Você sabe o que o conceito de Nutrigenética significa?
Dentro da Nutrição, existem diversas áreas para auxiliar os profissionais da saúde a cumprir o objetivo de fornecer componentes fundamentais para que organismos e células atuem em pleno funcionamento.
Nesse universo, a importância do uso de testes nutrigenéticos torna-se cada vez mais evidente, popularizando-se entre os nutricionistas e outros profissionais da área.
Continue a leitura e entenda mais sobre a nutrigenética e sua função para promover qualidade de vida.
Afinal, o que é Nutrigenética?
Este ramo da ciência utiliza informações genéticas dos pacientes para avaliar características com o intuito de elaborar condutas clínicas mais assertivas, de acordo com o DNA de cada pessoa.
Ela busca promover o atendimento personalizado com base nos dados de cada paciente, chegando, dessa forma, a resultados mais efetivos e concisos.
Segundo a literatura, o termo Nutrigenética foi usado pela primeira vez em 1975 pelos Doutores Brennan e Mulligan no livro intitulado Nutrigenetics : new concepts for relieving hypoglycemia.
No texto, os autores abordam a importância no controle da ingestão de açúcar para manter a boa saúde, além de evidenciar que o uso de dietas e suplementos para cada tipo de paciente é a chave para prevenção de doenças.
No entanto, o termo Nutrigenética ganhou destaque a partir do Projeto Genoma Humano, quando foram desvendados os genes que formam o organismo da espécie humana.
Nas duas últimas décadas, profissionais da área passaram a se debruçar sobre o efeito que os genes têm na alimentação e qual o seu papel na saúde de um indivíduo.
Cada vez mais, as variações genéticas individuais são levadas em conta na determinação da conduta medicinal para cada pessoa.
Além dos parâmetros já analisados anteriormente (bem fundamentados numa análise detalhada para os aspectos nutricionais), o DNA começou a ganhar espaço na observação das necessidades específicas de cada pessoa.
Compreenda a relação entre nutrição e DNA
O ácido desoxirribonucleico, conhecido como DNA, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.
Além disso, o DNA é responsável por transmitir as características hereditárias de cada ser vivo.
Em poucas palavras, o DNA coordena quem somos e como somos.
Considerando este cenário, para poder alcançar o bem estar é preciso compreender o nosso DNA e quais são as suas particularidades.
Em todas as áreas da saúde, o DNA de cada pessoa é levado em consideração, sendo utilizado para encontrar as causas de uma determinada patologia e seus possíveis tratamentos.
No caso da nutrição, a análise do DNA individual permite construir um planejamento alimentar distinto para cada pessoa.
Nossos genes podem ser “ligados” ou “desligados” em resposta a sinais específicos, entre eles a presença de nutrientes e outros compostos fornecidos pelos alimentos.
Sob esse ponto de vista, é possível entender que determinados alimentos ou padrões dietéticos podem influenciar a forma como o organismo controla a função dos diversos genes.
Como a Nutrigenética pode auxiliar na sua conduta nutricional?
Visto a importância da personalização das recomendações nutricionais, a Nutrigenética traz uma maneira mais precisa de incorporar a solução para a vida das pessoas.
Com o aprofundamento que os métodos atuais modernos nos permitem no funcionamento do ser humano e de suas necessidades, é possível manter um tratamento eficiente para prevenir patologias diversas, tanto físicas quanto psicológicas.
Dessa maneira, ao invés de ingerir alimentos que achamos que podem ajudar, podemos manter uma dieta baseada nas necessidades do DNA de cada um.
Dessa maneira, consequentemente permitimos o indivíduo de alcançar o bem-estar e a qualidade de vida através da incorporação de hábitos relacionados a sua alimentação cotidiana, colocando em prática a nutrigenética.