Afinal, como saber se estou na menopausa?
Se você estiver pesquisando essa questão no Google, provavelmente está começando a manifestar sintomas que anunciam a fase de climatério, que consiste na transição para a menopausa.
Neste artigo explicamos em detalhes 17 sinais que podem estar associados à queda dos níveis hormonais.
Para saber mais sobre o tema, basta seguir a leitura.
Como saber se estou na menopausa? Conheça 17 sinais que podem estar associados ao quadro
Em um belo dia você acorda, se arruma e começa a trabalhar. Tudo ocorre normalmente, até que, no meio da reunião com os demais colaboradores da sua empresa, você começa a sentir dificuldade de concentração.
Na verdade, esse não é o único sintoma. As últimas noites não têm sido tão relaxantes assim. Já faz algum tempo que você não dorme direito e, além disso, acorda por conta de suores noturnos que atrapalham a sua noite de sono.
Outra área de sua vida que não vai tão bem assim é a sexual. Já faz algum tempo que a sua libido está baixa e, por conta disso, você e o seu parceiro não estão mais mantendo relações íntimas.
Alterações menstruais também passaram a acontecer, no entanto, foram tão sutis que você nem percebeu. O volume menstrual apresenta modificações e você tem percebido escapes no meio do ciclo.
Tais sintomas começaram a lhe trazer dúvidas e, por isso, você digitou no Google “Como saber se estou na menopausa?” ou algum outro questionamento similar.
Acertamos?
O que você está sentindo é frequente entre mulheres por volta dos 45 anos. No entanto, como sempre ressaltamos, a menopausa ou o climatério produzem efeitos que não podem ser considerados como “normais”.
Tal período é compreendido por muitos indivíduos e, infelizmente, alguns profissionais da saúde, como uma regra, algo que há de acontecer com todas as mulheres, sendo um momento que marca o “fim” da vida feminina.
Dessa forma, as mulheres são condicionadas a aceitar todos os efeitos provocados pela menopausa e pelo climatério, demonstrando uma diminuição preocupante da qualidade de vida.
No entanto, neste artigo, queremos ressaltar a importância do entendimento de que não é normal conviver com os sintomas do climatério e da menopausa. Tal quadro merece um olhar individualizado dos profissionais da saúde com conhecimento em hormonologia.
Conheça, abaixo, 17 sinais estão associados ao climatério e à menopausa:
1. Amenorreia secundária em mulheres com mais de 35 anos por período superior a seis meses:
A amenorreia secundária se caracteriza pela cessação do ciclo menstrual por 6 meses ou mais, ou então por três ciclos menstruais após o estabelecimento dos ciclos regulares.
2. Fogachos:
De forma errônea, os fogachos costumam ser considerados os principais sintomas da menopausa. Eles provocam sensação de calor, transpiração e ruborização da pele, principalmente no rosto.
3. Sudorese noturna:
A sudorese noturna também costuma ser um sinal relacionado à menopausa, interferindo negativamente na qualidade do sono da mulher.
4. Insônia:
A insônia na menopausa é relativamente comum e um dos principais agravantes na saúde física e mental da mulher, visto que o sono controla diversos processos fisiológicos importantes.
5. Labilidade emocional:
As alterações de humor na menopausa são provocadas por conta da desregulação hormonal. Tal perturbação produz prejuízos significativos no convívio social.
6. Ressequidão vaginal:
A ressequidão vaginal é outro efeito produzido pelo desequilíbrio dos hormônios na menopausa, principalmente por conta da diminuição do estrogênio, causando desconforto principalmente no contato íntimo.
7. Dispareunia:
A dispareunia se caracteriza pela dor durante o ato sexual e é uma consequência da secura vaginal, conforme comentado no tópico acima.
8. Declínio cognitivo:
O declínio cognitivo é uma consequência bastante grave do Declínio Gonadal Feminino e pode ocasionar, por exemplo, esquecimento de atividades diárias importantes.
