Quase todas as mulheres apresentam sintomas da menopausa quando atinge essa fase da vida. A maioria das mulheres considera esses sintomas administráveis e opta por não receber tratamento.
Mas quando os sintomas são particularmente graves ou prolongados, existem várias maneiras de gerenciá-los. Tais ações visam dar à mulher melhor qualidade de vida.
A menopausa é definida como o período que marca o fim dos ciclos menstruais da mulher. Essa transição ocorre quando uma mulher não menstrua há 12 meses consecutivos. Nesta fase da vida, os ovários param de liberar óvulos e de produzir hormônios estrogênio.
Como resultado, a mulher sofre diversos sintomas, que vão de ondas de calor, alterações no humor, cansaço, perda de cabelo, secura vaginal, entre outros. No artigo que compartilhamos abaixo, abordamos sobre os tratamentos para os sintomas da menopausa.
Leia também::: Ocitocina: para que serve?
Terapia Hormonal
A terapia hormonal da menopausa pode ajudar a tratar seus sintomas. Ela é usada para repor os níveis de estrogênio no corpo, o que ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e melhorar sua qualidade de vida.
Existem dois tipos de terapia hormonal: terapia hormonal sistêmica (para todo o corpo) e produtos vaginais de baixa dosagem.
A TH pode ser estrogênio sozinho (para mulheres que fizeram histerectomia) ou estrogênio-progesterona combinados (para mulheres com útero). A progesterona protege contra o câncer uterino.
Terapia Hormonal Sistêmica
As preparações de estrogênio/progesterona estão disponíveis nas formas oral, adesivo e anel vaginal para aliviar os sintomas da menopausa.
As formas adesivas são preferidas se houver um risco moderado de doença cardíaca e as formas não hormonais são consideradas para mulheres com maior risco de doença cardíaca e câncer de mama.
Produtos vaginais de baixa dosagem
Às vezes, as mulheres precisam de tratamento apenas para secura vaginal. Nesta situação, elas podem usar preparações vaginais de baixa dosagem (creme, comprimido, cápsula ou anel) que agirão apenas localmente.
Além de reduzir a secura vaginal, essas preparações podem ajudar a reduzir a frequência de infecções do trato urinário. Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir irritação vaginal e sangramento.
Leia também::: Hábitos que afetam negativamente a tireoide
Hormônios bioidênticos
Os hormônios bioidênticos são idênticos aos hormônios que as mulheres produzem em seus corpos.
Eles às vezes são chamados de hormônios “naturais” – embora sejam produzidos em laboratório – porque vêm de fontes vegetais antes de serem alterados para serem como hormônios humanos. Nem todos os hormônios produzidos a partir de fontes naturais são bioidênticos.
Mudanças no estilo de vida
Alguns dos sintomas da menopausa são mais bem tratados por meio de mudanças no estilo de vida.
Exercício e uma dieta saudável com uma quantidade adequada de cálcio ajudam a diminuir os riscos de osteoporose e doenças cardíacas.
Outras mudanças de estilo de vida a serem consideradas incluem:
- Pare de fumar
- Menor consumo de álcool
- Apontar para 30 minutos de exercício cinco dias por semana
- Controle de peso saudável
- Mamografia anual
- Gerenciamento de estresse
Diagnóstico para Menopausa
Embora a menopausa não seja uma doença, é aconselhável consultar o seu médico quando a menstruação terminar. Um médico pode fazer algumas perguntas para confirmar se o motivo dessa mudança é a perimenopausa ou a menopausa.
Por fim, esperamos que tenha compreendido sobre os tratamentos existentes para os sintomas da menopausa e, para mais informações como esta, siga também o Longevidade Saudável no Instagram.
Uma resposta
Dr, eu fiz histerectomia com 49 anos, nunca fiz reposição hormonal. Mas ultimamente tenho sentido vários sintomas que correspondem a menopausa. Gostaria de saber se posso fazer a reposição, tenho hipotireoidismo TB. Quero uma qualidade de vida melhor. Obrigada pela atenção. Há, hj tenho 63 anos e sou bem ativa, só ando desanimada c as dores pelo corpo.