ORIENTAÇÃO AOS PACIENTES INTERESSADOS EM UMA LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a população mundial vem envelhecendo de uma maneira mais acentuada, com expectativa de vida crescente e tal fato exige uma adequação a esta nova realidade, pois o Sistema de Saúde atual não consegue atender a esta demanda e a tendência é de que esta situação se agrave num futuro próximo.

Dados os fatos, a necessidade de uma Medicina Preventiva se acentua e isto já é percebido em todo o mundo, com o crescimento e desenvolvimento de vários setores ligados a gestão da Saúde na terceira ou melhor idade.

O movimento da medicina da longevidade cresce em diversos países e inclusive no Brasil, cuja população de idosos não foge a regra e tem sua expectativa de vida crescendo a cada ano. Torna-se, então, natural que a população se interesse pelo assunto e exerça o direito de sonhar com uma longevidade saudável, com menos doenças, mais dignidade e o livre arbítrio de optar entre curar doenças estabelecidas ou prevenir e postergar o aparecimento das patologias, que infelizmente aparecem no processo de envelhecimento.

Nós do Grupo Longevidade Saudável, como instituição de Ensino e Educação Médica continuada, legalmente estabelecida e focada na fisiologia da longevidade humana, temos a missão de levar conhecimento científico atualizado ao público médico, embasados na Ciência e amparados pela ampla bibliografia existente nos mais diversos periódicos internacionais e nos infindáveis estudos já publicados, que demonstram inequivocamente a importância da fisiologia humana e do metabolismo hormonal neste processo de envelhecimento.

Aos médicos, cabe a busca incessante de conhecimento, no intuito de atingir o seu objetivo final, que nada mais é do que o cuidado do paciente com a dignidade que o mesmo merece, antes de tudo, prevenindo, e se possível, curando ou amenizando as patologias estabelecidas, contribuindo assim para a saúde preventiva, evitando o pior prognóstico, que é o do envelhecimento doentio da população e o colapso no sistema de saúde mundial.

Em relação aos pacientes, não só não podemos nos omitir, como é nosso dever orientá-los no sentido de exercer o seu direito de buscar prevenção na saúde, procurando exclusivamente médicos qualificados e habilitados, devidamente atualizados, e que pratiquem a medicina da longevidade, embasados em parâmetros científicos internacionalmente estabelecidos.

Uma vez comprovados os critérios técnicos, o mesmo cuidado e atenção devem ser adotados quando da necessidade da modulação hormonal bioidêntica, no sentido de buscar produtos e empresas que garantam e comprovem a utilização das tecnologias mais avançadas, proporcionando mais qualidade ao produto final, com as devidas certificações exigidas, acuracidade nos processos de produção e comprovação de origem e da qualidade da matéria prima utilizada, pois só assim os pacientes poderão ter a certeza de estarem cuidando da sua saúde com segurança, eficácia terapêutica e resultados clínicos, que, com certeza, se mostrarão em breve espaço de tempo.

Lembrem-se de que o processo de envelhecimento é inevitável, não existe mágica para evitá-lo, no entanto, as comorbidades comumente associadas a ele o são. Resta, portanto, encontrar meios de torná-lo mais lento, mais sadio e mais digno a todos. Montar um programa de manutenção é como uma receita de bolo, onde não podem faltar ingredientes. Envolve vários aspectos além dos citados, como por exemplo: acompanhamento médico, atividade física, orientação nutricional, noites bem dormidas, redução do stress e cercar-se de profissionais competentes e comprometidos com a saúde.

Cumprimos assim com nosso compromisso moral, de alertar, orientar e contribuir para sua Longevidade Saudável.

Grupo Longevidade Saudável.