O EXEMPLO VEM DE CASA

Muitos não gostam da palavra reeducação. Mas quando o assunto é ensinar para as crianças que uma alimentação saudável e balanceada pode ser gostosa, não existe termo melhor no dicionário. Reeducar significa aprender de, trocar o errado pelo certo, e levar experiência pela vida afora. Uma criança é um ser em crescimento, portanto nada de dietas, regimes ou planos alimentares complicados. Essa pratica pode comprometer a estatura final e a saúde como um todo. Costumamos dizer que, para as crianças controlarem o peso, não existe alimentos proibidos, mais sim quantidades que devem ser combinadas.

Estudos recentes mostram que crianças e adolescentes que no presente faz uma dieta muito restritiva estão em risco de desenvolver obesidade ou outro transtorno alimentar no futuro.

Outra questão é o uso dos alimentos para lidar com as emoções. Desde a mais tenra idade aprendemos que, pela boca, conseguimos uma posição de calma e relaxamento. Para exemplificar, basta se lembrar de que um bebe para de chorar quando recebe uma mamadeira ou uma chupeta. Assim, quem nunca chegou em casa num final de tarde, sentiu uma vontade de comer uma coisa e não sabia bem o que era e acabou assaltando a geladeira?

Tentar completar vazios interiores com comida é uma péssima idéia e podemos ensinar aos nossos filhos uma boa conversa, atividade física e uma ducha pode relaxar muito mais, além de serem infinitamente mais saudáveis. Alguns pais, mesmo sem perceber, podem querer recompensar a ausência, o estresse, a falta de paciência e de tempo com guloseimas ou idas a redes de FAST FOOD.

Devemos educar pelo exemplo, pois os jovens prestam mais atenção nos nossos atos que nas nossas palavras.

Crianças que desde bebês estão acostumadas a ver pela casa frutas verduras, sucos naturais, água e pais que não são sedentários vão ter muito mais facilidades em desenvolver um estilo de vida adequado. Assim, aleitamento materno exclusivo, alimentação variada, colorida, balanceada, obedecendo á pirâmide dos alimentos, é a estratégia mais segura para ensinar aos nosso filhos hábitos alimentares saudáveis.