Não é segredo para ninguém que manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de aumentar sua expectativa de vida. Afinal, cuidar bem do corpo e da mente é essencial para que possamos viver mais.
Mas mais que viver longos anos, é preciso que o envelhecimento também seja saudável: devemos viver mais, e também aproveitar os anos a mais que teremos. E isso está diretamente ligado à forma nos cuidamos ao longo do tempo.
Afinal, o estilo de vida que levamos também impacta na qualidade da nossa saúde. Quando melhor forem os cuidados, em melhores condições físicas e mentais estaremos em nossa longevidade.
No artigo que compartilhamos abaixo, falamos mais dessa relação entre estilo e expectativa de vida, e o que a ciência tem a nos dizer. Confira!
O que diz a ciência?
Um estudo conduzido pelo projeto UK Biobank, do Reino Unido, coletou dados sobre fatores de saúde e estilo de vida dos participantes.
O Biobank inclui informações de 480.940 adultos, com idade média de 58 anos, e neste estudo, eles foram acompanhados por uma média de sete anos.
A condição mais comum observada nos participantes foi a hipertensão arterial, afetando quase um em cada três homens (29,6%) e um pouco menos (22,7%) mulheres. Asma, câncer, diabetes, angina, depressão e enxaqueca também foram comuns.
Uma em cada cinco pessoas, ou 93.746 no total, tinha pelo menos duas condições de longo prazo e foi classificada como tendo várias condições.
O estudo considerou quatro fatores de estilo de vida:
- atividade física
- tabagismo
- dieta
- consumo de álcool
Os autores estimaram a expectativa de vida dos participantes e ajustaram os resultados para fatores como privação, índice de massa corporal e etnia. Eles compararam a expectativa de vida de pessoas com e sem múltiplas condições.
Leia também::: Qualidade de vida: como conquistá-la?
O que o estudo mostrou?
Os pesquisadores descobriram que estilos de vida saudáveis levaram a aumentos semelhantes na expectativa de vida, independentemente de alguém ter ou não várias condições. Quanto mais saudável o estilo de vida, maior o aumento da expectativa de vida.
Além disso, o estudo descobriu que:
- para aqueles sem múltiplas condições, um estilo de vida muito saudável aumentou a expectativa média de vida aos 45 anos em 7,6 anos nos homens e 6,5 anos nas mulheres – em comparação com os estilos de vida menos saudáveis
- para aqueles com múltiplas condições, o mesmo estilo de vida saudável trouxe um ganho semelhante na expectativa de vida: 6,3 anos em homens e 7,6 anos em mulheres
- o tabagismo foi o fator de estilo de vida mais influente: aos 45 anos, os fumantes teriam uma expectativa de vida de 5 a 6 anos a menos do que os não fumantes
- atividade física regular aumentou a expectativa de vida entre 0,9 anos (em mulheres sem múltiplas doenças) e 2,5 anos (para homens com múltiplas doenças)
- dieta saudável e ingestão de álcool mostraram menos efeitos sobre a expectativa de vida
No geral, os pesquisadores concluíram que um estilo de vida saudável pode reduzir o impacto de várias condições na expectativa de vida.
Melhora da saúde mental
Outro estudo, bastante recente e publicado em abril de 2022 na revista médica The BMJ mostrou que ter um estilo de vida saudável também está ligado a uma redução no número de anos que alguém pode viver com a doença de Alzheimer no futuro.
Nele, os cientistas usaram informações de 2.449 voluntários americanos com 65 anos ou mais. Esses voluntários relataram o que comiam, com que frequência faziam atividades como ler ou fazer palavras-cruzadas e quanta atividade física participavam. Eles também disseram aos pesquisadores se fumavam e quanto bebiam.
Pessoas com um estilo de vida saudável eram mais propensas a viver mais do que aquelas com um estilo de vida não saudável. Em média, o número de anos vividos com Alzheimer foi menor do que aqueles com estilos de vida saudáveis mais pobres.
Importante lembrar que a doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, uma condição progressiva com consequências devastadoras para milhões de pessoas em todo o mundo. A chance de desenvolver uma doença como o Alzheimer é afetada por uma mistura complexa de idade, genética e outros fatores de estilo de vida.
Embora pesquisas sugiram que viver um estilo de vida saudável pode ajudar a evitar a demência, também pode levar as pessoas a viver mais, o que por si só é um fator de risco para a doença.
Leia também::: Como aumentar os telômeros?
Tenha um estilo de vida saudável
Se você ainda não tem um estilo de vida saudável, não há mais um minuto sequer para retardar seu início. E isso vale para qualquer pessoa, independente de sua idade. Desde jovens, até pessoas que já curtem sua aposentadoria, devem se alimentar corretamente, praticar atividades físicas regulares, ficar longe do estresse e ter boas e reconfortantes noites de sono.
Tais medidas, como deixam claro os estudos que apresentamos acima, contribuem de forma significativa para uma maior expectativa de vida, com saúde e disposição. Afinal, mais que viver mais anos, eles devem ser vividos com qualidade.
Por fim, esperamos que o artigo sobre a relação entre qualidade de vida e longevidade saudável tenha sido claro e, para mais informações como esta, siga também nosso canal do Youtube!