VII CONGRESSO

IMPRENSA

SUSTENTABILIDADE MARCA CONGRESSO DE 2018

Dados recentes da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que, só no último ano, a quantidade de lixo produzido no país aumentou 3%. Em um evento de três dias e quase 2 mil participantes, a quantidade de lixo produzida poderia chegar a cerca de 4,5 toneladas, se não fossem as ações sustentáveis pensadas pela organização do 7o Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, 7o Workshop de Nutrição e 2o Encontro de Qualidade de Vida.

Saiba Mais!

EXERCÍCIOS: UMA POUPANÇA PARA O NOSSO CORPO

A prática de atividades físicas – de modo profissional ou amador – mobilizou diversas discussões ao longo deste sábado (17), no 7º workshop de Nutrição Bioquímico Funcional. Os nutricionistas Priscila Machado e Murilo Pereira e o chefe do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Metabolismo do Exercício na Universidade São Judas Tadeu (SP), Erico Caperuto, falaram sobre metabolismo e exercício físico.

Saiba Mais!

PLANEJAMENTO PARA UMA VIDA LONGEVA E SAUDÁVEL, DA CONCEPÇÃO A INFÂNCIA

Como intervir na saúde da mulher, antes e durante a gestação, de modo a gerar impactos importantes em todas as etapas da vida de seus filhos? O médico ginecologista e obstetra Dr. Claudio Ferrarezi e as pediatras Dra. Nayara Belleza e Dra. Virna Costa e Silva falaram como programar um filho saudável.

Saiba Mais!

PRÁTICAS ALTERNATIVAS À CIÊNCIA TRADICIONAL FECHAM EVENTO DE QUALIDADE DE VIDA

O 2º Encontro de Qualidade de Vida, realizado durante todo o sábado (17), foi encerrado com a palestra Conhecendo os Conceitos da Medicina Integrativa para Envelhecer de Forma mais Saudável, proferida pelo Dr. Renato Leça (Cremesp 58672). O médico abordou as principais práticas nessa área e a importância de se debater agora os novos rumos em direção ao futuro.

Saiba Mais!

ESTRESSE, O VILÃO DO TRATO DIGESTIVO

Cirurgiã digestiva, a Dra. Denise de Carvalho (Cremesp 95573) ‘sentiu na pele’ a ligação do estresse crônico e seus efeitos sobre o trato digestivo, tema de sua palestra no 2º Encontro Qualidade de Vida, realizado no dia 17. A médica apresentou diversas pesquisas que demonstram o impacto do estresse sobre o trato digestivo. 

Saiba Mais!

Suplementação para a melhoria da qualidade de vida

Detentor de uma legião de fãs pelo país, que se inspiram no conhecimento compartilhado em seus canais na internet, o Dr. Victor Sorrentino (CREMERS 28606) fechou a programação da manhã do 2º Encontro de Qualidade de Vida com a palestra Segredos para uma Vida Longa - O Papel da suplementação para a Qualidade de Vida. O médico defendeu o uso da suplementação de vitaminas, minerais e hormônios em pacientes com deficiência e ressaltou a importância de debater este assunto, ainda hoje controverso no meio médico.

Saiba Mais!

EQUILÍBRIO DO MICROBIOMA PODE SER A CHAVE PARA BLOQUEAR DOENÇAS CRÔNICAS

Um dos temas mais discutidos nos últimos anos no meio médico é a importância da saúde do intestino para a manutenção de um organismo equilibrado e saudável. Estudiosos avaliam que o órgão pode ser considerado, inclusive, como um segundo cérebro, responsável por determinar o surgimento, ou não, de muitas doenças. Centralizador de boa parte das bactérias que fazem parte do nosso microbioma, o intestino foi o centro das atenções na palestra Impacto do Microbioma Humano na Prevenção e Tratamento de Doenças Inflamatórias Crônicas, conduzida pelo médico e professor alemão Fred Fandrich no terceiro dia do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana.

Saiba Mais!

POLIMORFISMOS DA OBESIDADE E MODULAÇÃO EPIGENÉTICA

O médico gaúcho Victor Sorrentino (CREMERS 28606) falou sobre quais são e como modular os principais polimorfismos na obesidade, neste sábado (17), no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Ele destacou o fato de que as enzimas de insulina são muito sensíveis a qualquer alteração e que é preciso evitar a exaustão do pâncreas.

Saiba Mais!

