Como você já deve saber, o própolis possui mais de 300 compostos, que atuam como antioxidantes, auxiliando no combate e prevenção de doenças. Contudo, grávida pode tomar própolis?
Segundo a ciência, o própolis possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, além de ser anti-inflamatório e possuir ação cicatrizante.
Geralmente a substância é utilizada para evitar constipações nasais, além de proporcionar uma camada extra de proteção para o seu sistema imunológico.
Mesmo assim, a gravidez é um período delicado que necessita de acompanhamento pediátrico e obstétrico constante para que o desenvolvimento do bebê ocorra de maneira segura para ele e sua mãe.
Nesse sentido, as mulheres grávidas precisam sim tomar muito cuidado com todos os medicamentos que ingerem, sendo eles naturais ou não. Afinal, muitos deles podem ter influência no feto ou surtir efeitos diferentes em cada situação e indivíduo.
Continue a leitura para compreender mais sobre o assunto.
Própolis: de onde vem e para que serve
O própolis é um composto produzido pelas abelhas, que combina a sua produção de cera com a seiva de árvores, folhas de agulha ou sempre-vivas.
Assim, surge um produto utilizado como revestimento para a construção de suas colmeias.
Antigamente, as civilizações utilizavam o própolis por causa de suas propriedades medicinais, com a finalidade de tratar abcessos, feridas, infecções e auxiliar no processo de cicatrização.
Hoje, cientistas apontam descobertas de mais de 300 compostos em forma de polifenóis, que agem de maneira antioxidante, antibacteriana, antiviral, antifúngica e anti-inflamatória no combate a doenças e danos ao corpo humano.
Dessa maneira, é possível elencar o própolis como um poderoso antioxidante para o organismo humano.
Contudo, mesmo que seja um elemento natural, a sua indicação e ingestão necessita de orientação médica ou nutricional, a fim de que seja benéfica para o indivíduo em questão e à sua saúde.
Portanto, para que uma grávida possa tomar própolis, é fundamental que a pauta seja discutida com o seu obstetra e pediatra.
Afinal, grávida pode tomar própolis?
Ao longo deste artigo você percebeu que o própolis é um produto conhecido popularmente por seus benefícios perante a manutenção da saúde e ação preventiva contra doenças virais, como é o caso de gripes e resfriados.
Além disso, suas inúmeras propriedades são tema de estudos por todo o mundo, descobrindo funções relacionadas à manutenção do sistema imunológico.
Contudo, mesmo um elemento tão natural e repleto de benefícios, necessita de indicação especial para todos os indivíduos, inclusive gestantes.
De acordo com a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), responsável por orientar a respeito da ingestão segura de medicamentos e outros compostos que possuem ação sobre o organismo humano, não é indicado que uma grávida tome própolis sem a indicação do profissional médico que a acompanha durante a gestação.
Portanto, uma grávida pode tomar própolis, somente sob orientação médica.
Assim, fica a critério do profissional a indicação ou não da administração de própolis na rotina da gestante, principalmente em casos que envolvem gripes ou resfriados – infecções virais comuns e que podem ser amenizadas com a ingestão de própolis.
Não obstante, são recomendados outras condutas e remédios naturais para o alívio de sintomas que envolvem a constipação, como por exemplo:
- Beber líquidos em abundância, principalmente água;
- Tomar duchas com água morna;
- Não se agasalhar em excesso;
- Realizar gargarejos com água salgada morna, caso sentir muita dor na garganta.
- Manter um sono de qualidade e quantidade suficiente;
- Alimentar-se de maneira saudável, com a ingestão de frutas e verduras no cardápio.
Dessa maneira é possível evitar a ingestão de medicamentos desnecessários e que possam afetar negativamente a gestação e o bebê em desenvolvimento.
Entretanto, se a gestante sentir que sintomas colaterais, é fundamental que a imediata busca pelo seu médico seja realizada. Evite a auto suplementação e sempre procure profissionais de confiança.
Respostas de 2
Gostei
Amei as informações. Gratidão.