9. Fragilidade imunológica:
A imunidade de um indivíduo está intimamente relacionada ao equilíbrio hormonal. Como vimos até aqui, durante a menopausa os hormônios sofrem uma verdadeira anarquia, ocasionando, em consequência, prejuízos na imunidade da mulher.
10. Ressecamento da pele:
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das principais alterações hormonais da menopausa é a diminuição da produção de estrogênio. Com isso, é ocasionado a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele, e do colágeno, que assegura firmeza.
11. Queda de cabelos:
As alterações hormonais da menopausa também influenciam diretamente na queda capilar.
12. Aumento do peso total:
Na menopausa existem mudanças importantes devido à queda na produção dos estrogênios, hormônios fundamentais para modular o balanço energético e o metabolismo. Isso não só dificulta o emagrecimento como pode provocar aumento de peso.
13. Aumento do percentual de gordura:
Como vimos anteriormente, a queda na produção dos estrogênios colabora para o desequilíbrio do balanço energético e do metabolismo, contribuindo para o aumento percentual de gordura.
14. Perda de massa magra:
A perda de massa magra também é uma consequência do desequilíbrio hormonal na menopausa.
15. Perda de massa óssea:
Estudos mostram que mulheres na pós-menopausa apresentam uma diminuição acelerada da massa óssea após a última menstruação, a qual pode ser até 10 vezes maior do que a observada no período de pré-menopausa
16. Redução da libido:
Uma das principais queixas das mulheres no climatério é a falta de libido e desejo sexual.
17. Comprometimento da qualidade de vida:
Como vimos, a menopausa contribui, através de inúmeros sintomas, para o comprometimento da qualidade de vida da mulher.
As 3 fases do climatério: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa
Em cada ciclo menstrual, a hipófise libera o hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante, responsáveis pelo desenvolvimento dos folículos. Além disso, eles também produzem estrogênio e progesterona, hormônios importantíssimos para a saúde da mulher.
É por volta dos 30 anos que o metabolismo feminino começa a apresentar sinais de desaceleramento. Quando as quedas hormonais não são tratadas com a devida atenção, é nessa fase que as mulheres podem perceber maior facilidade em aumentar o peso.
Por volta dos 35 anos, inicia-se na vida de uma mulher uma fase chamada de climatério, que se prolonga até os 65 anos.
À medida que os 40 anos se aproximam, ocorre a queda da fertilidade, bem como o declínio no nível de estrogênio no sangue, o que diminui a quantidade de colágeno e elastina na pele, reduzindo sua firmeza e acelerando o processo de envelhecimento.
Por volta dos 48-52 anos, começam a ocorrer falhas na menstruação e, a partir daí, verificamos a parada total do ciclo menstrual, chamada de amenorreia secundária. Quando isso ocorre, os ovários entram em esgotamento, ocasionando então aquilo que chamamos de menopausa.
Os sintomas que listamos anteriormente se atrelam ao climatério, que pode ser compreendido através de 3 fases.
- Perimenopausa
Nesse estágio começam a acontecer mudanças fisiológicas e clínicas, tendo como marca principal a queda do estrogênio. Dessa forma, são percebidas irregularidades no ciclo menstrual. Em momentos mais avançados, a mulher passa a perceber ondas de calor, insônia, aumento de peso, mudanças de humor, queda de libido, ressecamento vaginal, além de outros sintomas que podem ser percebidos de acordo com cada paciente.
- Menopausa
A menopausa é reconhecida quando a mulher tem seu ciclo menstrual interrompido por 6 meses ou mais, resultado da perda de atividade folicular ovariana.
- Pós-menopausa
Quando a mulher não realiza adequadamente o tratamento de reposição hormonal, é comum ocorrer um agravo dos sintomas climatéricos listados anteriormente.
Além disso, quando não tratada, existem várias complicações de saúde associadas à pós-menopausa.
