Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o colágeno e seus benefícios.
Contudo, ainda fala-se pouco dos diferentes tipos de colágeno. Você conhece a diferença entre o colágeno tipo 1 e tipo 2?
As articulações são partes do sistema ósseo que fazem a ligação entre dois ossos, permitindo que o corpo faça os mais diversos movimentos como caminhar, agachar e subir escadas sem dor.
Para que isso aconteça, o organismo precisa de boas quantidades de colágeno, uma proteína presente na composição das articulações e dividida em vários tipos, como o tipo I e o tipo II.
Continue a leitura e entenda qual a diferença entre o colágeno tipo 1 e o tipo 2.
Afinal, qual a diferença entre o colágeno tipo 1 e o tipo 2?
O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele.
Essa proteína, na realidade, é um conjunto de vários tipos de proteínas do corpo que, quando juntas, formam o colágeno específico para uma certa área e função no corpo.
Segundo a literatura científica, ao todo são aproximadamente 27 tipos de colágeno, que podem variar de estrutura a depender de sua formação química e função. Alguns tipos de colágeno, caso por exemplo dos I, II, III, V e XI, são formadores fibrila de colágeno, por isso suas características principais são a formação de fibras para sustentação dos ossos.
Apesar dessa grande variedade, o corpo humano armazena em maior quantidade o tipo I, conhecido como colágeno nativo. Sozinho, ele é responsável por quase 90% da produção da massa óssea e é o tipo encontrado em tendões, pele, ligamentos, córnea e outros tecidos conjuntivos, segundo estudos.
É o mais comum de ser encontrado, principalmente em locais que recebe grandes tensões e precisam de mais resistências, como na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo e denso. Ele sempre forma feixes e fibras de colágeno espessas, organizadas paralelamente.
Ele é melhor absorvido no intestino, sendo usado para:
- Melhorar a firmeza da pele;
- Fortalecer as articulações;
- Fortalecer as unhas e o cabelo;
- Ajudar no tratamento da osteoartrite;
- Ajudar no processo de cicatrização.
Estruturalmente não é possível diferenciar o colágeno II do tipo I: ele também pode ser encontrado em regiões que resistem a maiores pressões, como na cartilagem hialina e elástica, nos olhos e nos discos intervertebrais.
O colágeno tipo II, por sua vez, é originado a partir de outro processo. Também chamado de colágeno não desnaturado, suas moléculas não são quebradas, diferentemente do colágeno tipo I. Sua formação se dá em temperaturas mais baixas, o que faz com que a molécula não se rompa.
Sua síntese ocorre no condrócitos — ou seja, nas células presentes no tecido cartilaginoso — e não produz feixes.
Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:
- Doenças articulares auto imunes, como Osteoartrite autoimune;
- Inflamação de articulações;
- Lesão em cartilagens;
- Artrite reumatoide.
Nestas doenças, o próprio organismo reconhece o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem, e como consequência, surgem os sintomas destas doenças.
Quais são os benefícios do colágeno?
Não é por acaso que essa substância se tornou tão popular. Além dos benefícios que o colágeno oferece para tendões, ligamentos e todo o sistema articular, ele também é ideal para as pessoas que têm problemas como artrite, artrose e osteoporose.
O colágeno hidrolisado reduz a perda da proteína e, assim, a patologia não avança rapidamente, reduzindo a dor e aumentando a mobilidade. Além disso, os diferentes tipos de colágeno proporcionam outros benefícios, tais como:
- fortalece as unhas e os cabelos;
- melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação;
- ajuda no tratamento contra flacidez;
- previne o envelhecimento precoce da pele;
- evita e protege os desgastes das articulações;
- auxilia no tratamento da osteoporose.
O colágeno é essencial para o bom funcionamento do organismo humano, sendo natural dele e podendo ser suplementado em caso de desequilíbrio.
Assim, recomenda-se buscar sempre o equilíbrio dessa proteína para poder alcançar a qualidade de vida e a longevidade saudável.
Respostas de 7
estou usando o colágeno tipo dois em fórmula é muito bom porque acabou com as dores das articulações mas não acobou com adores de pescoso
quero um colágeno especialmente para a flacidez do corpo
Quero saber qual é o colágeno bom para a pele flácida?
Bom dia, posso tomar o tipo 1 e tb o tipo 2? Não terei danos?
NAARA MELHOR COLÁGENO PEKE FLÁCIDA E APARECIA DE COROA. O NAARA incrivel
se estou obesa e usar tipo 3 vou ficar com mais massa ,isso aumentaria meu peso uso tipo 1 ,2
Estou tomando o colageno tipo 2 para fortalecer os ossos, gostaria de tomar também o colageno tipo 1 para pele, causa alguma alteração?