11822753_500646123427997_6975273237059964523_nBenefícios do licopeno | Parte 1

O licopeno é uma substância antioxidante, ou seja, possui ação neutralizante em relação à ação oxidante produzida pelos radicais livres no organismo. É um carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate, ao mamão, ao morango, à goiaba e à melancia, entre outros.

– O que são radicais Livres?

Nosso corpo é formado por células que são formadas por moléculas, que são formadas por átomos. Os radicais livres são átomos desequilibrados e instáveis, formados naturalmente em nosso organismo através da perda de um elétron. Esse processo é chamado de oxidação, sendo produzido a partir do oxigênio que respiramos e não utilizamos para formar energia.

Tais espécies reativas de oxigênio produzem estresse oxidativo, causando dano oxidativo, “roubando” elétrons de átomos que, uma vez instáveis, roubam de outros, gerando uma reação em cadeia, em importantes biomoléculas, como os lipídios, oxidando, nos ácidos graxos insaturados, proteínas, aminoácidos e DNA, o que provoca danos em sua estrutura que se acumulam nas células e aumentam o risco de enfermidades crônicas.

As espécies reativas de oxigênio são produzidas endogenamente como produto do processo metabólico normal ou de fatores da vida diária, como a dieta, a fumaça de cigarro e o exercício.

——

Confira essa e outras matérias completas acessando o link:
http://revista.longevidadesaudavel.com.br/