Estudos indicam que durante o período de transição da menopausa, a queda do estrogênio leva a mais reabsorção óssea do que à formação, resultando em osteoporose. A principal ameaça à saúde da osteoporose são as fraturas osteoporóticas.
Além disso, um estudo realizado em 2010 verificou que em mulheres na pós-menopausa, as mudanças no sistema imunológico têm sido atribuídas à privação de estrogênio.
Outra questão importante foi avaliada em um estudo publicado em 2020 na revista American Academy of Neurology, o qual indicou que mulheres de meia-idade têm mais chances de apresentar alterações no cérebro relacionadas ao Alzheimer, mesmo quando não há sinais de mudanças no que diz respeito ao raciocínio e a memória. Segundo os pesquisadores, a descoberta pode estar ligada ao período da pós-menopausa, quando o estrogênio deixa de ser produzido.
Tendo em vista todas as informações citadas ao longo deste artigo, ressaltamos a necessidade de se preocupar com a menopausa já na adolescência.
O quão antes tiver a oportunidade de começar, mais suave será a transição dessas fases marcantes relacionadas à fisiologia feminina.
Normalizar tais prejuízos à qualidade de vida não é a postura esperada de um profissional da área da saúde em pleno século XXI. Todas às vezes que lidamos com determinados tipos de sintomas, precisamos investigar aquilo que está sendo um fator-chave para ocasioná-los.
A menopausa representa uma verdadeira “anarquia hormonal” e carece de atenção especial, de modo que a qualidade de vida da população feminina não sofra interferências.
Assim, a terapia hormonal individualizada tem ação fantástica e com ela, se consegue restaurar a saúde e a vitalidade da mulher.
Se você deseja saber mais sobre a menopausa e o climatério, acompanhe os artigos publicados em nosso blog!
Respostas de 54
Boa tarde
Tenho 54 anos, estou na altura da menopausa, já não tinha menstruação ha uns 6 meses, e no mês de março veio durante 3 dias.
Gostaria de saber se nesta fase posso engravidar?
Obrigado
estou com 53 ,não tinha regra por mais de um ano ,agora comecei reposição hormonal e voltou . O q fazer 🙄
minha menstruação está estranha, rosada e marrom, e bem fraquinha, é normal, obrigada pela atenção, meu nome é Adriana Bezerra
Eu estou sem menstruar a mais ou menos uns 3 anos, antes disso minha menstruação vinha um mês, dois não, até que parou de vez, no começo senti anto calo, suador, insônia, mas qdo parou de vez de descer esses sintomas tbm pararam, desejo sexual não modificou mto não, não fui ao médico, pois não sinto nada. Tenho 49 anos
Tenho 48 anos minha menstruação já não vem uns 2 anos , será que já entrei na menopausa,tem algum risco de engravidar?
Sim pode engravidar difícil mais pode , procure um médico de confiança
Olá tenho 44 anos, há 2 mêses q não menstruo. Fiz alguns exames, lh deu 41,99
Proclatina 11,9
Progesterona 0,50
Estádio 178,4
Tsh 0,959
Peroxidase 32
T3 livre 3,3
T4 livre 1,05
Fiz exame de anticoagulante lupico e deu alterado.
Com esses resultados será q estou na menopausa?
Vá num bom médico ! E se necessitar fazer reposição por implante da elmeco o melhor para mulher
Está menstruando ? Se sim estradiol ele flutua muito , na fase 5 dias a 8 após menstruar sente mais desejo ? Se sim está normal ainda
Fiz 50 anos e tem cinco meses q não vem minhas regras já estou na menopausa
Tenho 49anos e tenho muito calor na cabeça, acordo com a cabeça toda suada. Faz 01 mes que ñ menstruo será que tô na menopausa, tem perigo de engravidar?
