Os benefícios do chá para a saúde

É notório que os chás potencializam as propriedades das plantas gerando diversos efeitos positivos no organismo humano, sejam eles curativos ou preventivos. Dada essa relevância, preparei um artigo para elencar os benefícios do chá para a saúde.

Os chás podem ter efeitos diuréticos, laxantes, tranquilizantes, digestivos, antigripe e até mesmo, emagrecedores. Tal resultado depende do tipo de insumo que se utiliza ao prepará-los.

Além do mais, os chás avivam a hidratação do organismo auxiliando em aspectos como a diminuição de inchaços, melhora no funcionamento do intestino e no equilíbrio hídrico das células.

Apesar de ser uma bebida simples e acessível, o chá tem um potencial riquíssimo na prevenção de doenças graves, assim como, no tratamento de patologias que, a primeira vista, parecem requerer somente o uso de medicamentos industrializados.

Sendo assim, se você deseja descobrir quais são os benefícios do chá para a saúde, siga com a leitura até o final. Para este artigo, selecionei 3 chás com forte influência sobre o sistema imune, protagonista nesse momento incerto pelo qual o mundo está passando.

Benefícios do chá para a saúde

Chás podem ser poderosíssimos amigos do organismo quando o assunto é prevenção. Isso porque a variedade de elementos antioxidantes providos por eles ajuda, de fato, a fortalecer a imunidade.

Essa bebida totalmente natural que tem como base o uso de folhas naturais ou secas, raízes, cascas e caules, ou seja, diversas partes das plantas, por vezes esconde a sua potencialidade. Ao serem utilizados, junto com a água quente, seus nutrientes são otimizados e facilmente absorvidos pelo organismo. 

Com suas vantagens e simplicidade, os chás tem sido uma forma considerável para o tratamento natural de diversos tipos de doenças.

Leia mais: Uva, saúde, beleza

3 chás favoráveis ao sistema imune

Os chás são abundantes em polifenóis antioxidantes. Portanto, determinadas ervas podem fazer parte de sua rotina no momento atual (a menos que você seja gestante ou, claro, que tenha algum outro tipo de restrição já apontada por seu médico).

Disto isso, conheça três chás que favorecem o sistema imunológico:

Chá verde

O chá verde é oriundo de uma planta chamada Camellia sinensis, que por sua vez, origina outros chás bastante conhecidos como o preto e o branco. Abundante em catequinas, o chá verde já foi associado à melhora cognitiva, controle da pressão arterial e dos níveis insulínicos, conforme corroboram alguns estudos.

Este é um chá que também é rico em cafeína, portanto o seu consumo precisa ser avaliado de acordo com a situação de cada indivíduo.

O chá verde é popularmente conhecido pela sua ação emagrecedora. Isso acontece, pois uma das catequinas presentes nele, chamada epigalocatequina galato (EGCG), estimula o metabolismo das gorduras, estimulando sua quebra.

Contudo, vale destacar que o emagrecimento efetivo está ligado a um conjunto de hábitos saudáveis, incluindo alimentação e prática de atividade física.

Chá preto

A diferença do chá verde para o preto é que esse último se origina das folhas mais velhas da planta, além de passar por um processo de fermentação maior do que os outros.

O chá preto tem propriedades antioxidantes e seus benefícios foram associados à otimização das funções metabólicas e prevenção de doenças, de acordo com estudos já realizados.

Assim como o chá verde, o chá preto possui grande quantidade de cafeína. Portanto, o o consumo deve ser moderado e avaliado conforme a situação de cada indivíduo, no que diz respeito a quantidade e frequência.

Devido a presença da cafeína, esse é um tipo de chá com alto potencial estimulante e deve ser evitado em períodos onde é necessário desacelerar o cérebro, como por exemplo, no horário de dormir.

Chá de camomila

Costumo dizer que a camomila é a “mãe do intestino”. Considerando que este importantíssimo órgão regula nossa imunidade, o consumo do chá rico em flavonoides é uma estratégia nutricional excelente. Estudos também já identificaram que ele ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, o que também é de grande auxílio diante de dias tão incertos.

Diferentemente dos outros chás que citei acima, o chá de camomila é extremamente relaxante e calmante.

Dia de chá

Muito bem, meus Caros e minhas Caras! Se você chegou até esse ponto da leitura compreendeu que os benefícios do chá para a saúde vão além do prazer de uma bebida quente e acolhedora.

Os chás são verdadeiras fontes de prevenção e carinho com o nosso organismo e podem ser explorados com maior frequência.

Inserir os chás no seu dia a dia pode até parecer difícil, caso você não tenha esse costume. Contudo, como todo hábito que precisa ser mudado em prol da saúde, será questão de tempo para que se possa colher os frutos dessa bebida milenar e completamente natural.

Você também pode gostar de ler: O veneno está na mesa

Para conferir meus conteúdos em vídeo se inscreva no meu Canal do Youtube. Espero você por lá.

Próximo postRead more articles