SAÚDE DO INTESTINO: OS PROBIÓTICOS E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

O nutricionista Murilo Pereira, mestre em Ciência dos Alimentos, falou sobre a influência do microbioma na imunidade inata, neste sábado (17), no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Ele mostrou a relação entre padrões alimentares e a disbiose, e também dos probióticos com o sistema imune. “Uma coisa que as pessoas precisam entender é que as bactérias são boas. A higiene excessiva pode até ser prejudicial para a imunidade”, comenta Pereira.

Saiba Mais!

DORMIR BEM, NA HORA CERTA E PELO TEMPO CERTO É UM ‘SANTO REMÉDIO’

O médico Ítalo Rachid (Cremesp 114612), diretor científico do Grupo Longevidade Saudável, palestrou sobre a ressincronização do sistema neuro-endocrino-imunológico, neste sábado (17), no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Para ele, a medida mais importante para a manutenção da saúde é o respeito ao ciclo circadiano.

Saiba Mais!

TERAPIAS HORMONAIS PODEM ESTABILIZAR E ATÉ REVERTER PERDA DE MEMÓRIA

O primeiro a palestrar na manhã deste sábado (17), no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, foi o Dr. Thierry Hertoghe, da Bélgica, que falou sobre “as terapias hormonais para reverter a perda de memória e, possivelmente, a doença de Alzheimer”. O médico mostrou aos presentes diversos estudos que fazem relação entre distúrbios neuropsíquicos e algumas deficiências na produção de hormônios pelo corpo. Houve casos de pacientes em que o declínio cognitivo retrocedeu. Segundo ele, as primeiras melhoras podem ser observadas num período de 2 a 4 meses de terapia.  

Saiba Mais!

QUALIDADE DO SONO É FATOR IMPORTANTE NA SAÚDE

Fenômeno nas redes sociais, o neurologista Gabriel Prado (Cremesp 151169) conduziu neste sábado (17) a palestra Prejuízo da Qualidade do Sono a Medida que Envelhecemos: Mitos e Verdades; Fundamentos para um Sono Reparador e uma Longevidade Saudável, durante o 2º Encontro de Qualidade de Vida. O médico falou sobre a importância de um sono reparador e os impactos negativos de noites mal dormidas na saúde.

Saiba Mais!

EQUÍVOCOS COMUNS NO DIAGNÓSTICO DE INTOLERÂNCIAS

O papel da nutrição na intolerância a lactose, sensibilidade ao glúten e gastrites foi debatido pelo nutricionista Murilo Pereira durante a manhã de sábado (17), no 2º Encontro Qualidade de Vida. O profissional alertou para algumas dificuldades que podem ser encontradas no diagnóstico desses distúrbios e falou sobre os enganos comuns na leitura de exames laboratoriais.

Saiba Mais!

USO DE DADOS PRECISOS PARA UMA ASSISTÊNCIA MAIS COMPLETA

Com o tema Como usar os cálculos e taxas metabólicas na prescrição de treinos e utilização da elaboração da dieta, o fisiologista do esforço físico Júlio César Fernandes encerrou a série de palestras de sábado (17) do 7º Workshop de Nutrição Bioquímica Fisiológica. A Composição corporal para a saúde, qualidade de vida e Longevidade também foi de abordada pelos médicos Dr. Guilherme Giorelli e Dr. Marcio Pinho.

Saiba Mais!

CONHEÇA O VENCEDOR DO PRÊMIO LONGEVIDADE SAUDÁVEL 2018

Foi entregue neste sábado (17) durante o 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, o Prêmio Longevidade Saudável, um reconhecimento ao profissional médico mais se destacada por sua atuação na disseminação das Ciências da Longevidade Humana em todo o mundo. Sabia quem foi o vencedor da edição 2018.

Saiba Mais!

ABERTURA OFICIAL DO CONGRESSO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Representantes das Ciências da Longevidade compuseram a mesa de abertura do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, realizada oficialmente no dia 17. Em destaque o modelo empregado em prol do bem-estar do paciente.

Saiba Mais!

DIETA: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO COMBATE A OBESIDADE

O médico nutrólogo Dr. Carlos Lopes (Cremerj 1055364) apresentou durante a palestra Impactos Metabólicos das Estratégias Nutricionais, realizada neste sábado (17) durante o 7º Workshop de Nutrição Bioquímica Fisiológica, alguns resultados pesquisas apontam que não há estratégias nutricionais mais eficiente que a outra.

Saiba Mais!