Tenho 47 anos e minha regra n vem a cinco meses.e deu dois sinais de que estava vindo e parou.será que já estou na menopausa?e será que corro risco de engravidar?nesse período?e pq deu esse sinal
Tenho 46 anos estou 12 dias menstruada meu normal e 3 dias isso é sinal da menopausa?
tenho 44 anos tomava anticoncepcional a quase 2 anos mais vai fazer um mês que não tomo e não desceu minha menstruação sinto dores nos pés nas panturrilhas calor sempre tive mais tbm pra ressecados e queimando as vezes mais minha cidade e muito quente posso te na menopausa
Nao me resta duvida, estou menopausa. Sinto fogachos terríveis, insônia, alteração no humor , isto tudo ja um 1 ano atrás , agora minha menstruação ja nao vem 3 meses, ela sempre foi muito certinha, tenho 43 anos.
Tenho 45 anos e a primeira vez que minha menstruação não vem estou precupada porque fazia 3 anos que tive uma gravidez de gêmeos
olá. tenho 42 e estou com os mesmos sintomas. Minha menstruação sempre foi certinha e ultimamente estava falhando. agora não está vindo mais e nem sinal dela.
| Oi, seu site é maravilhoso, seus artigos estão melhores do que muitos que encontramos na em outros sites! Saiba que seu blog é uma grande fonte de dados .
Tenho 49 anos têm um mês que não menstruo,sinto calor e frio esporadicamente. Não sei como está meu libido,pois fazem anos que não tenho relações.
Pode me indicar um tratamento?
Uai como não sabe da libido ? Não sente desejo ? Libido não tem a ver com ter relacionamento e sim vontade de fazer sexo ..
Olá , eu gostaria de me inscrever no seu blog para obter atualizações rapidamente . Como posso fazer minha inscrição? Você pode me auxiliar?
Tenho 53 para 54 anos esse mês senti todos sintomas que iria menstruar mais só veio um pingo só uma machinha fez não tenho calores nada mudou em .eu corpo será entrei na menopausa?
obrigado 🙏
Tenho 49 anos a 3 anos atrás não menstruo mais, porém sinto deve enquanto um valor na cabeça, isso pode ser pós menopausa?
Bom dia,
Eu faço reposição hormonal, mais a cada 2 meses alguns sintomas volta, essa semana mesmo minha pressão subiu, tive aceleração e muita falta de ar parece que não vou conseguir respirar e vou morrer, como uma ansiedade e ontem também quando fui ao banheiro quem estava chegando, a menstruação, tipo borra…. nunca pensei que seria tão difícil essa fase, pois todas as mulheres da minha família só sentiam calorão.
vc sente algum mal estar?
ola vou fazer 41 ano em maio janeiro desse ano veio dia 5 de janeiro e 30 de janeiro duas vezes dai era pra vim agira fim de fevereiro e ainda nao veio cinto calor inchaço ,sera q ja estou entrando no climaterio me responde por favor.
