5 hábitos para envelhecer com saúde

Você sabe quais os hábitos para envelhecer com saúde que devem ser cultivados?

Já falamos aqui no blog sobre os fatores que levam ao envelhecimento. Aproximadamente 70% daquilo que leva o corpo a envelhecer tem relação com os nossos hábitos.

Esse processo tem a ver com as agressões a que submetemos nosso organismo ao longo da vida. Apenas 30% das causas estão relacionadas aos desgastes naturais.

Para ajudar você a viver melhor, listei os 5 hábitos para envelhecer com saúde a seguir.

1. Reequilibrar os hormônios

Esta deve ser a primeira medida a ser tomada por quem ultrapassou a faixa etária entre 25 e 30 anos. Hormônios são mensageiros químicos que governam todo o processo de comunicação intercelular.

O desequilíbrio hormonal não chega a ser considerado doença. Por essa razão, dificilmente é estudado dentro da medicina tradicional. No entanto, o reequilíbrio hormonal é o alicerce que ajuda a construir uma vida mais saudável.

2. Alimentação

Aqui está uma poderosa ferramenta para manter uma vida longa e saudável. Quando combinamos da maneira correta os nutrientes, os carboidratos, as proteínas e as gorduras, impactamos positivamente a produção e o equilíbrio dos nossos hormônios.

Leia também:

3. Controle do estresse

Um dos maiores inimigos da vida moderna. Afinal, colocamos dentro de 24 horas muito mais afazeres do que realmente podemos dar conta.

Tal sobrecarga no organismo gera uma percepção de perigo para o sistema nervoso, o que estimula a produção dos hormônios ligados ao estresse. Quando esse estímulo ocorre com frequência, desencadeia vários processos inflamatórios que impactam negativamente na longevidade.

4. Atividade física

O corpo humano não evoluiu ao longo de milênios para ficar parado! Basta pensar no esforço físico que nossos ancestrais precisavam fazer para garantir a sobrevivência: caçar, pescar, correr de animais ferozes… E muito mais!

Por outro lado, também não evoluímos para sermos atletas. Forçar o organismo a realizar atividades extremas também leva ao envelhecimento precoce – não é por acaso que os atletas encerram suas participações em competições tão cedo.

Assim, o ideal é procurar um ponto de equilíbrio em um exercício físico que seja prazeroso e intenso para alcançar a longevidade saudável.

5. A tríade do corpo

Falo muito em cuidar do corpo pois é a casca que nos transporta por essa vida. Porém, além dessa atenção, também é fundamental cuidar da mente que está em nós abrigada. 

Mente essa que faz a conexão com algo ainda superior: nosso espírito.

Espírito, mente e corpo precisam estar em equilíbrio! Precisamos ter compromisso com nosso desenvolvimento espiritual. Ninguém está nesse mundo apenas de passagem. Cada um de nós conta com uma missão pela qual devemos nos esmerar para cumprir.

Eu espero que este artigo tenha sido claro sobre os 5 hábitos para envelhecer com saúde.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Fechar Menu