Por que o estresse no trabalho acelera o envelhecimento (e como evitar)

Você já deve ter ouvido que o estresse no trabalho envelhece. Não é para menos: é no trabalho que passamos a maior parte dos nossos dias.

Ficamos mais com os colegas e chefes do que com nossa própria família. Fazemos mais atividades no trabalho do que em casa.

Por isso, é uma péssima ideia para você e qualquer pessoa manter um ambiente insalubre no trabalho. Eu falo isso porque todo lugar é feito de pessoas. Se os relacionamentos vão bem, a maior parte dos processos também vão.

No entanto, a quantidade de trabalhadores infelizes por todo o mundo é altíssima. Estudos demonstram que, a cada 4 indivíduos inseridos no mercado de trabalho, 3 estão infelizes.

Para mim, são números incompreensíveis. Acredito que o trabalho deve estar atrelado às nossas habilidades pessoais e conectado aos nossos propósitos.

Ao final deste artigo, você vai entender por que o estresse no trabalho envelhece e aprender a driblar os principais estressores. Assim, você envelhece com muito mais saúde.

Relação entre estresse e trabalho

O processo de estresse é cumulativo e aditivo. Diante de todos os estímulos estressores do cotidiano de trabalho, os hormônios do estresse atingem seus altos níveis.

Há alguns milhares de anos, nossos antepassados pré-históricos eram muito menos estimulados. Nosso cérebro foi treinado para reagir às situações certas de estresse. Um barulho significava uma ameaça.

Antes que fosse assim, com certeza muitas vidas se perderam. Foi assim que nossos instintos de sobrevivência se desenvolveram.

Porém, atualmente, não conseguimos mais diferenciar quais estímulos para o estresse são reais ou virtuais. Em nosso cotidiano de trabalho, lidamos com todo tipo de pressão, conflitos interpessoais e com nossos próprios processos.

Tudo que é causado pelo estresse dificilmente é reparado, inclusive o processo de envelhecimento. Conforme já expliquei neste artigo, o estresse é um dos causadores do envelhecimento.

Nosso corpo funciona como uma orquestra. A liberação desses hormônios de forma desequilibrada torna o organismo uma sinfonia de instrumentos tocando cada um a sua música, no seu tempo.

Ou seja, falta a coordenação entre os sistemas, prejudicando o bom funcionamento do corpo como um todo.

Como fugir do estresse no trabalho?

Em qualquer atividade que você exercer, provavelmente vai se deparar com pessoas de diferentes maneiras – que não necessariamente vão te agradar – e com situações de cobrança.

É preciso que você se responsabilize e faça as suas escolhas de forma inteligente! Não são os medicamentos oferecidos nas farmácias, muitas vezes até mesmo sem receita, que vão devolver o bem estar que você procura.

Viver sob estado permanente de estresse é péssimo para a sua saúde. Recuperar a sua plenitude passa por fazer renúncias e escolhas inteligentes. Analise bem o que é melhor para a sua vida!

O trabalho deve trazer satisfação, assim como as relações interpessoais. Se você está perdendo prazos, sente-se insatisfeito com o que faz ou não consegue que os afazeres caibam no seu tempo hábil, é bom reavaliar.

Se é preciso deixar esse trabalho, depende da sua avaliação. O que não pode acontecer é você deixar de ter momentos de lazer e boas noites de sono devido ao estresse no trabalho.

Isso prejudica a sua qualidade de vida e acelera o seu envelhecimento.

Eu espero que este artigo ajude você a driblar o estresse no trabalho e conquiste a vida que merece. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Fechar Menu