Eu tbm estou assim. estou com sintomas de menopausa
tenho 52 anos,parei de menstruar há 1ano do nada,minha menstruação vinha normal até então,meus sintomas são poucos não me incomondaoso tenho medo de ingravidar, é possível?já que meu namorado tem 38 anos, porquanto tempo corro esse risco? não tomo nem um remédio de forma alguma aliás não tomei anticoncepcional….se puder me responder obrigada
tenho 53 há 5meses começou um calor insuportável parece um fogo me queimando ,faz 2 meses que a minha menstruação não desce e tô com um nervoso fora do comum ,a.minha vida sexual tá cada vez melhor tenho muito desejo, isso tudo é normal ou não
tenho 53 anos e há 5meses começou um calor insuportável parece um fogo me queimando ,faz 2 meses que a minha menstruação não desce e tô com um nervoso fora do comum ,a.minha vida sexual tá cada vez melhor tenho muito desejo, isso tudo é normal ou não
tenho 53 anos e há 5meses começou um calor insuportável parece um fogo me queimando ,faz 2 meses que a minha menstruação não desce um nervoso fora do comum ,a.minha vida sexual tá cada vez melhor tenho muito desejo, isso tudo é normal ou não
Boa noite em 2019 eu tomava cerezate aí fiquei sem menstruar percebi perdi o libido e comecei a ter queda de cabelo couro raleiou parei com o cerezate fiquei muito tempo sem menstruar voltou a menstruação mas continuou queda cabelo sem libido secura varginal frio e calor no mesmo tempo
tenho 52 anos tomo anticoncepcional assim que acaba o remédio 5dias depois a minha menstruação descia normal hj e dia 23 e até agora nada sentir todos os sintomas como dor de cabeça TPM e tal mais a menstruação nada estou mim sentindo meio que inchada como se eu tivesse comido demais calor bm pouco as vezes nem acho que é por causa da menopausa pois o Rio de janeiro e quente mesmo.desejo sexual não mudou nada será que estou na menopausa mesmo? eu até acredito que sim pois ela é muito certinha nunca faltou mim responda se possível for obrigada
tenho 52 anos tomo anticoncepcional assim que acaba o remédio 5dias depois a minha menstruação descia normal hj e dia 23 e até agora nada sentir todos os sintomas como dor de cabeça TPM e tal mais a menstruação nada estou mim sentindo meio que inchada como se eu tivesse comido demais calor bm pouco as vezes nem acho que é por causa da menopausa pois o Rio de janeiro e quente mesmo.desejo sexual não mudou nada será que estou na menopausa mesmo? eu até acredito que sim pois ela é muito certinha nunca faltou mim responda se possível for obrigada
Olá tenho 43 anos no próximo mês completo 44, e minha menstruação veio e fevereiro dia 23 por aí, e no meio do ciclo eu tive escape menstrual por dois dias, estou com minha libido zero, e tenho percebido também dificuldade pra pegar no sono, calorão e bem difícil eu sentir quando sinto é de manhã cedo.tenho tudo alteções no humor, será que estou na perimenopausa?
Ola eu completei 42 anos hoje dia 23/julho sentou muito calor a minha menstruação 🩸 já está começar mudar só estou com muita dor da bexiga dor de cabeça o que eu nunca senti a anos será que já estou em peri menopausa ?
tenho 47 anos, fiz laqueadura há 10 anos e 1 vez meu ciclo, veio marron clarinho misturado com um rosado claro, mas muito pouquinho. Será q estou entrando na menor pausa? Me Responda Por Gentileza. Gratidão 🌻
boa noite
faço 48 anos esse mês de agosto e minha menstruação e normal nunca faltou. Mas agora vem 2 vezes por mês e é bastante dolorosa.
oi tenho 52 anos , minha menstruação sempre foi certinha, não tomo nenhum anticoncepcional, mas há 6 meses comecei a sentir muito calor acima do normal, sudorese noturna, queda de cabelos. Minha menstruação não desceu esse mês, será que é o início da menopausa . morro de medo de estar grávida. queria saber para as mulheres que passaram por isso como começa a menopausa. se é exatamente isso a menstruação simplesmente não desce quando tinha que descer?
Oi tenho 46 anos, quero saber se os sintomas da pré-menopausa a mulher sente dores abdominais,e nos seios,porque estou sentindo muitos desconfortos no corpo,e a minha menstruação era pra vir no final do mês e veio hoje dia 21,será que é a chegada da menopausa, me ajudem a esclarecer as minhas dúvidas.
Boa noite! tomo anticoncepcional ha 20 anos, tenho 45 anos, menstruei 02 vezes este mês, na segunda foi aquele fluxo intenso com coágulos de sangue o que pode ser?sempre quando paro o anticoncepcional era normal.mim responda por favor.
