiba mais!
Afinal, como dormir bem?
Segundo a American Academy of Sleep Medicine, o sono é uma necessidade biológica, mas também é considerado uma ferramenta indispensável para uma longevidade mais saudável.
Contudo, como dormir bem é um questionamento amplamente feito por indivíduos em todo o mundo, que lidam com diversos obstáculos para a obtenção de um sono de qualidade.
O primeiro passo para que você consiga dormir bem é a adoção de hábitos saudáveis e cotidianos, relacionados à alimentação, gerenciamento de estresse, prática de exercícios e respeito ao ritmo circadiano.
Ao longo do dia, o ciclo circadiano envia sinais ao cérebro para o corpo alerta e em funcionamento, a fim de que, à noite, os sinais concentrem-se na tarefa de repouso do indivíduo.
Segundo um estudo, duas (2) horas de exposição solar aumentam a eficácia do sono em 80%, além de ampliar a sua quantidade em duas (2) horas. Ou seja, manter ambientes internos iluminados e aproveitar a luz do sol contribui para esse processo.
Continue a leitura e confira #5 dicas importantes sobre como dormir bem.
Dica #1 – Respeite o ritmo circadiano
Respeitar o ritmo circadiano é fundamental para a qualidade de vida.
Portanto, para que o indivíduo tenha uma boa noite de sono, é essencial que ele se deite em um ambiente tranquilo e totalmente escuro, até no máximo às 23h.
De acordo com um estudo, a exposição à luz durante a noite prejudica a produção de melatonina, o que acarreta no encurtamento da duração do sono em cerca de 90 minutos.
Para os pesquisadores, a luz do ambiente influencia significativamente os níveis de melatonina no organismo, influenciando na qualidade e quantidade de sono do indivíduo, bem como na pressão arterial e regulação dos níveis de glicose.
Nesse sentido, é possível afirmar que a escuridão é fundamental para o sono de qualidade.
Dica #2 – Evite o excesso de luz e telas no período noturno
Seguindo a indicação de que é necessário dormir em um ambiente tranquilo e escuro, evidencia-se a influência negativa que o uso de telas durante a noite possui sobre a qualidade do sono.
Segundo um estudo, focado na saúde do sono em adultos, foram encontradas evidências de influências negativas sobre o uso de celular à noite na qualidade do sono.
Para os pesquisadores, utilizar telas neste momento prejudica a qualidade do sono e também interfere na capacidade energética do indivíduo no dia seguinte.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, os brasileiros ultrapassam cinco horas de uso do celular.
Ou seja, o brasileiro usa o celular por um terço de seu tempo acordado, contudo, mesmo que a tecnologia faça parte de nossa vida cotidiana, é preciso respeitar os limites de sua utilização, procurando reduzi-lo durante a noite.
Você confere mais sobre o assunto em nosso artigo A luz azul prejudica a visão e o sono?, aqui.
Dica #3 – Mantenha uma alimentação saudável
A nossa alimentação interfere no funcionamento de todos os nossos sistemas e suas determinadas funções.
Considerando este cenário, é clara a sua influência sobre a qualidade do sono dos indivíduos.
Nesse sentido, algumas condutas relacionadas à alimentação precisam ser levadas em consideração.
De acordo com um estudo, consumir alimentos em um horário próximo ao de dormir afeta a qualidade do sono de indivíduos, mesmo que estes sejam considerados saudáveis.
Alguns exemplos de alimentos a serem evitados neste horário são: processados, com muito açúcar e gordura.
Além disso, um elemento cotidiano presente na vida de inúmeras pessoas é o café – conhecido por suas propriedades energéticas, que promovem atenção e energia.
Nesse sentido, o consumo exagerado de cafeína, próximo ao horário de dormir pode responder ao seu questionamento sobre como dormir bem…
Segundo um estudo, existem evidências que relacionam o alto consumo de café com problemas relacionados à qualidade do sono ao longo da vida, ao influenciar o funcionamento da glândula pineal, responsável por controlar o ritmo circadiano.
Dica #4 – Elimine o sedentarismo de sua rotina
A prática de exercícios físicos de maneira regular é benéfica para inúmeras áreas de nossas vidas, desde a manutenção da autoestima, até a qualidade do seu sono.
Segundo um estudo, a prática de exercício físico influencia positivamente para a qualidade do sono em idosos. Segundo os pesquisadores, após quatro semanas de intervenção, houve uma melhora significativa na duração e qualidade do sono.
Além disso, outro estudo aponta a atividade física como uma alternativa natural para o tratamento da insônia.
Dica #5 – Evite o estresse, procure relaxar!
Uma pesquisa, revelou que o estresse e a privação do sono podem ser considerados frutos de uma relação recíproca.
Nesse sentido, sentir-se estressado acarreta em noites mal dormidas, bem como a falta de sono pode gerar o aumento do estresse – ou seja, ambas as situações fazem mal para o seu organismo.
Assim, o gerenciamento do estresse pode ser considerado uma atividade indispensável para quem procura viver uma vida longeva e saudável.
Qualidade do sono e a longevidade saudável
Uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS) indicou que, atualmente, 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.
Ou seja, elas sofrem não apenas com a insônia, mas com todas as consequências que um distúrbio do sono pode trazer para sua qualidade de vida.
Nesse sentido, procurar exercitar hábitos cotidianos saudáveis pode ser uma ferramenta importante para a conquista de um sono de qualidade.
Além disso, outros elementos naturais pode auxiliar nessa conquista, como por exemplo a ingestão de própolis antes de dormir.
Segundo a ciência, dentre os 500 compostos químicos encontrados no própolis, os flavonóides são os principais responsáveis por suas atividades farmacológicas benéficas ao pleno funcionamento do corpo humano.
Assim, respondendo ao questionamento sobre como dormir bem, é possível incluir a sua ingestão.
Confira mais informações sobre o própolis e suas propriedades, aqui.
Respostas de 2
Bom dia tudo bem?
Excelente matéria.
Obrigado.
Rosali
Excelente,
Gostaria de uma dica de algum livro que fale sobre a perda de memória. Obrigada.