TERAPIA DIETÉTICA MINIMIZA EFEITOS DELETÉRIOS DA METFORMINA EM DIABÉTICOS

A programação do 7º Workshop de Nutrição também abordou a importância da prescrição dietética para pacientes em tratamento de patologias crônicas, como a diabetes. O tema foi apresentado pelo mestre em Farmacologia Edney Posteral, apresentou os impactos da dieta na redução de consequências indesejadas do metformina.

Saiba Mais!

VITAMINA D: SAÚDE QUE VEM DO SOL

A deficiência de Vitamina D tem uma incidência muito alta no mundo todo, sendo possivelmente a condição médica mais comum. Os benefícios dessa supervitamina para a saúde humana em geral foram tema da palestra do professor de Medicina, Fisiologia e Biofísica norte-americano, Dr. Michael Holick, no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, neste sábado (17).

Saiba Mais!

EXERCÍCIOS FUNCIONAIS SE FIRMAM COMO ATIVIDADE FÍSICA MAIS COMPLETA

É consenso que a prática regular de atividades físicas só traz benefícios para a saúde e colabora para uma vida longeva. Mas qual é o exercício que proporciona mais melhorias para o organismo? Na opinião do médico Dr. José Wilson Ribas (CRM-DF 20261), que comandou a palestra Saúde e atividade Física de Alta Intensidade - Descobrindo os Reais Benefícios para a Melhora da Qualidade de Vida durante o 2º Encontro de Qualidade de Vida, que aconteceu neste sábado (17), os exercícios funcionais são os mais completos.

Saiba Mais!

INTEGRAÇÃO MULTIPROFISSIONAL A FAVOR DA VIDA HUMANA

O médico Dr. Ítalo Rachid (Cremesp 114612), iniciou as atividades da tarde de sábado (17) no 7º workshop de Nutrição Bioquímico Funcional falando sobre a integração dos sistemas neuro-imuno-endócrino-imunológico na saúde e na doença, temática da sua palestra. Ele destacou as estratégias para a promoção da saúde.

Saiba Mais!

ESTUDO COMPROVA PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTI-INFLAMATÓRIAS DA PRÓPOLIS BRASILEIRA

Um dos principais ativos naturais disponíveis para a prevenção e o tratamento de doenças, a própolis verde brasileira pode ser uma aliada importante para reduzir e mesmo evitar os efeitos da inflamação subclínica e dos radicais livres, principais fatores envolvidos no processo de envelhecimento celular. A afirmação é do farmacêutico e professor Niraldo Paulino que abriu a programação do 7º Workshop de Nutrição, no sábado (17).

Saiba Mais!

PRÁTICA DE MEDITAÇÃO ABRE 2º ENCONTRO QUALIDADE DE VIDA

Os participantes da segunda edição do Encontro de Qualidade de Vida puderam começar o dia meditando. A prática, que durou cerca de 15 minutos, aconteceu durante a palestra Meditação, um encontro com a sua consciência, que abriu o 2º Encontro Qualidade de Vida, realizado neste sábado (17), dentro da programação paralela do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Conduzida pela Dra. Bernadete Nonnenmacher (CRM-RS 16166), a meditação transcendental foi inserida na programação com o objetivo de proporcionar relaxamento aos congressistas e também chamar a atenção para os benefícios da técnica oriental.

Saiba Mais!

VITAMINA D: TRATAMENTO SIMPLES E EFICIENTE PARA DOENÇAS AUTOIMUNITÁRIAS

Amplamente comprovado por estudos científicos, o impacto da suplementação de vitamina D para a prevenção e o tratamento de doenças autoimunitárias foi o destaque da programação do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana na tarde de sexta-feira (16). Ao longo de quase cinco horas, o neurologista Dr. Cícero Coimbra (Cremesp 55714) apresentou os avanços do protocolo terapêutico desenvolvido por ele e sua equipe para o tratamento de diversas patologias.

Saiba Mais!

SOBRAF LANÇA SOU+

A Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF) está lançando um programa de relacionamento para associados. O SOU+ (Soluções Orientadas para União) oferece vários benefícios para o associado: orientação jurídica, acesso a um banco de artigos científicos sobre longevidade humana e desconto em cursos da área, inclusive para o Congresso de Ciências da Longevidade Humana 2019.

Saiba Mais!

TELÔMEROS: ‘SANTO GRAAL’ DA LONGEVIDADE

Lendas da Antiguidade, especialmente de origens celtas, dão conta de que o Cálice Sagrado, ou Santo Graal, tinha o poder de renovar e ressuscitar. Para o ginecologista Dr. Hugo Maia (CRM-BA 5239), os telômeros fazem, atualmente, esse papel. De acordo com ele, será através dessas estruturas que serão encontradas as respostas para os principais efeitos do envelhecimento. No final da manhã do primeiro dia (16/11) do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana, o médico tratou sobre o assunto no simpósio satélite Longevidade e Telômeros: como parar os contadores intrínsecos da senescência celular? 