Olá, tenho 49anos, minha menstruação vinha normal até mês passado, já são 14 dias em outubro e até agora não parou.
o que sinto é um pouco de dor de cabeça que vem e logo passa, com mudanças de humor.
Será que já é menopausa, o que devo fazer?
Oi …tenho 53 anos fiquei 6meses sem menstruar e agora faz quatro dias que estou menstruada está descendo muito sangue e muita cólica, dores de cabeça e mau estar, estou com todos sintomas da menopausa não durmo mais direito muita dores no peito e muita ansiedade, calorão, tem horas que penso que vou morrer, mudança de humor e não tenho vontade más de sair de casa…. esperando sua resp🙏
eu estou com 56 anos agora que começou um calorão estou entrando na monopausa
Boa tarde. Tem um período da vida que nos livramos de todos estes sintomas? Faço reposição com estrogenio. Pesquisei e vi que pode desaparecer em média, de 5 à 10 anos. Ou fica para sempre? Obrigada!
Bom dia eu amei sobre o assunto menopausa e andropausa.
Boa noite!
Tenho 40 anos e comecei a perceber desregular minha menstruação já 1 ano atrás. Os calores noturnos, a secura vaginal, coceira pelo corpo e na virilha, fogachos durante o dia, além do ganho de peso gradativo e a gordura abdominal que não some por nada… Incomoda demais.
Fiz todos os exames hormonais, e minha médica disse que estou no início, mas não quer entrar ainda com reposição hormonal.
Será que ela está certa? Ou devo buscar nova opinião?
Tenho 54 anos, fiquei sem menstruar aos 37 anos. Ultimamente, estou sentindo sudorese noturna, mal estar, fraqueza, tremor, indisposição. Será que é menopausa? Obrigada
Bom dia estou com 46 anos e faz um ano que não fico mais menstruada fui no médico ele falou que e menopausa eu tenho muito calor eu sinto uma tristeza e me dá os calorão a noite e pior tenho que tomar banho e trocar a roupa eu não gostaria de fazer reposição de hormônio tem alguma coisa que eu possa tomar eu emagreci muito agora estou começando a engordar.
obrigada
Eu tenho 37 anos e desde julho do ano passado tenho menstruado sem pausa ,já fiz ecografia transacional e deu tudo bem ,já tomei injeção mensade elanticoncepcional junto com o uso tbm de ciclo 21 e não resolveu, tomei imjecao da trimestral tbm não resolveu e desde novembro venho tomando DESOGESTREL E A menstruação ainda não parou ,8 meses menstriando,ontem no hospital a médica disse que há possibilidade de estar em uma pré menopausa, já não sei oq fazer realmente pq pode ser, já fiz uso de acido mefenamico e ácido trasenamico tbm .Estou sofrendo muito.
tenho 45 anos e já estou com ressecamento vaginal e falta de libido nunca engravidei meu esposo tem poblemas não consegue engravidar tenho chance de engravidar??é possível
oi doutor minha mestruaçao naao vemmmas cinco meses sinto muito suador a noite nao durmo muito calo tenho 47 anos vou 48 anos entrei menoupaa senhor acha devo repor hormonal
tenho 58 anos faz quatro anos que sinto os 16 sintomas da menopausa falta de libido,secura vaginal,valores e frios idem, depressão,dores de cabeça,insônia, taquicardia, ressecamento na pele,queda de cabelo,quebra das unhas,dores nas articulações mal estar,ganho de peso.duas vezes usei Diu mirena para TPM, enxaqueca,cólicas e blenorragia fiz em2022 coloquei implante com progesterona, estradiol,vitamina D e testosterona só resolveu por seis meses o profissional não acertou comigo. não e fácil.agora estou realizando outros exames específicos de laboratório e ressonância entre outros.Espero acertar.estou cansada.
tenho 48 anos, derrrepente começou um fogo em meu corpo , fico nervosa já tenho muita ansiedade, será se já tou na menor pausa ,? minha menstruação vem certinho nunca falhou