O colágeno é uma proteína que é comumente conhecida por sua suplementação, porém existem muitos questionamentos sobre o seu uso, como por exemplo, qual o melhor horário para tomar colágeno?
Ele é uma proteína que proporciona estrutura e elasticidade à pele. Também é responsável pela construção de ligamentos, tendões e músculos.
Contudo, com o tempo e a idade, a produção de colágeno tende a diminuir. Por isso sua suplementação é essencial para a longevidade saudável.
Continue a leitura e entenda qual o melhor horário para tomar colágeno.
Afinal, qual o melhor horário para tomar colágeno?
A suplementação de colágeno evidencia-se essencial com estudos que comprovaram a diminuição da proteína com o avanço da idade.
Contudo, até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.
Muitos podem afirmar que o melhor horário para se tomar o colágeno é à noite, um pouco antes de dormir. Isso permite que os nutrientes realizem um trabalho em nível ótimo durante o sono, período em que é liberado o GH, hormônio do crescimento.
Ainda, existem aqueles que recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.
No entanto, em falta de evidências concretas, estima-se que a eficácia da proteína continua sendo a mesma independente do horário de consumo, que pode variar de acordo com a sua rotina e preferência.
Portanto, independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, para que assim seja possível alcançar os benefícios procurados e viver bem.
Ainda assim, para poder absorver todos os benefícios desta proteína, recomenda-se que se busque o acompanhamento de um profissional que possa indicar qual é o melhor tipo e quantidade para o seu caso.
Conhecendo a importância do colágeno
Apesar de sua função mais conhecida ser a estética, o colágeno tem uma variedade grande de funções no organismo humano, sendo essencial para todos os processos.
Segundo a literatura científica, ele ainda contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações.
Cada atividade desta proteína é estabelecida por diferentes tipos de colágeno. Todos participam da formação de alguma parte do nosso corpo.
De acordo com os registros científicos, ao todo são aproximadamente 27 tipos de colágeno, que podem variar de estrutura a depender de sua formação química e função.
O colágeno tipo I, por exemplo, faz parte da constituição dos tendões e do tecido conjuntivo frouxo e denso. Os colágenos do tipo X, XI e XII, por sua vez, participam da formação da cartilagem.
Ainda que sua produção seja um processo natural do corpo humano, com o avanço do tempo, menos colágeno é fabricado e, consequentemente, problemas em articulações e de movimentação tendem a surgir.
Considerando isso, é evidente a importância de repor o colágeno não apenas por fatores estéticos, mas também pelo seu papel fundamental na locomoção e para o bom funcionamento das cartilagens.