Saiba Mais!

DISFUNÇÃO HORMONAL LIGADA À ARTRITE REUMATOIDE

A disfunção hormonal pode estar ligada à artrite reumatoide. Esse foi o tema em destaque na terceira palestra do Dr. Thierry Hertoghe, da Bélgica, nesta sexta-feira (16/11), no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Segundo ele, são quatro as principais causas desse problema.

Saiba Mais!

A IMPORTÂNCIA DA TESTOSTERONA PARA AS MULHERES

Estudos demonstram que a testosterona é uma importante reposição para as mulheres. O médico belga Dr. Thierry Hertoghe apresentou, nesta sexta-feira (16/11), diversas pesquisas sobre o tema durante o 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana. Entre as ações que ele destaca para esse hormônio estão as relacionadas à “firmeza física e mental”, aprimorando a densidade óssea, a massa muscular e o desempenho cognitivo do cérebro.

Saiba Mais!

IDENTIFICANDO E TRATANDO OS DESEQUILÍBRIOS DE CORTISOL

O primeiro dia do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana foi aberto pelo médico belga Thierry Hertoghe, que dedicou sua palestra sobre os desequilíbrios do cortisol. Ele apresentou diversos estudos, inclusive um realizado em seu próprio consultório, que verificou que cerca de 84% dos adultos apresentam alguma deficiência desse hormônio,

Saiba Mais!

Ciência e Medicina unidas em prol da saúde humana

Os cuidados preventivos e personalizados da saúde reúnem cerca de 1.700 médicos, pesquisadores, professores, nutricionistas e outros profissionais da área de 16 a 18 de novembro, em São Paulo, no maior evento do setor: o 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade. Serão 18 palestras e 2 simpósios satélites, além da programação do 7º Workshop de Nutrição Bioquímica Fisiológica e o 2º Encontro de Qualidade de Vida. No centro da discussão, as práticas e protocolos mais atuais no cuidado da saúde humana integral.

Saiba Mais!

Realizadora do Congresso é premiada por autoridade global no mundo do trabalho

O Grupo Longevidade Saudável, idealizador e um dos realizadores do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade, acaba de ser premiado pelo Great Place to Work (GPTW), criado na década de 80 pelo jornalista norte-americano Robert Levering. A premiação elege as melhores empresas para se trabalhar. 

Saiba Mais!

Workshop de Nutrição se destaca com programação diversificada

Parte integrante do Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana desde sua primeira edição, o Workshop de Nutrição Bioquímica Fisiológica, que acontece no sábado (17/11), foi concebido para enriquecer ainda mais o evento, se consolidando como um importante espaço para a discussão de temas deste campo da saúde. Este ano o público presente pode esperar abordagens nas áreas de fitoterapia, equilíbrio do sistema endócrino, atividade física, nutrição esportiva, entre muitas outras, que serão tratadas nas oito palestras e no simpósio satélite realizados ao longo de nove horas de programação.

Saiba Mais!

Fique por dentro das novidades do mercado das Ciências da Longevidade

Além de trocarem experiências e ampliarem o conhecimento a respeito das ciências da longevidade, os participantes do 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana terão contato com o que há de mais novo no mercado deste modelo de Medicina. A Feira de Produtos e Serviços reúne, neste ano, 50 expositores, a prevalência da área magistral, mas há também empresas de análises clínicas, biotecnologia, inteligências cognitivas e do segmento de wellness.

Saiba Mais!

Encontro reúne público interessado em qualidade de vida

Os participantes do 2º Encontro de Qualidade de Vida, que acontece no sábado (17/11), vão começar o dia 'zen'. Às 9h, uma palestra sobre Meditação, com direito à prática oriental, promete preparar os expectadores para a intensa programação que estará por vir. O encontro volta este ano à programação do Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana e é dedicado ao público em geral interessado em se informar sobre as últimas novidades da área.

Saiba Mais!

Acompanhe aqui as notícias do evento

Olá, Congressista!

Aqui você fica por dentro de tudo que acontece no 7º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade, 7º Workshop de Nutrição e 2º Encontro de Qualidade de Vida.

Acompanhe a cobertura completa do evento e compartilhe com os amigos.

Aguarde as atualizações diárias!

* Foto: Gazeta Views

Saiba Mais!